Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Awkward – 4×12 Finals

Por: em 25 de setembro de 2014

Awkward – 4×12 Finals

Por: em

Awkward voltou nessa terça-feira (23) com um episódio muito bom. Sem perder sua leveza e veia cômica, o episódio conseguiu lidar com dramas, tensões e muitas mentiras contadas. Apesar de conter uma certa intensidade no seu retorno, considerando a gravidez de Eva somada à preocupação de Jenna em ver seu ex e amigo, Matty, tomar atitudes desesperadas diante da paternidade, o episódio também contou com plots não tão interessantes e nem perto o suficiente de arrancar boas risadas – tirando Tamara sob efeito de cafeína que achei bastante engraçado – mas que bastaram para distrair o público e equilibrar o cômico ao melodrama.

Awkward-4x12-Finals-41

Logo a princípio vemos a tensão das provas finais chegando, quem já passou por essa ou vai passar (assim como eu) sabe bem como é: café se torna nosso melhor amigo, livros os nossos companheiros e concentração passa a ser tudo. Enquanto os demais personagens pensavam nisso, Jenna estava sendo sugada pelos dramas que cercavam sua vida. Algo que pode ser bastante irritante – me pergunto como alguém tem cabeça de ir até a universidade do ex-namorado (Luke) pra tentar reatar ao invés de pensar em passar nos exames finais. E quem diria que a garota que teve um acidente confundido com suicídio, usava sempre o mesmo penteado e tinha uma coleção de moletons estaria sendo consumida por tais situações. Lacey, mãe de Jenna, que de longe foi a personagem que mais amadureceu, foi bem sucedida ao aconselhar a filha (algo que pode inclusive ajudar algumas pessoas do público da série):

“Ten years from now, I promise you, you will care more about where you went to college than some stupid boy you dated when you were 17.” – Lacey Hamilton

Quanto aos casais que estão surgindo, Lissa e Tyler não consigo digerir, embora eles sejam até fofos à primeira vista e sequer sejam irmãos de verdade, Lissa, que convenhamos não é das mais espertas, o considerava como tal e apresentava-o como seu “irmãozinho”. No início ficamos com aquela sensação de: “Espera, como isso aconteceu mesmo?” e isso ainda está presente e continuo sem entender qual o nexo do relacionamento deles. Por outro lado, um casal que pode encantar é Saddie e Sergio, que vivem uma relação engraçada e na base de provocações como foi mostrada no episódio. Obviamente nossa queen bee de Palos Hills não dá o braço a torcer tão facilmente, resultando numa relação contraditória porém fofíssima de se ver.

Agora quanto aos casais que já existem: enquanto Jenna luta pra colocar um pouco de consciência em Matty, que está indo ladeira abaixo, ela simplesmente se dá muito mal durante o episódio. Essa rotina dos dois pode estar se tornando bastante cansativa, mas tudo que a garota tentou fazer durante este episódio e os anteriores foi ajudá-lo e com isso ser uma boa amiga, mas acabou sendo retribuída com provocações e manipulações por parte da atual namorada de McKibben, e este que sequer se dava o trabalho de se impor. Jenna pode não ser minha personagem favorita, mas vê-la lutando pelo bem do seu ex me encheu de expectativas e empatia por ela. Tendo a própria vida como experiência, Jenna sabe que se tornar pai na adolescência não é fácil e pode desestruturar toda a vida dessa pessoa.

“I could only fix what i could control” – Jenna.

Awkward-4x12-Finals-2

Se Eva já causava desgosto no público nesse episódio ela conseguiu fazer o sangue de muitos borbulhar. Ela apareceu na série não só pra conquistar Matty, mas pra manipular, mentir e destruir o que estivesse no seu caminho, deixando bem claro que queria Jenna longe.

Porém, quando foi jogar seu veneno pra cima de Jenna, dessa vez Matty conseguiu ouvir tudo, e nessa hora deu pra sentir que a verdade cairia por terra e muita coisa aconteceria, mas até então, nada. Muitas vezes me perguntava se era possível ela estar realmente grávida, e aposto que os personagens e quem assistia também.  É no último minuto do segundo tempo que somos agraciados com o momento de clareza de Matty e muitas revelações. O esquema de Eva para namorar o garoto nunca passou disso, um esquema, este cheio de mentiras, até que o galã resolveu dar uma averiguada nas coisas, e conforme foi descobriu, o teste de gravidez na verdade era de Gloria, aquela estudante que dividiu quarto com Jenna e era bastante promíscua – por assim dizer. Eva aproveitou a oportunidade para usá-lo e mentir pra Matty. O momento de êxtase do episódio ficou por conta da virada do garoto de dócil, compreensivo e futuro papai para alguém vingativo. McKibben deu um ultimato pra Eva desaparecer, mostrando que, apesar de ser esse adolescente apaixonante, também sabe virar o jogo quando precisa.

E por fim, somos agraciados novamente com o eterno casal da série, Jenna e Matty. Suas idas e vindas são irritantes e cansativas, mas eles contam um com outro independentemente das circunstâncias. Agora ambos estão solteiros e ambos exaustos de relacionamentos errados. De um lado temos Matty, que não pretende pegar essa via de relacionamentos outra vez, e de outro Jenna, que quer seguir por esse caminho. 

Awkward-4x12-Finals

Finalizando, foi um ótimo episódio de retorno. Apesar do trio Jenna-Matty-Eva ter lidado com situações muito intensas, o restante do núcleo soube segurar plots fracos, suficientes para distração. Agora estamos na expectativa de ver no que resultará esse ultimato para Eva sair, quais as chances para Jenna e Matty e minha favorita: Sergio e Saddie, o que será? Próxima terça-feira tem mais Awkward e as reviews ficam por minha conta aqui no site.

E você, o que achou do episódio? Deixe seu comentário!


Gabriela Vital

A Kardashian perdida que sonha em ser médica um dia.

Vitória / ES

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×