Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Bates Motel – 4×08 Unfaithful

Por: em 6 de maio de 2016

Bates Motel – 4×08 Unfaithful

Por: em

Um episódio correto em um momento nem tão adequado. Unfaithful foi melhor que seu antecessor e trouxe à tona questões importantes para a série. Mas será que a dois episódios para o fim da temporada, essas questões não deveriam estar mais adiantadas?

norman

Sempre achei que um dos grandes problemas de Bates Motel é a falta de ousadia. Eles têm um elenco com prestígio e talento, um protagonista que já faz parte da cultura pop desde muito antes da série, a estética é boa, a direção funciona, o roteiro consegue ser muito bom – quando eles se empenham para isso – mas a verdade é que ela nunca conseguiu se consolidar como uma das grandes séries da TV, e acho que boa parte disso pode ser atribuída à grande relutância que ele têm de deixar a trama fluir.

A quarta temporada começou quentíssima, com a doença de Norman sendo mais explorada, a sua violência aumentando enquanto Norma tentava lidar com esse problema. Mas em algum momento parece que ficaram com medo de não segurar esse ritmo e começaram a gastar tempo demais com coisas simples. É como estar dentro de um carro com um mau motorista, que dá freadas bruscas e acelera de repente, deixando todo mundo nauseado com os sucessivos solavancos.

Mas vamos aos fatos. Depois de sair da clínica psiquiátrica, Norman está mais chato que o Harry Potter em A Ordem da Fênix. Reclama da TV, reclama das cortinas, reclama da máquina de costura, reclama do porão, tudo para deixar Norma incomodada por… bem, por não ter entrado em coma enquanto ele estava em Pineview. A hostilidade gratuita acabou se tornando uma barreira para que eles conversassem sobre Alex e o que de fato estava acontecendo do lado de fora naquelas semanas, e quando Norma não estava por perto, Norman partiu para atazanar Romero e “marcar território”. Chegou a ser irônico vê-lo falando que era um homem crescido e que ia arrumar um emprego enquanto só faltava fazer beicinho e bater o pé no chão porque alguém chegou perto da mamãe.

normero

O comportamento dele foi tão absurdo que até Norma perdeu a paciência. Ela não se posicionou daquele jeito porque gosta mais do Alex, e nem porque não admite que se metam na sua vida. Norma explodiu porque o que ele estava fazendo já tinha extrapolado todos os limites e seria impossível eles conviverem daquele jeito. O que ela não sabe é que talvez não dê para conviver de outro jeito também. Norman ficou irritado por achar que alguém tinha se aproveitado da fragilidade da sua mãe, mas ficou completamente fora de si quando caiu a ficha de que ninguém se aproveitou, e que tudo o que ela fez, fez porque quis. A relação dos dois se quebrou ali de uma forma sem volta.

A Norma do início do episódio também estava bem irritante com aquele jogo de esconder a verdade e tentar enrolar Romero. Mas as coisas mudaram durante o afastamento de Norman, bem mais coisas que a decoração da casa. Ela pode não ter percebido a princípio, mas em algum momento acabou se tocando que aquela Norma que se anulava completamente em prol do filho tinha ficado para trás. Ela ainda o ama e com certeza vai protege-lo do que for possível, mas se antes aquele era o único sentimento verdadeiro que ela se permitia sentir, agora Alex também faz parte do seu mundo, e assim como ele se mostrou disposto a abrir mão de muita coisa por aquela relação, ela também se viu disposta a fazer a sua parte.

Algumas observações:

– Emma e Norman acertaram as arestas com muita facilidade. Isso significa que ou ela vai embora de vez, ou quando ele explodir, as coisas vão ficar beeem feias.

– Foi assustador, bizarro e nojento vê-lo furando a parede do motel para assistir Alex e Norma fazendo sexo.

– Quando ele chegou perto do Romero com aquele machado eu pensei que já era o Xerife.

– Não to crendo que a história da Rebecca ainda tá rendendo. Ninguém vai sentir falta, podem tirar ela da série de vez.

rebecca

Talvez se tivessem resumido os acontecimentos do sétimo e do oitavo episódio em um só, a trama teria fluído bem melhor. Agora faltam apenas dois episódios para o fim da temporada. Quais são as suas apostas? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×