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Bates Motel – 5×02 The Convergence of the Twain

Por: em 1 de março de 2017

Bates Motel – 5×02 The Convergence of the Twain

Por: em

Poucas mentes nas histórias dos seriados são tão complexas, perturbadoras e fascinantes quanto a de Norman Bates. Quem acompanha Bates Motel desde  o início sabe que a evolução da loucura do personagem começou como uma derivação da superproteção da mãe, evoluiu para uma psicopatia clássica, até se firmar num transtorno dissociativo de personalidade. Tudo isso somado a um Complexo de Édipo básico e também à psicose. A mente de Norman Bates é um mix tão variado de doenças mentais que fica difícil tentar identificar qual delas atua mais fortemente no personagem. O máximo que dá pra fazer é perceber momentos onde uma delas se manifesta mais intensamente que as outras. E, em The Convergence of the Twain, ficou declarado já no título, que o que veríamos seria mesmo Norman incorporando a identidade de sua mãe.

Divulgação/A&E

O que esse episódio quis deixar claro foi que, a partir de agora, serão poucos os momentos em que Norman será somente ele mesmo. Seu encontro com Romero na prisão foi um aperitivo para mais uma vez, nos provar que, na sua cabeça doentia, todo assassinato cometido por ele precisa sim de uma justificativa que reitere sua condição de vítima. Já em seu encontro com Madeleine, Sam e sua amiga, ficou claramente desenhada a motivação para o provável assassinato de Sam/David: a traição à esposa, no caso, uma versão mais jovem da sua mãe (como as duas são mesmo parecidas, né?) e por quem Norman está apaixonado. Resta saber a velocidade com que essas mortes irão acontecer, já que em apenas dois episódios pudemos colocar umas cinco prováveis vítimas nessa lista.

Várias outras cenas evidenciaram que Norman quase não consegue mais existir sem incorporar sua mãe. A simples menção à Norma, na mesa do restaurante, já desencadeou um descontrole no personagem que culminou na aparição da mãe dentro do banheiro. E, muitas palmas para a cena em Norma/Norman vai beber em um bar. Achei lindo o trabalho da edição mesclando mãe e filho em um desabafo sincero sobre a dificuldade de cuidar de uma pessoa com problemas mentais. Numa metáfora bonita e triste, Norman nos diz muito sobre a própria impossibilidade de conectar-se com seu verdadeiro eu e mais ainda sobre sua incapacidade de gostar de si mesmo. 

Divulgação/A&E

Mas nada do que foi mostrado até aqui pode ser considerado novidade para os fãs do seriado. O que mudou em “The Convergence of  the Twain” foi que dessa vez, outras pessoas testemunharam a transição de Norman. O gerente do Bates Motel vinha acumulando muitas suspeitas e algumas certezas por parte de certos personagens. Chick já presenciou o jovem “conversando” com sua mãe morta, Dylan e Emma sabem do seu histórico de doenças mentais, sendo que o irmão desconfia fortemente de sua culpa em alguns dos assassinatos que cometeu e por fim, Romero e, atualmente também Caleb, compartilham a certeza da responsabilidade dele na morte da mãe. Porém, essas peças estavam todas soltas em um tabuleiro onde esses personagens-chave ainda não haviam se encontrado. Até agora.

Caleb está pronto para tudo depois que descobriu a morte da irmã. Sua adoração por Norma e seu profundo entendimento da sua personalidade o fazem não duvidar por um minuto da culpa do sobrinho. E seu encontro com Chick foi só o primeiro passo para o desfecho final. Só queria que de alguma forma ele tivesse conseguido avisar Dylan, que a cada episódio, me parece cada vez mais distante de descobrir a verdade.

Reprodução/A&E

Foi de arrepiar a cena em que Chick e Caleb ficam cara a cara com Norma empalhada versus Norma revivida em Norman.  E foi chocante, aterrorizante e de certa forma, confortante, saber que Caleb vai partir tendo pelo menos, consciência do verdadeiro final de sua irmã. Esses segundos que provavelmente vão anteceder sua morte, vão ser aqueles clássicos em que ele vai entender o mar de desgraças e loucura no qual a irmã se afundou. Talvez ele até vá questionar sua própria parcela de contribuição nisso.

Agora, se a morte de Caleb já é certa, me respondam: o que dizer de Chick? O personagem tem um misto de pena e simpatia por Norman e, talvez por se sentir tão excluído quanto ele, se identifique e até se compadeça de sua solidão. Ele sabe dos delírios de Norman com a mãe, já presenciou o jovem conversando com ela, mas até então ele não tinha qualquer pista sobre seu trágico final. Para ele, até esse momento, Norman sempre foi uma vítima. Sabemos que foi a curiosidade que o levou até ali, mas certamente vai ser a incredulidade que o fará ficar. E permanecer naquele cenário significa assinar sua sentença de morte, ou selar um pacto com a loucura de Norman Bates?

Divulgação/A&E

Conta pra gente: curtiram esse episódio maravilhoso? Acham que Romero armou aquela briga pra ser transferido de prisão e começar a executar seu plano contra Norman? E Sam/David? Vai dar tiau pra gente já no próximo episódio?

 


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

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