Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Beauty and the Beast – 4×10 Means to an End

Por: em 21 de agosto de 2016

Beauty and the Beast – 4×10 Means to an End

Por: em

Apenas mais três episódios nos separam do grande final de Beauty and the Beast e o roteiro decide introduzir um novo vilão a essa altura do campeonato.

batb-410-tess

Não fosse o trágico final, esse episódio poderia facilmente ser apontado como um dos melhores que vimos nessa mediana quarta temporada. A ação estava bem feita, o drama do episódio ponderado e a linha narrativa adotada muito bem coerente com o que vimos até aqui. Ao colocar Tess para fora do círculo de proteção à besta, o roteiro acerta, criando uma tensão maior para os personagens, o que, a essa altura, é indispensável. O grande problema foi adotar um novo vilão. Quando Braxton começou a ganhar mais destaque dentro da trama, foi fácil acreditar que ele estava por trás de tudo que vinha acontecendo, principalmente por comandar uma instituição que vive sob o radar da DSN. Suas cenas nos levavam para o mesmo caminho, ainda mais depois de vermos os testes insanos que fez com Vincent. Foi quase simultâneo o clique em Cat e em mim. Somente uma pessoa que pudesse controlar toda a situação, poderia estar por trás de todo o problema causado a vida da Besta – só que estávamos, mais uma vez, errados.

O que me preocupa agora é a construção de um novo vilão, que também é uma besta, com apenas três episódios. Talvez venha aí um retorno que não estamos esperando, o que explicaria tanto mistério quanto a identidade do personagem – mas, conhecendo o roteiro atrapalhado da série, não é difícil de imaginar um personagem completamente desconhecido surgindo a essa altura do campeonato só para ser desmascarado daqui duas semanas. É bem difícil defender um roteiro assim. Estamos tentando de tudo para acreditar que o final será bacana, mas tudo que consigo pensar é numa trama preguiçosa e que não sai do lugar. O único ponto positivo foi mostrar com tudo isso que Vincent não é o cara mau que a polícia procura, lembrando até mesmo Tess disso. Os embates da policial com a melhor amiga nesse episódio foram incríveis, pontuando que sua profissão de cumprir a lei vinha acima de qualquer coisa. E pensando mais profundamente, foi exatamente o seu senso de justiça que a fez liberar Cat das algemas para tentar capturar o peixe maior.

batb-410-kyle

Fiquei com bastante pena de Kyle nesse episódio, mas não consigo deixar de ter o pé atrás. Geralmente, quando vemos a retrospectiva no começo da exibição, somente cenas super relevantes são exibidas e ele constantemente vem marcando presença. Seu envolvimento com Heather é bonitinho, porém apressado. Para um casal que mal se conhece e teve uma relação fundamentada em mentiras (até onde ele sabe, claro), investir em morar juntos soa um pouco desesperado da parte dele. Sua confusão ao ver o escritório de Cat tomado pelo departamento federal pode até ser verdadeira, mas me soa bastante como algo forçado para passar a impressão que precisamos. No fundo, a minha teoria é: Kyle pode ser a tal da besta que está por trás do assassinato de Braxton. Juntem as pontas e fará sentido. Ele apareceu no mesmo momento que a vida de Vincent começou a desandar. Seu interesse por Heather, que é uma menina incrível claro, sempre pareceu um tanto exagerado. Ele sempre consegue colocar de lado o ego na hora de superar as mentiras. Não sei, mas algo me cheira muito estranho por aqui – e falando assim parece até que é um absurdo alguém ter um relacionamento gostosinho e de uma hora para outra, mas não é; só que no mundo das séries, a gente sabe que isso é um alarme para problemas.

Se essa teoria se confirmar, talvez o nosso caminho até o final seja bem interessante, porque teremos alguns personagens em perigo, o que além de agitar o episódio, dá um senso de urgência para o que estamos vendo. Seria uma saída bacana e mais inteligente do que apostar em um personagem novo – até porque significaria que fomos feitos de idiota desde o primeiro episódio da temporada. Mas deixando as especulações de lado, queria só comentar, antes de finalizar, o esgotamento que todos estão demonstrando quanto a situação em que vivem. Heather não consegue manter um relacionamento porque precisa mentir o tempo todo sobre o cunhado. Tess teve que colocar sua profissão de lado em muitos momentos para conseguir manter a sua melhor amiga por perto, o que acabou contrariando muito do que acredita. JT não tem vida – é uma sombra da própria existência tomado pela culpa de ter encaminhado o amigo para um caminho que nunca mais teve volta. Cat escolheu isso para si, mas não teve a noção de quanto isso acabaria tomando da sua vida e das escolhas que faria. E Vincent, coitado. Uma vítima que paga constantemente pela escolha que nunca teve.

batb-410-morte

Todos estão muito cansados e é exatamente nesse senso que adentramos a reta final. Tudo pode acontecer agora que uma nova peça foi revelada e a trama se abre mais uma vez. Vamos ver onde que vamos parar com tudo isso. Confira o vídeo promocional do próximo episódio e comenta comigo o que está achando!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×