Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Better Call Saul – 2×01 Switch

Por: em 19 de fevereiro de 2016

Better Call Saul – 2×01 Switch

Por: em

Better-Call-Saul-Goodman

O primeiro episódio da segunda temporada de Better Call Saul se inicia com mais um flashfoward em preto e branco. Em um melancólico relance da vida de Jimmy McGuill pós Walter White. Após um dia de trabalho num fastfood de um shopping, Jimmy fica preso na sala da lixeira do edifício. Na sala existem duas portas: A de acesso ao shopping, que não pode ser aberta por dentro, e uma saída de emergência onde há um aviso: Se a porta for aberta, acionará a polícia. Ele tem duas opções, sentar e esperar até que alguém abra a porta do shopping ou encarar a polícia. A metáfora é clara, aquela sala é a vida dele neste momento. Ele está encurralado, não há nada que possa fazer a não ser se entregar ou esperar por um milagre.

De volta ao tempo corrente da série, Jimmy agora é reconhecido por seu trabalho no asilo SandPiper e recebeu uma proposta para virar um dos advogados associados de uma grande firma, a Davis & Maine. Contudo, depois de saber da traição irreparável de seu irmão Chuck e de ter sentido o gostinho de ser novamente Jimmy “Sabonete”, as coisas não são mais as mesmas. Jimmy recusa a oferta pois não quer mais agradar ninguém, não precisa mais provar nada para Chuck. Ele decide quebrar algumas regras e talvez este seja o momento em que começamos a reconhecer o saudoso Saul Goodman.

Better-Call-Saul-Jimmy-Mcguill

Jimmy agora passa suas tardes dando pequenos golpes em hotéis. Kim, como sempre, é quase a voz da consciência de Jimmy. Ela tenta demovê-lo da idéia de abandonar o direito. Em um dos momentos mais divertidos da série, Jimmy resolve mostrar a Kim um de seus golpes e foi ótimo ver a Kim-toda-certinha entrando na onda e se deixando levar pela brincadeira. No fim, os dois passaram a noite juntos. Entretanto, pela manhã, Kim voltou para o seu trabalho de advogada e Jimmy voltou para a piscina do hotel. Está claro que embora gostem um do outro, eles estão seguindo caminhos distintos. Talvez com isto em mente, Jimmy volta atrás e decide trabalhar para Davis & Maine.

Better-Call-Saul-Jimmy-Mcguill-office

Enquanto a empresa de Chuck, a HHM, era um edifício corporativo de vidro e aço, a Davis & Maine é sediada numa edificação de arquitetura com influência mexicana, cantos arredondados, madeira, cores aconchegantes, iluminação amarelada. Todos são gentis e tratam Jimmy como um advogado importante e bem sucedido. Tudo nos remete à sensação de acolhimento. Parece que as coisas finalmente darão certo para ele, não é? Mas nós sabemos que não. Justificando o título do episódio, Jimmy avista um interruptor que tem um aviso “nunca desligue”. E é exatamente isto que ele faz, nos lembrando que lá no fundo ele ainda deseja quebrar algumas regras.

Paralelamente, outra trama se desenvolve. Mike aguarda por “Price”, seu empregador nerd, para fazer outro bico de segurança. Mas o sujeito resolve aparecer numa SUV gigantesca, pintada de amarelo e com labaredas vermelhas. O carro é tão grande que quase toca nas vigas do teto do estacionamento. Qualquer um que tenha visto Breaking Bad (ou que tenha o mínimo de bom senso) sabe o quanto é importante ser discreto para se manter neste mercado. Quem não se recorda de Gus Fring movimentando milhões de dólares enquanto era o proprietário/gerente dos Los Pollos Hermanos? Pois bem, Mike se recusa a fazer seu serviço naquele carro e Price resolve ir sozinho fazer a transação com Nacho. Errou feio, errou rude. Nem é preciso dizer que ele vai sofrer as consequências em breve. Para começar, a casa dele foi assaltada. E o gênio resolveu chamar A POLÍCIA. O sujeito realmente não faz idéia de onde está se metendo!

A estréia da segunda temporada de Better Call Saul não decepcionou. Como sempre, a direção, a trilha sonora, e as atuações foram muito boas. Switch foi um episódio cheio de momentos interessantes, alguns melancólicos e outros hilários. Aos poucos, estamos descortinando os eventos que transformaram o esforçado Jimmy no nosso querido Saul Goodman.


 

-E você leitor, o que achou do retorno de Better Call Saul?

-Você acha que a transformação de Jimmy era crise de meia-idade ou clareza? Ou nenhum dos dois?

-Esses flashfowards sempre me fazem torcer para que o Jimmy possa se reerguer, será que há alguma possibilidade?


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×