Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Billions – 2×02 Dead Cat Bounce

Por: em 28 de fevereiro de 2017

Billions – 2×02 Dead Cat Bounce

Por: em

A vida vem insistindo em não querer sorrir para Chuck Rhoades. Seguindo a linha desenhada no episódio anterior de Billionso mundo continua girando ao contrário para o procurador. Como se não bastasse sua separação e a investigação que acontece contra ele dentro do seu próprio escritório, sua carreira está por um fio com sua demissão prestes a ser assinada pela procuradora geral e comemorada por antigos aliados. Isso sem contar os 127 processos pelos quais já foi intimado e a pequena fortuna que eles irão custar, seja em acordos, ou em advogados (dinheiro esse que ele até tem, mas não pode mexer). Mas é justamente nessas horas que agir com frieza faz toda a diferença. Esses talvez sejam os momentos ideiais para se colocar em prática o exercício 180. A técnica, proposta por Wendy Rhoades, é usada com pacientes que, ao enfrentar uma situação onde tudo está dando errado, não conseguem enxergar um problema específico com a real importância que ele tem. Superestimam tudo. Pois foi com essa dica preciosa da ex-mulher, que Chuck Rhoades conseguiu seu Dead Cat Bounce, ou o salto do gato morto, e começou a inverter um cenário aparentemente perdido. E houve boatos que você estava numa pior, hein Rhoades?

Divulgação/Showtime

Rhoades está atravessando um verdadeiro furacão na sua vida e se tem uma pequena parte nessa bagunça em que ele pode se considerar sortudo, essa parte é Wendy. Mesmo tendo sido horrorosamente traída por ele, a psiquiatra não deseja o mal do ex-marido e foi quem mais contribuiu para que ele conseguisse vislumbrar o primeiro vestígio de sol em meio à nebulosidade que assombra seus dias. Desesperado para conseguir impedir sua demissão, o procurador não consegue achar uma saída definitiva, mesmo seguindo as dicas do seu advogado e pressionando seus funcionários para que encontrassem alguma grande denúncia que pudesse significar sua salvação temporária.

Seu desespero palpável o faz ir pelo caminho mais óbvio, que é farejar algo errado entre os inimigos da sua chefe e, posando de amigo dela, talvez conseguir reverter sua sentença. Porém, ao fracassar nessa linha de raciocínio que parecia tão certeira, Rhoades perde literalmente o foco. E Wendy, esse ser humano evoluído, mesmo sem saber o problema específico, com sua teoria 180, o faz ter o estalo que precisava para perceber que investigar inimigos da procuradora geral, não o coloca numa posição privilegiada. As suspeitas sobre ele são muitas e estar ao lado dela não conta mais nenhum ponto a seu favor. Porém, o contrário não é assim tão verdadeiro. Ter a procuradora como inimiga, sob ameaça velada, através de uma super investigação contra amigos poderosos dela, pode sim ter o efeito que ele deseja. Como ele mesmo disse no final da temporada 1, um homem que não tem nada a perder é sim a maior ameaça para alguém poderoso. Hello, Rhoades! Que tal usar suas próprias frases a seu favor?

Divulgação/Showtime

Apesar dessa jogada de mestre, Chuck ainda vai ter muita dor de cabeça pela frente. Oliver Dake é a maior enxaqueca que você respeita. Meu Deus! O cara é como um polvo, onde nada, nem mesmo uma poeira, escapa dos seus tentáculos. Além de incluir Wendy em sua investigação, ele acaba chegando também a Axelroad e, talvez sem querer, acaba dando uma super ideia para o empresário, que surpreende até seu advogado Bach: ele quer provar que a bonificação que Wendy recebeu da Axe Capital, era na verdade, um suborno para o procurador interromper a investigação. A verdade é que, mesmo não sendo isso, todas as evidências apontam para que seja essa mesmo a suspeita. Resta saber se Axelroad vai bancar essa mentira. O primeiro passo para corroborar com ela ele já deu ao se aliar com o novo investigado de Chuck. Se por um lado, essa é a chance de ouro de se vingar com crueldade de Rhoades, enterrando definitivamente a carreira do procurador, por outro, depor a favor dessa teoria é enterrar também qualquer chance de reconciliação com Wendy. E já ficou bem claro que a personagem que o bilionário mais considera é a nossa psiquiatra favorita. Ele ainda não desistiu dela e desconfio que não vá desistir tão cedo.

Divulgação/Showtime

Prova disso é a jogada que armou, orientado por Taylor. Sabia que essa estagiária ainda ia dar o que falar na série! A menina é um verdadeiro fenômeno e Axe logo percebeu isso. Talvez ele tenha se identificado com ela, mas o fato é que impressionado com as descobertas da menina, ele aproveita para fazer uma grande jogada de mercado e assim prejudicar seu novo inimigo Todd. O investidor ocupa agora o posto de inimigo de Axelroad, pois ofereceu a Wendy um emprego em sua empresa. O que o bilionário não consegue entender, nem aceitar é que ela não é mais sua funcionária e portanto, trabalhar na concorrência, ou em qualquer outro lugar, deixa de ser da conta dele. Mas, já dissemos antes o quanto Axe é narcisista, vingativo e não aceita perder? Por isso, ele vai com tudo para prejudicar Todd e assim deixar claro que a psiquiatra não está disponível. Ele vai jogar pesado e agora conta com um super reforço no seu time que atende pelo nome de Taylor. Essa menina promete e quem sabe não será ela uma futura grande ameaça ao império do seu chefe? Potencial já vimos que ela tem de sobra.

Aproveitando o papo de psiquiatra, me respondam: o que é aquele ET que atende pelo nome de Dr. Gus? Tudo bem não ter ninguém à altura da Wendy, mas nivelar por baixo não dá. Gente! Que preguiça daquele cara. Ele é tudo que eu não gostaria de ter na minha empresa: prepotente, com discurso de auto-ajuda manjado e com gritos motivacionais que não funcionam mais nem na pré-escola. Ele tá querendo provar o que para quem? Totalmente equivocado. Olhei e já vi o looser escrito na testa. Ah, e me avisem quando ele sair da série, porque pra mim, ele mal apareceu, mas já poderia ter sumido.

Mudando um pouco o foco, um ponto que ainda permanece misterioso para mim é o envolvimento de Brian Connerty nas denúncias e investigação contra Chuck. Vimos que Axelroad plantou a sementinha da dúvida nele, através do seu advogado Back, mas ainda não ficou claro até se foi o advogado quem motivou a investigação e se ele tem alguma relação além da profissional com Dake. Ao mesmo tempo que parece que ele foi o responsável pela denúncia inicial, tenho a impressão que ele convive com a culpa de ter que entregar ou não o chefe. Enfim, dúvidas a parte, foi legal ter visto o inicinho da reação de Chuck em Dead Cat Bounce. Independente de gostar dele ou não, seria muito chato se já de cara ele fosse pra sarjeta. Quero sangue, suor e lágrimas antes disso. E vocês, o que estão achando? Contem pra gente aqui!


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

×