Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 01×08 Persecute Envoys

Por: em 11 de novembro de 2015

Blindspot – 01×08 Persecute Envoys

Por: em

Antes de qualquer coisa, gostaria de falar pra vocês que Blindspot é a melhor estreia da Fall Season. Eu já falava isso desde o começo – é uma história que prende o telespectador, possui uma boa trama de suspense e entrega boas cenas de ação. Não é perfeita, pois possui inúmeros pequenos erros e falhas, seja de continuidade ou de criatividade, mas, não podemos negar que nada disso interfere no resultado final – no fim das contas, ele é positivo.

Blindspot - 01x08 Mayfair e Weller

Nesta semana foi divulgada uma notícia que me deixou ainda mais encantada com a série: os títulos dos episódios são anagramas que escondem pistas sobre o que será tratado em cada um. Foram divulgados os resultados dos 10 primeiros títulos, e ao juntá-los depois de desvendados, formam um texto bem revelador. Colocarei todos nas observações.

Esta semana o episódio era Persecute Envoys, ou seja, Suspect EveryoneDesconfie de Todos. E foi exatamente isso que aconteceu, a ordem do dia era desconfiar de todos – inclusive das companheiras de bebida.

Começamos com a revelação de Daylight, e confesso que me decepcionei um pouco com essa trama; eu imaginei que, pelo desespero de Carter, o esqueleto no armário era maior. A operação era um esquema de espionagem usado em todos os cidadãos americanos, para que as prisões ocorressem, eles utilizavam um bode expiatório como suposto informante. No caso de Mayfair, seu informante era Saúl Guerrero, um traficante que dificilmente seria pego – ou seja, ela, tecnicamente, não seria pega. Com a prisão do mesmo no episódio anterior, sua provável condenação por espionagem ganha contornos mais densos.

Blindspot - 01x08 Daylight

Não foi novidade nenhuma a reação de Weller ao descobrir que sua mentora – que possui um texto de Martin Luther King sobre abuso de poder -, fez aquilo que mais era contra: usou de sua posição privilegiada para burlar a lei. No flashback vimos que ela foi influenciada a aceitar pelos 2 companheiros de “crime”, e que foi relutantemente que participou da operação. Claro que isso não redime suas atitudes equivocadas, mas, ao menos, nos mostra que não erramos tanto ao julgar seu caráter. Vimos também que, no passado, a quarta pessoa que sabia sobre a operação e que estava morta era sua namorada, e que, ao contrário do que pensávamos, ela havia tirado sua própria vida.
Isso nos dá uma noção mais clara de como funciona a relação entre Mayfair e Carter, uma vez que ambos não foram responsáveis por uma suposta queima de arquivo.

A trama da operação no passado serviu como paralelo para o que estava acontecendo na atualidade: policiais estavam sendo executados no Brooklyn, e tudo estava relacionado a um esquema de chantagens feitas através de imagens realizadas pela câmera de cada policial. Todo o esquema era aplicado por policiais, com a ajuda do chefe, e os assassinatos eram queima de arquivo daqueles que desconfiaram do que estava acontecendo. Foi muito bonito ver como Blindspot está contextualizada, empregando temas que não faz muito tempo estavam sendo discutidos pelos noticiários.

Blindspot - 01x08 Capitão

Uma coisa que me intrigou foram as tatuagens de Jane, nesse episódio elas “adivinhavam” sobre as chantagens antes mesmo das mesmas começarem a acontecer. Como será que isso é possível?

E vocês, o que acharam do episódio? Deixem seus comentários e nos vemos semana que vem!


Observações:

– Kurt e Jane estão cada vez mais próximos de um romance… Espero que isso não estrague a trama!

Blindspot - 01x08 Jane

– Zapata foi tão inocente que não imaginava com quem estava se comprometendo? Conta outra… Agora a morena está em uma encruzilhada.

– Como que o andar, as roupas, o cabelo, o modo de falar de Mayfair nos flashbacks me lembraram de Annalise Keating? Vocês também notaram isso?

– Os títulos originais e as respostas aos seus anagramas são:

Episódio 1: Woe Has JoinedWho Is Jane Doe – Quem é Jane Doe

Episódio 2: A Stray How – Taylor Shaw

Episódio 3: Eight Slim GrinsThe Missing Girl – A Garota Desaparecida

Episódio 4: Bone May RotOr Maybe Not – Ou talvez não

Episódio 5: Split The LawThe Past Will – O passado vai

Episódio 6: Cede Your SoulCloud Our Eyes – Obscurecer nossas vistas

Episódio 7: Send on TourTrust No One – Não confie em ninguém

Episódio 8: Persecute EnvoysSuspect Everyone – Desconfie de todos

Episódio 9: Authentic Flirt Lift the Curtain – Levante a cortina

Episódio 10: Evil Handmade InstrumentAnd Unveil the Mastermind – E desvende o mentor

– Se juntarmos todas as frases, temos o seguinte texto:

Quem é Jane Doe? Taylor Shaw, a garota desaparecida? Ou talvez não. O passado vai obscurecer nossas vistas. Não confie em ninguém. Desconfie de todos. Levante a cortina e desvende o mentor.

– Confiram a promo do próximo episódio – que promete a morte de alguém da equipe:


Camila Ascencio

Estudante de psicologia neurótica que acredita possuir todos os transtornos estudados e vive em busca do seu "lugar ao sol". Enquanto isso, alterna trabalho, faculdade e hobbies em uma rotina incessante. Completamente viciada em séries, livros, super-heróis, Star Wars... E que a força esteja com você, jovem Padawan!

São José do Rio Preto/SP

Série Favorita: Hannibal

Não assiste de jeito nenhum: Glee e Sense8

×