Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 01×10 Evil Handmade Instrument

Por: em 25 de novembro de 2015

Blindspot – 01×10 Evil Handmade Instrument

Por: em

Uma crônica sobre culpa – esse foi o episódio de Blindspot dessa semana.

O ser humano é movido por emoções, nossas atitudes e escolhas são sempre baseadas naquilo que sentimos em determinada situação, e, com a culpa não seria diferente. Ouso dizer ainda que a culpa é um dos sentimentos que mais nos impulsionam a agir, quando somos tomados por ela, queremos resolver aquilo que nos aflige, e assim somos levados em direção ao desfecho.

Evil Handmade Instrument personifica a culpa de diversas maneiras: tivemos a culpa de Patterson por não ter aproveitado seu relacionamento; de Jane por ter sido suas tatuagens que levaram David à morte; de Zapata por ter se aliado a um homem sem escrúpulos; e de Carter por correr o risco de ter Daylight desmascarado.Blindspot - 01x10 Carter

De todas apresentadas, a culpa do Diretor da CIA é mais diferente. Não está relacionada a algum tipo de remorso ou mal-estar, e sim a sua sobrevivência, ou seja, ele faz o que tem que ser feito para se manter no poder e longe das grades. Claro que no final, nada disso adiantou! Sua culpa o impulsionou em direção ao desespero, e, ao sequestrar Jane, ele se colocou na linha de frente, culminando assim no ponto final de sua história.

Já culpa apresentada pelo elenco feminino da série está intimamente ligada ao caráter de cada uma. Zapata não é uma má pessoa, se envolveu nas armações de Carter durante um momento de desespero e demonstra sua verdadeira índole ao preferir se demitir a prejudicar Jane. E como eu tive vontade de avisá-la que estava livre da chantagem, para aguardar mais alguns dias…

Blindspot - 01x10 Zapata

Patterson por outro lado enfrenta o maior desafio: além de culpa, a nerd precisa enfrentar o luto. Seus momentos durante todo o episódio foram de cortar o coração, desde a conversa inicial, passando pelo momento em que encara o cadáver da russa, e culminando naquela conversa do vestiário, onde finalmente entendemos tudo que passa na cabeça da loira. O arrependimento por priorizar o trabalho e pelo medo de se entregar estão escritos no olhar dela, resta saber como ela enfrentará o trabalho com as tatuagens de agora em diante.

Blindspot - 01x10 Patterson

E então temos Jane, enfrentar a culpa por ser a “responsável” pela tragédia que se abateu sobre a amiga já estava provando ser difícil, mas após descobrir que tudo aquilo havia sido idealizado por ela, trará para a morena uma culpa ainda mais exacerbada. Se antes, ela se culpava apenas por ter aparecido ao FBI e ainda estava em busca dos responsáveis por sua condição, agora ela sabe que tudo foi planejado por ela, o que a coloca como principal culpada da morte de David (além da assassina, é claro).

E aqueles que sentam mais na beirada da cadeira em cada cena entre Kurt e ela, com certeza vibraram de alegria ao acontecer o primeiro beijo do casal (qual é o nome do shipper? Kane? Alguém sabe?). Confesso que não acho ser uma boa ideia explorar esse relacionamento por enquanto, porém, o carinho trocado por eles foi bonito e romântico. Foi uma forma de externar tudo aquilo que estava passando na cabeça de Jane após a conversa com Patterson.

Blindspo t -01x10 Kurt e Jane

Teremos que esperar até o ano que vem para saber como será a reação dos personagens com as reviravoltas apresentadas durante o episódio, mas, enquanto isso, deixem seus comentários sobre o que acharam do mid-season finale


Observações:

– ADS: Evil Handmade InstrumentAnd Unveil the Mastermind – E desvende o mentor

– Gosto muito da forma como eles abordam a existência de um psiquiatra dentro do FBI. Ao contrário de muitas séries que apresentam uma resistência dos agentes da Lei em fazer terapia, Blindspot nos mostra constantemente seus personagens em sessões terapêuticas.

– Teremos Oscar (a.k.a. Homem da Tatuagem de Árvore) mais presente durante a outra metade da temporada? Talvez um envolvimento secreto de Jane com ele para tentar entender o que está acontecendo?

– Como ficará o relacionamento dela com Kurt após a chegada do ex-noivo?

– Projeto Orion… Parece que Carter adorava se envolver em coisas ultrassecretas!

– As histórias dos agentes russos eram muito parecidas com a história de Jane! Além disso, a série continua contextualizada, o tema abordado foi muito interessante!

– Para aqueles que se apaixonaram pela música do final, o nome é Way Down We Go, cantada por Kaleo.

– Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam nas reviews de Blindspot em 2015. Desejo Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos. Até 2016!

– Fiquem com a promo do retorno da série em 2016:


Camila Ascencio

Estudante de psicologia neurótica que acredita possuir todos os transtornos estudados e vive em busca do seu "lugar ao sol". Enquanto isso, alterna trabalho, faculdade e hobbies em uma rotina incessante. Completamente viciada em séries, livros, super-heróis, Star Wars... E que a força esteja com você, jovem Padawan!

São José do Rio Preto/SP

Série Favorita: Hannibal

Não assiste de jeito nenhum: Glee e Sense8

×