Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 2×03 Hero Fears Imminent Rot

Por: em 4 de outubro de 2016

Blindspot – 2×03 Hero Fears Imminent Rot

Por: em

“Você está preocupado que ela [Jane] foi raptada ou você está preocupado que ela se virou?” Zapata pergunta à Kurt sobre Jane. O agente do FBI não responde, mas questões sobre a dupla-identidade da protagonista de Blindspot permearam Hero Fears Imminent Rot

blindspot-2x03-jane-roman

De um lado, temos Remy, membro de Sandstorm, irmã de Roman, filha adotiva de Shepherd, assassina impiedosa que quando criança matou o coelhinho do irmão sem pensar duas vezes e consegue convencer todo mundo a fazer o que ela quer. Do outro, temos Jane, a mulher que teve a memória apagada, corpo tatuado e foi entregue à equipe do FBI. Jane não sabia nada sobre Remy, mas ela reaprendeu a viver sozinha e construiu sua própria identidade. Então, como Shepherd queria que a menina que ela treinou para ser uma soldado ainda estivesse lá?

A resposta é fácil. Aquela menina não está mais lá. Jane não é Remy, e não se pode culpá-la por ter se tornado uma pessoa totalmente diferente e até em questionar as ações do grupo que ela já fez parte. O único problema é que Shepherd não pode saber disso. A líder de Sandstorm desconfia que tem algo errado com a história de como ela conseguiu fugir das torturas de Cade, logo Shepherd decide enviar Jane para matar Jeffrey Kantor, um contato da organização que a própria Jane recrutou porque ele perdeu a data de entrega de um chip que o grupo precisava. Se Jane cumprisse a missão, ela comprovaria que continuava sendo a mesma pessoa.

Jane falha na sua missão, mas Roman mata Jeffrey, guarda o segredo e decide que vai proteger a irmã. É difícil saber se Jane pode confiar inteiramente no irmão, até porque ainda temos poucas informações sobre o moço, mas ele termina o episódio com uma ameaça: Ou ela encontra a Remy que existe dentro dela ou ele encontrará o “coelho” dela e fará ele sangrar. Roman claramente se importa com Jane, mas ele se decepciona com suas escolhas porque o plano que eles construíram é mais importante. Imagino que seja questão de tempo para as frustações de Roman emergirem e Jane não conseguir contê-las.

blindspot-2x03-fbi-team-patterson-weller-reade-zapata-nas

Enquanto Jane e Roman brincavam de Demolidor e Justiceiro, a equipe do FBI tentava encontrar dois homens que estão soltando bombas em Nova York como forma de protesto contra testes de armas que a marinha americana faz em Viesques, uma ilha de Porto Rico. Como sempre, o caso tatuagem da semana vem para provocar discórdia entre os membros da equipe e, além de destacar as questões sobre o breve paradeiro de Jane e seu “instinto assassino”, esse caso trouxe à tona os problemas com a liderança de Weller e Nas.

No último episódio, Nas já tinha questionado a decisão de Weller em deixar Valentine Barker, funcionária do DEA e alvo das investigações, acompanhar o grupo na missão. Valentine acaba baleada, mas porque a moça desobedece uma ordem do agente. Nesse episódio, o problema não é muito diferente. Jane volta abalada da missão de Sandstorm e Nas decide que ela deve trabalhar com o grupo normalmente para não levantar desconfianças, mas Jane perde a atenção quando encontra um dos suspeitos e fica na mira do outro atirador.

Esse impasse se intensifica quando Weller se aproximar de um dos homens que está ameaçando reféns em um prédio de recrutamento da marinha. A ideia do agente é convencê-lo a desistir do ataque, mas Nas toma a iniciativa e atira nele com um rifle de snifer. Weller fica irritado com a decisão, mas Nas explica que sua única prioridade proteger sua equipe e foi isso que ela fez.

blindspot-2x03-weller-nas

Sabe o que pode botar fogo nessa relação ainda mais? Weller ou qualquer outra pessoa da equipe descobrir que Nas anda ouvindo as sessões de terapia de Jane.

Mas Blindspot também trouxe um pouco de conforto para outros relacionamentos da série. Weller foi o único que conseguiu entender Jane com suas próprias preocupações em relação a quem ela é. Tasha pressiona Reade e ele conta que ele pode ter sido uma das vítimas do treinador. Edgard começa a desenvolver um pouco de empatia por Jane. E a equipe se reúne para honrar a memória de Mayfair. Aliás, uma das coisas que mais gostei do episódio foi que Marin Gero resgatou a figura da chefona do FBI para trazer luz e direção ao grupo.

Hero Fears Imminent Rot é um episódio mais focado que seu antecessor, mas que ainda trabalha com os mesmos elentos. Blindspot está mostrando que tem muito conteúdo nesse segundo ano e que pelo jeito, não vai desacelerar seu ritmo tão cedo.

Outros comentários:

– Anagrama: Hero Fears Imminent Rot = For Their Moment is Near (Para o momento deles está próximo).

– Frase: Frase: Nada é mais perigoso. Eles invocam medo Para o momento deles está próximo.

– Quer dizer que se pode desarmar uma bomba atirando nela? O plot de 88% dos filmes e séries de ação foi destruído nesse momento.

– Patterson não tem certeza se quer investir no relacionamento com Robert, mas acaba mudando de ideia e um beijo finalmente acontece. Yaaaaaay 🙂

– Mas a série plantou a ideia que Robert pode ser o contado de Shepherd. Aaaaaaah 🙁 Não sei se meu coração vai aguentar essa revelação se ela realmente se confirmar.

Agora é sua vez. Gostou do episódio? Acha que Jane pode confiar em Roman? Ou sabe qual é o verdadeiro interesse de Nas em Jane? Deixe seu comentário e até o próximo episódio!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×