Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 2×10 Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron

Por: em 7 de janeiro de 2017

Blindspot – 2×10 Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron

Por: em

Antes mesmo dos créditos iniciais, Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron revela que quem levou um tirou na disputa entre Robert e Patterson foi a integrante do time do FBI e mostra Jane tentando convencer o irmão que ela quer ajudá-lo, mas Roman que teve a mente apagada não acredita na boa vontade da ainda desconhecida e a atinge com um tronco para fugir. Claramente, Blindspot não quer perder tempo no episódio que marca sua volta do hiato. Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron é um episódio intenso e eletrizante e o maior motivo para isso é que Blindspot consegue trabalhar muito bem com os conflitos que ela criou até aqui ao empurrar seus personagens para momentos de extrema tensão.

blindspot-2x10-patterson

O relacionamento entre Robert e Patterson é uma prova disso. Na primeira parte da temporada, vemos Patterson se apaixonar pelo psicólogo enquanto suspeitávamos que ele poderia ser o contato de Sandstorm dentro do FBI. É claro que o desfecho desse romance seria trágico, mas nem o fã mais pessimista de Blindspot poderia imaginar que Robert entregaria a ex-namorada a Shepherd para ser torturada. Não acredito que a intenção de Robert fosse essa desde o começo e suas tentativas de manter as atividades da líder de Sandstorm “mais humanas” mostram que ele realmente estava dividido entre fazer o que seria bom para a missão e salvar a mulher que ele gosta, mas nada pode absolvê-lo das decisões que ele tomou. O médico tem vários motivos para acreditar que está no lado certo dessa disputa, mas só isso não basta para ele apoiar a violência de Shepherd para alcançar seu objetivo.

Outro fator importante para essa história é que é uma declaração da força de Patterson. Afinal, quem mais poderia desafiar Shepherd em uma posição tão frágil como aquela? “Você é devagar ou alguma coisa? Eu acho que eu deixei bem claro que não vou responder nenhuma de suas perguntas. Eu sou leal diferente de suas crianças.” Patterson não é apenas boa em analisar pistas, desvendar enigmas ou ler dados, ela consegue olhar para o lado humano de cada pessoa dentro desse jogo e provou que está disposta a usar essas informações quando necessário.

blindspot-2x10-jane-roman

E por falar nas “crianças de Shepherd”… a relacão de Jane e Roman, que foi tão bem trabalhada durante a primeira parte da temporada, é novamente um dos pontos fortes do episódio. Com a mente apagada, Roman não tem nenhum motivo para confiar em Jane. Ela é apenas uma mulher estranha que diz ser sua irmã, mas se ele consegue lembrar tão bem de suas técnicas de luta, ele pode acreditar na ligação que Jane afirma que eles têm.

Porém, ter Roman como a melhor aposta para encontrar Patterson é confiar em algo que estava destinado a falhar. Jane diz que sabe o que o irmão está passando porque também teve uma experiência parecida, mas ninguém sabe como o remédio funciona e que memórias permanecem e podem ser facilmente recuperadas. A própria Jane ainda está tendo flashbacks aleatórios. Além disso, a maneira como Jane foi tratada é totalmente diferente da forma que Roman foi quando chegou ao FBI. Ele foi algemado, pressionado a lembrar de pessoas para salvar a vida de alguém que ele nem conhecia, mas que sabia que era importante; e assim que eles conseguiram outra pista, ele foi abandonado no FBI para ser interrogado por Pellington que jogou todas as mortes dos atentados sob sua responsabilidade e ainda queria entregá-lo a CIA.

É claro que Jane se sente frustrada com desfecho dessa história, mas isso vai acontecer mais vezes, se ela não der prioridade a perspectiva de Roman. As memórias dele vão começar a surgir com o tempo e elas não apontarão para um cenário feliz, principalmente se ele unir com as coisas que afirmam que ele é ou fez. É um processo de dor e insegurança e Jane deve se preparar para qualquer resultado dessas lembranças.

blindspot-2x10-jane

Blindspot está propondo desafios para seus personagens que eles conseguem sair mais fortes deles. Apesar de continuar insistivamente duvidando do que Jane diz e faz, Zapata já se mostra mais segura com seu amigo. Weller também provou que pode ser o líder decisivo que todos esperam que ele seja e sua decisão de arriscar seu cargo para salvar Roman e Nas foi importante para mostrar que ele confia em todos os membros de seu grupo.

Quando Weller visita Patterson no hospital, percebe que mesmo não estando 100% recuperada dos ferimentos, a moça já estava pronta para trabalhar. O líder do grupo se mostra um pouco apreensivo com a volta rápida de Patterson, mas ele sabe que é a forma dela mostrar que está bem. Então, ela mostra que já descobriu o verdadeiro nome de Robert – Nigel Thorton – e afirma que quer usar todas as informações que ela tem para descobrir mais coisas sobre Sandstorm. Outra dado importante revelado nesse momento é o rascunho das tatuagens de Jane e a tatuagem de tigre que não está no corpo da protagonista.

Então, temos passado de Robert/Nigel, tatuagem alterada, Fase 2… mais alguma coisa? Ah sim, o papel de Kurt nos planos de Sandstorm continua sendo um dos mistérios dessa temporada. Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron é um episódio que consegue mostrar todo o potencial de Blindspot. Além de abordar os mistérios que sustentam a série em momentos importantes, o décimo episódio consegue equilibrar excitantes cenas de luta (quem diria que Robert conseguiria vencer Weller?) com os conflitos entre seus personagens sem perder o ritmo intenso e sem cair em plots inúteis.

Outros comentários: 

– Anagrama: Eu pesquisei em vários lugares para encontrar o anagrama dessa semana, mas não há um consensoNo entanto, é bem possível que a série esteja seguindo uma outra direção. Tanto Nor I, Nigel, AKA Leg in Iron como Droll Autumn, Unmutual Lord e Devil Never Even Lived, títulos dos episódios 11 e 12, respectivamente, são palíndromos, palavras ou frases que podem ser lidas da direita para esquerda e da esquerda para direita. Até agora ninguém sabe o que isso pode significar, mas a Daniella Velluto sugeriu que a mensagem escondida pode estar entre esses títulos.

– Então, a frase fica por enquanto assim: Nada é mais perigoso. Eles invocam medo. Para o momento deles está próximo. Do FBI. Defende a constituição. O exército de Shepherd Apenas os servem. Quando os Soldados atacam, Nós Lutamos.

– “Faz sentido” é a última coisa que você quer ouvir de um crush.

– Não consegui falar na review, mas o problema da série com o romance entre Zapata e Reade é o mesmo com Nas e Weller. Blindspot é incapaz de perceber que pode haver mais amor em um relação de amizade e parceria do que em um romance que está fadado a fracassar.

– Patterson gritando com Weller sem perceber foi a cena mais engraçada desse episódio.

Agora é sua vez. Gostou do episódio? Animado com o retorno de Blindspot? Deixe seu comentário e até a próxima semana!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×