Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Boardwalk Empire

Por: em 2 de agosto de 2010

Boardwalk Empire

Por: em

Você conhece Atlantic City? Referências à esta cidade nas séries são muitas, principalmente naquelas ambientadas em New York, pela proximidade. Atlantic City é a meca da jogatina do lado leste dos Estados Unidos, bem parecida com a imagem que temos de Las Vegas. É o playground do mundo, um lugar para se divertir, repleto de hotéis, casas noturnas e casas de shows rivalizando com a vizinha Broadway. Com algum dinheiro, você pode se sentir um rei, legal, ou ilegalmente.

Isso tudo para falar que no dia 19 de setembro a HBO estréia sua nova minisérie, Boardwalk Empire, uma adaptação do livro de Nelson Johnson Boardwalk Empire: The Birth, High Times and Corruption of Atlantic City, produzida por Terence Winter (The Sopranos) e dirigida por ninguém menos que Martin Scorsese. A série retrata a máfia na cidade na década de 30, mais precisamente 1920 à 1933; tempo em que a fabricação, transporte e comércio de bebidas alcoólicas foram proibidos nos Estados Unidos com uma emenda constitucional. Esse período ficou conhecido por lá como “A era da Proibição” ou “O experimento nobre“. Podem imaginar o efeito de uma lei dessas sobre a sociedade, sobre o comércio? Se você for conectar os fatos, deverá se lembrar que 1929 ainda foi o ano do New Deal, e o início da grande depressão.

O ator Michael Stuhlbarg viverá um gângster judeu na série, um comerciante de bebidas, mafioso conhecido. Ele deu uma entrevista para o Omelete há algum tempo e comentou o preciosismo do diretor, que ficou 2 meses filmando o episódio piloto. Os outros episódios foram filmados mais rápidos, claro, em 2 meses se faz um filme independente. Scorsese dirigiu somente o primeiro episódio, mas está bem envolvido com toda a produção da série da HBO.

Boardwalk Empire começa aí, nos Estados Unidos, em Atlantic City, 1920. A 1º grande guerra já terminou e a grande depressão está por vir. Enquanto muitos países estão tentando se reerguer, o governo americano proíbe o trânsito do álcool. No livro o historiador e juiz Nelson Johnson conta como o Resort à beira mar se transforma num cenário político, onde a luta pelo poder e dinheiro faz a cidade renascer como a capital do entretenimento. E lá vale tudo.

A série é centrada em Nucky ThompsonSteve Buscemi, um tesoureiro que lida tanto com mafiosos quanto com políticos e não se incomoda com esta situação, muito pelo contrário. Ele se aproveita do fato e da sua posição estratégica na cidade portuária para chantagear pessoas e controlar o submundo da cidade, aspirando se tornar um político, um homem público. Junto com seu irmão Elias, xerife de Atlantic City, nos tempos de lei seca ele acha o seu lugar na cidade como o homem a se procurar para encontrar qualquer tipo de bebida.

Nucky faz negócios com todo tipo de gente no seu hotel e cassino, e isso inclui o mafioso mais famoso dos Estados Unidos, Al Capone, que será interpretado por Stephen Graham, recentemente visto em Inimigos Públicos. Entre seus outros parceiros de negócios estão Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg), Big Jim Colosimo (Frank Crudele), Lucky Luciano (Vincent Piazza).

O principal coadjuvante da história é Jimmy Darmody (Michael Pitt), que está chegando na cidade vindo da grande guerra. Ele, que era um antigo protegido do Nucky, exige fazer parte dos negócios do seu mentor. Começa como motorista e com o tempo ele vê que tudo não está na velocidade que ele esperava e tomando as rédeas das suas próprias ações, Jimmy começa a formar uma aliança com todo tipo de gente,  isso inclui o agente federal Van Alden (Michael Shannon), que está no rastro de Nucky.

Para complicar tudo, Nucky ainda se envolve com uma mulher que está num casamento abusivo, Margaret Schroeder (Kelly Macdonald), que ele tenta ajudar. Mas sua namorada oficial é Lucy, interpretada por Paz de la Huerta.

Além de toda a história envolvida, é ainda uma produção HBO, o que sempre nos faz esperar por algo grandioso. Confiram o vídeo disponibilizado pela HBO da montagem do cenário, e mais um vídeo promo da série, para dar água na boca e ficarmos mais ansiosos e esperar a estreia de Boardwalk Empire no dia 19 de setembro. Poderia falar mais sobre o cenário, sobre o figurino de época, sobre o nível de detalhismo da HBO e de seus produtores, mas isto é um pouco redundante quando só este ano já tivemos Treme, The Pacific, e a produção é assinada por Scorsese e Terence Winter. Com grandes nomes no elenco interpretando importantes personagens da história, temos mesmo que esperar muito desta nova minisérie.

Boardwalk Empire terá 12 episódios mostrando o nascimento de Atlantic City, a máfia local, o mundo do entretenimento no conturbado período entre guerras convivendo com a lei seca, tema de muitos filmes e séries.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×