
A Fox retirou seus sete canais da Sky às 18h deste domingo (5) e deixou os 5,2 milhões de assinantes da operadora sem The Walking Dead, Copa Libertadores da América, Os Simpsons, Legion, 24: Legacy, Modern Family, Prison Break, Family Guy, Homeland, American Horror Story, Bones e outros.
A Fox anunciou em seu perfil do Twitter:
ATENÇÃO ASSINANTES SKY:Informamos que após meses de negociação não chegamos a um acordo devido às condições comerciais oferecidas. #querofox pic.twitter.com/oUFzjWCHZA
— Canal FOX (@CanalFox_br) February 6, 2017
E no perfil da Fox Sports Brasil no Facebook publicou a nota:
“ATENÇÃO ASSINANTES SKY
Informamos que após vários meses de negociação para manter a distribuição de nossos canais, infelizmente não conseguimos chegar a um acordo. As condições comerciais e de distribuição oferecidas pela Sky estão abaixo dos valores de mercado, e do valor e relevância do conteúdo que o público escolhe e gosta.
Pedimos desculpas aos fãs dos canais FOX por esta situação e garantimos que vamos fazer o máximo para que possam ver os seus shows favoritos novamente. E lembramos que nossa programação continua a disposição do público do Brasil através de todos os demais sistemas de TV por Assinatura.”
A Sky não é a primeira operadora a sofrer pressão do grupo Fox: no ano passado, a empresa retirou seus canais da Oi, Net e a Claro. O impasse entre a Fox e a Sky se iniciou em 24 de janeiro quando a Fox divulgou um comunicado afirmando não ter chegado a um acordo e que não disponibilizaria seus canais a partir do dia 31, mas o sinal só foi realmente cortado no dia 5 de fevereiro.
As negociações pela renovação de contrato, no entanto, serão retomadas hoje (6). O problema é que com a queda de assinantes e com o contexto da crise financeira, a Sky se nega a aumentar o valor de contrato com a Fox.