Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Community – Vale cada minuto!

Por: em 4 de maio de 2010

Community – Vale cada minuto!

Por: em

Quando li a sinopse de Community para a fall season, achei besta e sem graça, imaginando que seria cancelada logo. Demorei e relutei muito para assistir ao piloto, mas como estavam falando muito bem e uma segunda temporada estava garantida, resolvi assistir. O fato é que…como eu não assisti Community antes??

Para quem não conhece a história se passa na faculdade comunitária Greendale onde alguns personagens formam um grupo de estudos de espanhol. O líder é Jeff Wingers, que teve sua licença de advogado cassada e agora precisa estudar para poder advogar. Logo no primeiro dia, Jeff se encanta por Britta, a “mãe” do grupo que está em Greendale após ter tentado várias profissões em sua vida. Abed é um palestino-americano que foi estudar empreendedorismo mas troca por cinema. Troy foi um famoso jogador de futebol americano no ensino médio e forma uma grande amizade com Abed. Shirley e Annie também ficam bastante amigas, sendo a primeira uma dona de casa recém divorciada e Annie uma garota de 18 anos que largou o ensino médio devido a um vício a remédios. Terminando o grupo temos Pierce, um homem bem mais velho que vive dando conselhos devido a suas experiências de vida. Para completar o núcleo principal está o Señor Chang, o excêntrico professor de espanhol.

Apesar de parecer simples apenas lendo o parágrafo acima, Community é muito mais do que isso. É um prato cheio de referências culturais devido a Abed, o viciado em cinema e televisão, que compara qualquer detalhe a uma situação de algum filme ou série de TV. Mad Men, Lost, Entourage, Glee, M.A.S.H. e Friends são alguns dos exemplos de seriados já referenciados na série, enquanto inúmeros filmes já serviram de uma boa ironia de Abed. A questão é que em Community tudo isso é feito com um roteiro impecável escrito por Dan Harmon (The Sarah Silverman Program) e seus outros diretores: Joe e Anthony Russo, (Arrested Development) e Neil Goldman e Garret Donovan (Scrubs).

Os outros personagens também são figuras essenciais para o bom funcionamento da trama como o divertido reitor Craig, os alunos Star-Burns, Leonard e Vaughn, além dos vários convidados especiais que a série já teve como Jack Black e Owen Wilson. Tudo isso mais a construção dos personagens principais e de todo o funcionamento da Greedale é o que transforma Community em uma das melhores estreias da última fall season, pareando a comédia com Modern Family na disputa de melhor comédia atual, visto que vem desbancando até The Office.

Como já comentei, as referências são um show a parte ironizando ou engrandecendo as produções televisivas e cinematográficas não só da atualidade como as mais antigas também. Os personagens são extremamente carismáticos e não tem como não gostar de nenhum deles. Discussões de cultura, religião, relacionamentos são com eles mesmo e qualquer fã da série gostaria de fazer parte daquela “família”. Ser amigo do Jeff, conversar com a Shirley, andar com Abed e Troy, engajar-se nas causas da Annie, receber conselhos do Pierce e da Britta são coisas que eu gostaria na minha faculdade. As partes finais do episódio, geralmente com Abed e Troy são hilárias e evolução dos personagens é facilmente percebida quando os vemos hoje.

Mas claro que um dos motivos do sucesso é o seu elenco e Community acertou na escolha dos atores. Jeff é interpretado por Joel McHale, conhecido por seu programa The Soup e recentemente no filme O Desinformante! Gillian Jacobs (filmes A Caixa, Gardens of the Night) é Britta, enquanto Danny Pudi (participações pequenas em E.R., Greek, Gilmore Girls) interpreta Abed. Ainda no elenco estão Donald Glover como Troy, Yvette Nicole Brown (Drake & Josh e filme A Verdade Nua e Crua) como Shirley, Alison Brie (Mad Men) como Annie, o ótimo Chevy Chase (filmes Férias Frustradas, Três Amigos, Clube dos Pilantras) como Pierce e Ken Jeong (filmes Faça o que eu Digo, Não Faça o que eu Faço, Se Beber Não Case, Maluca Paixão) como Señor Chang.

Avisando que a 1ª temporada está quase acabando nos EUA pelo canal NBC mas por enquanto aqui no Brasil, Community está inédita. Se você, assim como eu, negava a existência de Community por achar que não valeria a pena, volte atrás e assista, pois essa comédia vale cada minuto!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×