Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dharma Day 2 – Lost, Hoje e Sempre

Por: em 21 de setembro de 2009

Dharma Day 2 – Lost, Hoje e Sempre

Por: em

Depois da entrevista que fizemos com a Samara Lis, uma das responsáveis pelo Dharma Day, foi ainda mais decepcionante não poder participar do evento, já que a grande maioria de nós do Apaixonados por Séries não mora em São Paulo.

Então é com satisfação que publicamos esse relato do que aconteceu por lá no último sábado, escrito por Paulo Fabian, nosso autor convidado do blog Netiteve, que gentilmente nos mandou seu relato da sua primeira experiência no Dharma Day.


Nesse fim de semana foi realizada a segunda edição do Dharma Day. Como de costume, em um pequeno auditório da Livraria Cultura, num shopping da cidade de São Paulo. É um lugar confortável e que esse ano já demonstra que o evento precisa de um lugar um pouco maior para comportar todos os interessados no tema.

Organizado pelo sexteto Sheila Andreata, Samara Lis, Juliana Teixeira, Fabio Hofnik, Leco Leite e Pedro Araújo, a apresentação na sua maior parte ficou a cargo de Pedro e Leco, ambos com presença de palco que já cativa a plateia de imediato. Após uma pesquisa prévia no site os organizadores acharam melhor deixar a troca de ideias entre eles e o público bem mais ampla para esse ano, ao contrário do passado, em que os convidados estiveram com a palavra por mais tempo. Foi um grande acerto.

Durante o evento alguns vídeos foram exibidos para dar um apanhado da série. O primeiro foi uma seleção feita por Vitor Canato sobre a música The Pretender do Foo Fighters. Um bom casamento entre letra e imagens relacionadas tornando-se um perfeito vídeo-clip. Já o segundo nessa linha de bons momentos da série é um suposto promo da sexta temporada. A perfeição é tanta ao que se espera para os episódios que se desconfia que a própria rede ABC tenha feito a edição e lançada como de fã, conhecido como Desmondo815.

LOST é um acontecimento que supera o mundo televisivo. E esse tipo de encontro de fãs é um atestado claro do fato. Um dos convidados desse ano, o jornalista Gustavo Miller do jornal O Estado de São Paulo, vai adiante nessa ideia e argumenta que a série ajudou a criar uma nova geração de expectadores, que ele batiza de Geração Lost. Mais do que uma variação de fãs engajados como já visto em outros tempos com série como Star Trek ou Arquivo-X, os de agora pensam a série a que assistem como um trampolim para o conhecimento. Se antes os fãs saiam de uma passividade para a atitude de salvar ou discutir a série em si, agora, com os adventos das novas mídias sociais, se discute com muito interesse os temas abordados de maneira periférica nas histórias, assuntos que vão da filosofia a física quântica. Mesmo que no início isso se deva a uma tentativa de formular alguma teoria acabam por se aprofundar num tema ou outro.

Teorias diversas foram o que não faltaram no Dharma Day. Tantos os promotores do evento quanto alguns participantes na plateia apresentaram questões e/ou soluções bastante pertinentes, ainda que quase todas não tentem ser definitivas, pois ainda há um desejo comum que os produtores da série ainda proponham mistérios novos que colocarão por terra algumas linhas de raciocínio. Talvez a única teoria exposta que não teve boa recepção do público foi de existir dois Ben, assim como já sabemos que havia dois Locke. Defendida por Pedro Araújo, ela é oriunda de uma cena deletada de um episódio onde, após Ben Linus surgir no deserto (devido à viagem no tempo e espaço), o vemos pegar alguns documentos escondidos num local. A novidade é que há um take do próprio Ben ainda deitado. Pela edição de imagens dá a entender que ele se vê deitado e ainda inconsciente. Numa rápida enquete o público considerou um mero erro de continuidade.

Em termos do futuro algo que agradou em cheio foi a exibição de um vídeo realizado por Fabio Barreto do S.O.S. Hollywood durante a D23 Expo, uma convenção exclusiva da Disney. Como a ABC é parte da Disney nada mais natural que existir uma promoção da série por lá. Como comentou Leco Leite, é uma pena o Brasil não ser agraciado com tais tipos de promoções oficiais. O vídeo mostra o estande do novo ARG, que começa semana que vem. Chama-se Lost University, onde se ministrará aulas sobre os temas exibidos na série. Ou seja, uma extensão oficial do exposto acima sobre a interconexões de conhecimento que LOST engendra na mente dos fãs.

Ainda nesse quesito de novas visões sobre Lost, além dos mistérios óbvios, há as relações puramente humanas que a série nos traz. Leia-se o lado do romantismo, através do eterno triângulo amoroso Jack-Kate-Sawyer e que depois virou um quadrado com a aparição de Juliet. Lilica e Fabi do site Café com Cuca subiram ao palco para falar um pouco sobre esse assunto e comentar sobre certa discriminação por parte dos fãs.

Já que no ano passado houve a presença ilustre de Jacob, balançando em uma cadeira vazia, tivemos como surpresa nessa edição do Dharma Day a apresentação da banda Rust In Beer, num cover do DriveShaft, que tocou You All Everybody. Muitos entraram no clima e esganiçaram a voz para cantar o refrão para lá de contagiante.

O ponto mais esperado, porém, foi a farta distribuição de brindes. Quem não gosta de um objeto relacionado a LOST, mesmo que seja um squeeze com a logomarca? E teve de tudo: caneta, pôster gigantesco, livros, camisetas, chaveiros e até sabonetes com o logo da Dharma. O público vibrou a cada número sorteado. Resumo: foram duas horas de muita diversão.

Este repórter freelancer apenas se ressente do fato que para sanar a vontade de fã (perdeu a edição passada) teve que ir no sacrifício ao evento. Doente, com a cabeça explodindo, preferiu ficar quieto num canto e sem ter contato com amigos virtuais tão próximos (elas bem sabem quem são) que se tornariam, enfim, mais reais. A má fase era tanta que a máquina pifou e somente permitiu a foto do número de sorteio. Tudo bem, ano que vem tem mais.


Apaixonados por Séries

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×