Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As avós mais duronas das séries

Por: em 26 de julho de 2016

As avós mais duronas das séries

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

As avós são mães com bastante açúcar, e tantas outras guloseimas, e comumente fazem parte das nossas vidas desde o nascimento até os nossos anos joviais; sortudos são aqueles, que como eu, convivem e/ou são criados com/pelas suas avós desde que se entendem por gente até os dias atuais, e quem sabe, vindouros. Avó é sinônimo de acolhimento, defesa intransigente, carinho abraçado e amor incondicional para toda a vida, ainda que você tenha que dividir tudo isso com todos os seus primos, mas ainda dá e sobra!

Além de todas as características fofas as nossas avós também podem ser duronas, são mulheres fortes que muitas vezes já deram duro em prol do sustento e sobrevivência da sua família, assim como já enfrentaram/enfrentam todo o tipo de dificuldade em suas vidas. São as avós que já deram e dão a cara a tapa, em primeiro momento pelos filhos, e posteriormente pelos netos, e não é diferente nas séries, onde temos exemplos de avós que transcendem a as típicas características afetuosas e se transformam quando se trata da proteção de suas crias.

Olenna Tyrell – Game of Thrones

olenna-margaery-loras-got-house-tyrell

A matriarca do Jardim de Cima não é uma Lannister, mas se torna uma verdadeira leoa pela defesa dos seus netos. A Rainha dos Espinhos, apesar de já estar passando da casa dos sessenta anos, é uma senhora de forte opinião, astúcia, perversa e de língua afiada, de frágil ela só tem mesmo a aparência. Olenna (Diana Rigg) é na verdade a persona estrategista da casa Tyrell, partindo dela algumas das atitudes e movimentos no jogo dos tronos, contribuindo e conspirando ativamente no assassinato de Joffrey (Jack Gleeson) e  Tywin Lannister (Charles Dance), assim como na tentativa de desarticulação do alto pardal e seus sacerdotes. Mas foi tudo por amor aos netos e estabilidade da sua casa, os movimentos calculados de Olenna, como as alianças com os inimigos, salvaram Margaery (Natalie Dormer) e Loras (Finn Jones) de situações chaves por algum tempo, só que não foram suficientes no final; boa parte da família da mesma foi reduzida a pó na explosão promovida por Cersei, e como tempos desesperados pedem medidas desesperadas, a vovó Tyrell já não tem nada a perder e agora é movida por uma vingança pela morte do filho e dos seus amados netos, e este é só um dos fatores que me deixam ainda mais ansiosa pela 7º temporada de GOT.

Gemma Teller-Morrow – Sons of Anarchy

gemma-and-thomas-soa

A personificação da complexidade, Gemma (Katey Sagal), apesar de ter sido uma péssima influência como mãe, demonstrava um carinho e cuidado incondicionais pelos netos Abel e Thomas, se armando até os dentes ao pressentir uma ameaça a seguridade da sua família. Mas nem todo o amor e proteção de avó do mundo foram capazes de encobrir, ou nos fazer relevar, todas as características desprezíveis de Gemma, que justificava suas devastadoras ações como ”pela família”, o que levou a uma das cenas mais marcantes de Sons of Anarchy. Pelas pessoas e ambiente nocivo em que as crianças cresciam e se desenvolviam já dava para ter uma ideia de que ia dar merda em algum ponto, mas felizmente elas foram retiradas antes que algo mais grave acontecesse; apesar de tudo que havia de ruim, é inegável que Gemma fez o que fez por amor, mesmo que com a concepção distorcida do mesmo, provando que era de fato durona.

Alba Villanueva – Jane the Virgin

jane-the-virgin-alba-and-jane

Traumatizada com a inesperada gravidez da filha ainda na adolescência e temendo que o mesmo destino recaia sobre a neta, acaba partindo de Alba (Ivonne Coll) o maior incentivo e pressão para que Jane (Gina Rodriguez) se guarde até o casamento, a jovem que faz a linha boa moça obediente torna isso um objetivo de vida, só que o destino novelesco mexicano é surreal e a coitada acaba inseminada por acidente. A relação entre Alba e a filha sempre foi acometida por desentendimentos e este fato acaba por estreitar os laços entre avó e neta, fica evidente ao decorrer dos episódios o carinho que uma sente pela outra. Além de tudo, a avó de Jane é sábia, centrada, contida e tem sempre ótimos conselhos para dar, já passou pela sua cota de dureza, imigrando ilegalmente para os EUA e tendo que se esconder para não ser deportada. Alba é um exemplo de mulher que já sofreu situações envolvendo a vida e a família, mas que permanece forte e amorosa tanto com Jane quanto com o bisneto Mateo.

Emily Gilmore – Gilmore Girls

emily-rory-gilmore-girls

A relação entre avó e neta Gilmore é a prova de que se a fórmula com Lorelai (Lauren Graham) não deu muito certo na primeira vez, não quer dizer que a história vai se repetir com a próxima geração da família. Ao contrário da mãe, Rory (Alexis Bledel) tem a natureza doce, compreensiva, paciente, e está sempre disposta a dar um voto de confiança aos avós pintados de maneira horrível pela mãe, os conflitos entre Lorelai e os pais são ocasionados por ela ser ao mesmo tempo tão semelhante e divergente dos mesmos. O relacionamento danificado entre mãe e filha é contrastado pela afetuosidade entre avó e neta, Emily (Kelly Bishop) e Rory constroem um laço tardio, mas muito significativo, e a personalidade durona e impenetrável da vovó Gilmore acaba de guardas abaixadas pela neta, em quem vê uma nova oportunidade de ter aquilo que não teve com a própria filha.

Lady Violet Crawley – Downton Abbey

lady-violet-crawley-downton-abbey

Desde meados de 1800 dando e vendendo as suas venenosas alfinetadas, a Dowager Countess of Grantham faz páreo fácil com uma certa senhora espinhosa do universo de GOT. Inicialmente conservadora e mantenedora da moral e dos bons costumes britânicos, Violet Crawley (Maggie Smith) é a cereja do bolo desta maravilhosidade que é Downton Abbey, dona das melhores opiniões, frases e tiradas, a Condessa é conhecida por ser dura e direta com as netas, mas quando necessário demonstra todo o seu afeto e suporte pelas meninas. A personagem passa a ser ainda mais admirada por mim, e acredito que também pelo público, quando começa a incentivar e apoiar os ideários progressistas e feministas de Edith (Laura Carmichael) e Mary (Michelle Dockery), mulheres a frente do seu tempo.


Hoje, dia 26 de Julho, é comemorado o dia dos avós aqui no Brasil. Este post é uma singela homenagem a estas mulheres que além de proporcionar todo o carinho e colo, também demonstram dureza e pulso firme quando necessário, estas senhoras que, as vezes, exercem o papel o papel de mãe pelos netos seja por algum tempo, (como foi o meu gratificante caso), ou por uma vida inteira, merecem todo o amor e todas as homenagens do mundo, assim como aquele ferrenho incentivo para que continuem fazendo aquele velho cuscuz com banana e queijo, só pra não perder o costume de uma vida inteira.


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×