Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dicas de livros dos nossos personagens

Por: em 29 de outubro de 2009

Dicas de livros dos nossos personagens

Por: em

Hoje é o dia nacional do livro, e não sou só eu que adoro um bom livro, os personagens das nossas séries favoritas também gostam de ler. E se até eles leem livros, porque nós não? Então anotamos aqui alguns livros lidos pelos personagens em cena e damos sete dicas de leituras para você.

Friends Livros-Friends-Joey-e-rachel Em Friends há um episódio que Rachel acha um livro no congelador do Joey, e conversando sobre seus livros preferidos, fazem um trato, de cada um ler o livro preferido do outro. O processo é assustador para os dois. Rachel pegou um livro que é realmente assustador, e Joey, se assusta com um drama, tanto que quando vai chegando no final, ele coloca o livro no congelador novamente.

1 – O iluminado (The Shining) é o livro preferido do Joey, Rachel leva muitos sustos ao longo da sua leitura, afinal, esse é o motivo da paixão do Joey, ser assustador. Stephen King é o autor do livro e no hotel Overlook, Danny Torrance não sabe se é abençoado ou amaldiçoado, ele enxerga o passado e o futuro. Seu pai, Jack, quando vai tomar conta deste hotel no inverno, não se importa com a história do local, até que fatos estranhos começam a acontecer com sua família, e Jack começa a ficar louco. O iluminado teve uma adaptação de sucesso para o cinema feita pelo Stanley Kubrick, protagonizada pelo Jack Nicholson.

2 – Já o Joey começa a ler o livro preferido da Rachel, Adoráveis Mulheres (Little Woman) escrito pela Louisa May Alcott, conta a história de quatro irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy March, que enfrentam vários problemas durante a guerra civil, com o pai no exército e a mãe com dificuldades financeiras para manter a casa. As irmãs criam laço de amizade com o vizinho Laurie, que mais tarde é de grande importância na vida delas, e nos problemas que elas encontram. Adoráveis Mulheres também teve várias adaptações para o cinema, para o teatro, para óperas…

Sex and the City

Livros-Sex-and-the-city-Seteve-Brady-2

Quando Miranda conhece o Steve no bar, ele está lendo um livro para passar o tempo quando não tem ninguém para servir. Depois que Miranda se acalma de ter levado um bolo da Carrie, puxa assunto com o Steve, para ser simpática e tirar a má impressão que passou antes, e começa perguntando o que ele está lendo. A resposta é uma brincadeira, “o bartender” de Hemingway.

3 – Na verdade, o que o Steve estava lendo era The Complete Short Stories of Ernest Hemingway, que no Brasil teve seu volume dividido em dois: Contos de Ernest Hemingway. O livro de contos do autor, ganhador do premio Nobel de literatura pelo “O velho e o Mar”, pode ser chamado de autobiográfico, pois conta um pouco da sua história de vida da guerra na qual lutou, com temas sobre coragem e sobre dever cívico. Ele gostava de escrever sobre a real condição humana.

Confissões de Adolescente Livros-confissões-de-adolescente-Diana Em Confissões de Adolescente, Diana é estudante de jornalismo, adora escrever e está sempre lendo alguma coisa. Várias cenas são na cantina da sua faculdade, onde ela convive com amigas e amigos e sempre tem vários livros como coadjuvantes. Mas neste episódio, o vigésimo primeiro da primeira temporada, Histórias de Amor, ela conhece o Marcelo, um estudante de artes, interpretado pelo Murilo Rosa, que lê os artigos dela. Diana se apaixona, Marcelo lhe dá um livro para ler, diz que tem tudo a ver com ela, mas logo em seguida, quando pinta um clima entre os dois, Diana descobre que Marcelo é namorado de uma de suas amigas.

4 – O livro que Diana ganha para ler do Marcelo é Estorvo, do Chico Buarque, que curiosamente também virou um filme em 2000, dirigido por Rui Guerra. Foi o primeiro livro que o compositor escreveu, com um narrador que não tem nome e possui uma visão distorcida das coisas que o cerca, sem saber diferenciar o que é real e o que é imaginário, atormentando a vida dos que convivem com ele. Literalmente o Estorvo.

Bored to Death Livros-Bored-to-death-Jonathan Quando Jonathan no primeiro episódio de Bored to Death é largado pela namorada, ela leva quase tudo que tem na casa deles, e só resta a ele, que é escritor, pilhas e pilhas de livros espalhadas pela casa. Enquanto ele tá andando e pensando o que fazer da vida, este livro cai de uma pilha e ele começa a ler. O livro serve de inspiração para esse primeiro episódio, Jonathan se identifica com o personagem principal do livro.

5 – O livro que Jonathan começa a ler é Farewell my Lovely (Adeus, minha adorada), de Raymond Chandler, que também virou filme, aliás, virou três filmes! O livro apresenta um personagem recorrente dos livros de Chandler, o detetive Philip Marlowe, que é procurado por Búfalo Maloy, um ex-detento para procurar sua namorada, Velma, que ele não vê desde que entrou na prisão à oito anos atrás. Apesar de não ser um caso policial como o detetive está acostumado a lidar, Marlowe aceita o caso, porque acha que no fundo também é sentimental, e mesmo com o baixo pagamento que ele recebe, ele vai procurar a Velma, casos de amor o comovem.

Lost Livros-Lost-Sawyer-Lancelot Sawyer, o bad boy da ilha também é um aficionado por leitura, tanto que poderia ter um post só com suas dicas de livros. Sawyer até teve um problema de visão na primeira temporada de Lost e precisou começar a usar óculos, o que o levou a ganhar o apelido de Harry Potter. Entre diversos clássicos da literatura internacional, Sawyer já leu A invenção de Morel, Ratos e homens, etc… no décimo quinto episódio da segunda temporada, quando Kate o encontra pra entregar armas, ele está lendo um livro na praia.

6 – Este livro era o Lancelot de Walker Percy, cujo personagem principal é Lancelot, um advogado que descobre não ser o pai biológico de sua filha mais nova. Com raiva, ele explode a casa de sua esposa com ela dentro e vai parar em um instituto de saúde mental onde não consegue separar a realidade das ilusões. Como quase tudo em Lost há muitas referências do livro na série. Assim como várias outras que não destacamos aqui.

Gilmore Gilrs

Livros-Gilmore-girl-Rory-jess

Um casal conhecido como literati tinha mesmo que começar a se envolver a partir de um livro. Quando Jess se muda pra Stars Hollow e é convidado para um jantar na casa das Gilmore, ele se espanta com a quantidade de livros que Rory tem. Indagado por Rory se ele gosta de ler, o rebelde sem causa nega, mas acaba saindo de lá com um dos seus livros nas mãos, às escondidas é claro. Só depois Jess o devolve pra Rory, cheio de anotações nas margens, e então confessa que ele não só é viciado em leitura, como que aquele era um dos seus favoritos. Rory então o chama de Dodger, numa referência a um ladrãozinho de Oliver Twist.

7 -O livro que Jess surrupia é Howl que é, na verdade, um poema do americano Allen Ginsberg que faz parte da coleção intitulada Howl and Other Poems. Originalmente considerado obsceno devido as suas referências a drogas e práticas sexuais, Howl foi publicado por Lawrence Ferlinghetti que chegou a ser preso e indiciado pelo seu envolvimento com o livro. Howl é uma das maiores obras de uma corrente conhecida como "Beat Generation", dos anos 50, em que os valores norte-americanos eram colocados em cheque.

_________________________________________________

Com um bom livro podemos conhecer outras culturas, viajar, voltar no tempo e nos surpreender e emocionar.

Colaboraram comigo Caio e Cristal.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×