Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×02 Lost & Found

Por: em 2 de novembro de 2016

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×02 Lost & Found

Por: em

Depois de uma excelente estreia, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency entrega um segundo episódio sólido, com um pouco menos de adrenalina, mas não com menos mistérios, isso é o que não falta. Lembrando que, caso você não queria acompanhar os episódios semanalmente, a Netflix vai liberar mundialmente a série completa dia 11 de dezembro, então eu vou separar o resto do texto pois contém spoiler. Só continue se já assistiu, ok?


Aviso amigável da Amanda: se reclamar de spoiler, vai levar isso aqui:

Dirk Gently - 1x02 Amanda tá te avisando pra sair daqui se não quer spoiler

Começamos com um flashback, com Lydia ligando para Farah, pedindo para que ela vá ao prédio de Todd. Quanto a Farah nós já sabemos o que acontece, mas eu fiquei nervoso comigo por não ter reconhecido Lydia como a garota presa na casa de Gordon, o dono do corgi. Quem é sequestrada e tem como preocupação passar lápis de olho? Dirk resolve que a melhor forma de investigar é entrando na garagem do sequestrador. Que pessoa esperta, não é mesmo? Mas não antes de dar todo um longo monólogo sobre a interconectividade das coisas por causa do bilhete de loteria que ele encontrou na cena do crime e utilizá-lo para enfiar o coitado na mesma enrascada que ele.

Dentro da casa, Lydia está estranha, enquanto Gordon faz ameaças ao telefone, agora que é a Alma Suprema da seita que se chama Homens da Máquina (peguei essa informação no site oficial). Todo o arco dele é bem interessante, focando no homem branco cisgênero com pequeno poder. Eu não consegui entender se ele armou para tirar o Sacerdote anterior do lugar (Temer mandou lembranças) e se esse Sacerdote seria Patrick Spring, essa é uma teoria para pensarmos. Pois bem, Dirk e Todd escapam da casa (agora em chamas) levando o corgi.

Amanda resolve fazer o que Dirk recomendou e sai para dar uma volta. Logo na porta de casa, encontra o furgão dos Rowdy 3. O que eu gostei de toda a interação entre eles é que em nenhum momento foram usadas palavras. Apenas interjeições e explosões de sentimentos. Eu já imaginava que a Pararibulitis tivesse alguma ligação com a “magia” desse mundo. Quando Amanda parar de se drogar e abraçar quem realmente é, ela não apenas será engolida por essa caos, mas poderá se libertar. E eu tenho a impressão que os Rowdy 3 serão 5 se Todd não aparecer rápido.

Dirk Gently - 1x02 Bart, sendo maravilhosa, e Ken

Como eu já sabia, Bart é definitivamente a minha personagem favorita. Quem não gosta de uma assassina psicopata que gosta de longos monólogos sobre temas transcendentais? Delicia! E ainda por cima o universo se curva a seu favor e ela não pode se machucar (pior jogo de Roleta Russa de todos os tempos)? Você está de brincadeira comigo! Joga essa mulher contra qualquer super herói que eu quero ver quanto tempo eles duram. E eu infelizmente fiquei acostumado com o excesso de sangue da estreia. Queria ter visto o cérebro do imbecil espalhado no capô do carro inteiro.

Mas deixando as brincadeiras de lado, Bart nos dá muitas informações importantes. Ela vem de um lugar onde vários “como ela” estavam. Ela nunca chegou a vê-los, mas podia senti-los. Seriam eles outros assassinos como ela? Seria esse lugar como uma fábrica de máquinas de destruição? Ou os “como ela” são pessoas que, como ela, tem poderes? Depois ela nos lembra que não é ela quem escolhe as vitimas, ela sente onde deve ir. Ela não escolheu ir onde Ken estava, ela nem sabia o que ele estava fazendo naquele lugar, e ele ainda está vivo. Será que Ken também é alguém “como ela”?

Para terminar, temos a negociação no meio da noite que termina bem para Farah, mas mal para o corgi e para os agentes do FBI. Vamos concordar que não tem como isso dar certo. É óbvio que vão sentir a falta deles, e vai sobrar para Todd. O famoso gatinho, que todos estão procurando, está com Dirk e ele já conhecia Farah. Eu acho que ele nos deve muitas explicações a seu respeito. Para piorar a situação, na área militar, o Coronel Riggins recebe o ultimato de prender Dirk ou todos que participaram de um Projeto Black Wings serão eliminados. Uhu! Isso não está quente. Isso está em chamas!

Dirk Gently - 1x02 Bye bye corgi

Eu gostaria muito de saber o que exatamente são os poderes ou magias desse mundo. Apenas quando isso for explicado conseguiremos entender o que de fato acontece em muitas situações. A minha teoria (com base nas poucas cenas e no rápido trailer do episódio 3) é que algumas pessoas especiais conseguem alterar a energia do mundo. Isso é uma teoria que de fato existe. Que todos somos feitos da mesma energia manifestada de maneiras diferentes. Pois bem, eu acho que essas pessoas especiais conseguem acessar essa energia de uma maneira específica, mas não conseguem controlar esse acesso, servindo como arautos. Bart é tão livre pois aceita seu destino. Dirk, ao contrário, mesmo seguindo o que sabe que deve fazer, não poderia estar mais subjugado. É interessante como os são dois opostos tão distantes de uma mesma teoria.

Pois bem, tivemos mais mistérios introduzidos do que explicações. Do que se trata a seita Homens da Máquina e qual é seu objetivo? Qual é a ligação entre eles e Lydia e Patrick Spring? O que os Rowdy 3 querem com Amanda? Onde foram parar os outros 2 corpos encontrados ao lado do de Patrick Spring? Como Dirk conhece Farah? Será que ela se juntará à dupla para descobrir o paradeiro de Lydia? O que é o Projeto Black Wings e quem são seus participantes? Mistérios.

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency vai ao ar todo sábado pela BBC America, e estará disponível para stream completa pela Netflix em 11 de dezembro.


Que comecem as teorias! Vamos ver se temos as mesmas ideias nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×