Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×04 Watkin

Por: em 15 de novembro de 2016

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×04 Watkin

Por: em

Sabe o que é melhor do que ver uma comédia rasgada ou um mistério bem elaborado? É ver o sangue jorrando! Dirk Gently’s Holistic Detective Agency consegue entregar os 3 com uma dosagem sublime. Watkin foi, até o momento, o episódio mais lento da série, mas nem por isso foi menos recheado de revelações e reviravoltas. Estamos na metade na nossa jornada para descobrir o que aconteceu com Patrick Spring. Lembrando que 11 de dezembro a Netflix vai liberar a série completa, portanto, se quiser esperar, deixe para ler essa review depois, ok?


Dirk Gently 1x04 Rapunzel, o corgi

Olá! Eu sou um cachorríneo fofíneo dentro de uma caixínea!

Começamos com a confirmação da nossa teoria sobre a troca de corpos. Os Homens da Máquina conseguem transferir a energia das pessoas, mas precisam utilizar um animal como intermediário. Pobre Agente Weedle original, morreu como um rato, literalmente. David Lewis (de Motive) fez um bom trabalho na composição do Agente Weedle “trocado”. Ao mesmo tempo em que fica com um ar de bobo, é amedrontrador. A cena com os detetives Estevez e Zimmerfield foi boa para estabelecer que o foco da busca do grupo era Farah, mas agora eles sabem quem são Todd e Dirk, portanto cada vez mais próximos de conseguirem atacar os personagens principais. Falando nos detetives, eles foram menos incompetentes aqui, principalmente Zimmerfield, que não se deixou levar pelas provocações e percebeu que deveria ficar calado. De agora em diante eles devem parar de ser antagonistas de Todd e buscarem informações por outro ângulo.

Farah, Dirk e Todd seguem as instruções do mapa que encontraram na mansão Spring. Durante a crise do petróleo, Edgar Spring construiu uma máquina autossuficiente, capaz de gerar energia para o bairro que leva seu nome. E qual é o melhor lugar para se esconder algo? Em frente os olhos de todos! Dirk, sempre impetuoso, descobre um modo de entrar onde estaria a máquina (utilizando a manivela que estava no cofre), mas tranca ele e Todd dentro do lugar. Farah até tenta ajudar mas tem que voltar ao apartamento, pois Amanda recebeu uma visita inesperada e precisa de ajuda.

Se no começo Amanda parecia apática e sem brilho, depois de seu encontro com os Rowdy 3 parece outra pessoa, sedenta por aventura cada vez mais feliz. Sua relação com Todd é muito fofa, eles realmente se importam um com o outro. Por um curto momento eu cheguei a duvidar dela, achando que talvez estivesse se aproveitando do irmão, mas essa dúvida já passou. A forma como consegue lidar com a visitar (e quase invasão) do Agente Weedle foi boa para mostrar que ela está um pouco mais no controle de suas ações. Enquanto a questão da Pararibulitis não for resolvida, ela ainda deve continuar isolada, mas tenho certeza que antes do fim da temporada ela também estará em campo.

Dirk Gently 1x04 Agente Weedle sendo creepy

Ding Dong! Avon chama!

Gordon encontra uma mulher chorando em um bar, Sammy. Caso fique difícil lembrar, ela é a mesma mulher que Todd consola antes de descobrir o corpo de Patrick Spring, além de ser a apresentadora do sorteio da loteria cujo bilhete premiado está com Todd. Santa coincidência, Batman! Sammy chora por terem encontrado o corpo de Lux Dujour, cuja energia espiritual está em Gordon. Ele não passa de um #NiceGuy, enchendo a mulher de presentes em troca de futuros favores sexuais que nunca acontecerão, como ela já deixou bem claro. Ele promete que aquele seria o último presente que daria: um casaco de peles, com uma super história, que Sammy reconhece como sendo de Lux. Gordon promete mostrar para ela o que realmente aconteceu com o cantor, se ela for com ele. Amiga, seu histórico com homens sempre foi uma porcaria, agora era a hora de você sair correndo, depois não vem reclamar que vai dar em porcaria.

Dentro da entrada secreta, Dirk e Todd estão em um labirinto subterrâneo. Quando menos esperam, estão dentro de uma sala cheia de lâmpadas, que começa a se fechar com eles dentro. Super divertido, não é? São testes para ver se ambos serão capazes de cumprir seus destinos. O que me parece é que esses testes são mais para estreitar os laços de confiança entre Dirk e Todd do que outra coisa. A segunda prova com o Rinoceronte Fantasma de Energia foi bem divertida (e o Dirk só de cuecas me fez rever a cena várias vezes… parabéns, Samuel Barnett!). Mais uma vez vemos que nenhuma informação é inútil aqui. Patrick Spring tinha um rinoceronte de estimação chamado Pepe, o mesmo do teste. Isso significa que quem criou a máquina foi Edgar, mas seu filho colocou as provas depois, especificamente para Dirk e Todd.

A discussão de Farah com Agente Weedle é maravilhosa! Qualquer mulher que consegue calar um homem apenas estalando os dedos na cara dele merece o nosso respeito (Amanda dando uma de #FanGirl é demais). Infelizmente ele consegue vira o jogo atacando Farah onde está seu ponto fraco, autoconfiança. Eu jamais esperaria toda aquela articulação verbal vinda de alguém que mal consegue andar sem esbarrar em todas as paredes do corredor, mas vai embora sem ferir ninguém, apenas plantando a semente da dúvida. Amanda consegue acalmá-la com aquela ótima conversa sobre o que é ser normal. Ponto positivo para o show passando no teste Bechdel.

A última prova que Todd e Dirk tem que enfrentar envolve uma retrospectiva em todas as pistas que recolheram até o momento aparecendo em vários televisores, e finalmente Dirk se mostra capaz de algo, pois até agora só conseguiu se virar por ter a ajuda das pessoas certas. Mas os problemas começam quando a instalação começa a pegar fogo. Como coincidências não existem, a sala onde estão fica na parede da lavanderia do prédio de Todd, e quem mais poderia destruir tudo e salvar a pátria, senão os Rowdy 3? Amanda ainda não contou à ninguém sobre seu relacionamento com eles, o que é um pouco preocupante, pois isso deve ser usado contra ela mais a frente. Como recompensa pelos serviços prestados, sugam a luz azul de Dirk. Como eu imaginava, essa é a forma de alimentação deles, só basta saber o que exatamente é tal luz e se perdê-la pode causar algum mal. Amanda mais uma vez salva todos ao ouvir sobre um mapa aparecendo nos televisores. Provavelmente teremos que voltar à visão para entendermos mais sobre o futuro e sobre o passado. O novo mapa, além de especificar que a missão foi feita par Dirk e Todd, mostra o próximo destino deles.

Hora das explicações. Na Unidade de Transferência de Animais (que nome mais apropriado), Gordon explica para Sammy que na década de 60 eles receberam uma máquina de alguma fonte. Eles usavam essa máquina para trocar de corpos com pessoas ricas e utilizarem suas fortunas, matando-as quando deixavam de ser úteis. Foi assim que Sammy conheceu Lux Dujour, mas não o original, o trocado. O discurso de Gordon é assustador, a começar pela mudança de sua voz, deixando de ser praticamente incompetente para a ser frio e calculista. Não esperava que ele fosse fazer o que fez com Sammy. Agora sim nós temos um vilão de peso para derrotarmos. Ótima atuação de Aaron Douglas (de The Returned), passando total credibilidade para ambos momentos de Gordon. Detalhe: esse é o mesmo casaco que o Todd com olho roxo está usando naquela rápida cena do piloto. Será que Todd também será transportado?

Dirk Gently 1x04 Gordon queria participar de TWD

Negan o caramba, meu nome agora é Gordon!

Na trilha sonora da semana tivemos músicas relacionadas à Lux Dujour. Provavelmente teremos uma mudança nos próximos episódios, já que Gordon considera essa parte dele morta.

Não tivemos Bart, nem Ken, nem o núcleo militar, mas eles não são necessários para a descoberta desse mistério, fazendo parte apenas da estória de Dirk. Já sabemos que pelo menos Bart e Ken voltam semana que vem. Grandes emoções à frente!


O que tem achado de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×