Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×06 Fix Everything

Por: em 1 de dezembro de 2016

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×06 Fix Everything

Por: em

Depois do episódio morno da semana passada, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency volta com sangue nos olhos preparado para derrubar todas as inimigas. Max Landis voltou à função de escritor e isso fica claro desde os primeiros minutos do episódio. É esse o espírito louco que esperemos de Dirk Gently. Vem comigo nessa viagem psicodélica. Lembrando que 11 de dezembro a Netflix vai liberar a série completa, portanto, se quiser esperar, deixe para ler essa review depois, ok?


Dirk Gently 1x06 Zackariah Webb faz experiências malucas com seus animais de estimação

Tem algo de podre nessas experiências todas. Abre a janela para dar uma arejada.

Antes de acompanharmos os acontecimentos no presente, voltamos para 1886 , no laboratório de Zackariah Webb, o cara que construiu a mansão Spring. A trilha sonora dessa cena é incrível, coloca a gente no clina de criador louco. Eles precisam explicar o que exatamente ele pretendia fazer com essa máquina. Claramente não era a transferência de corpos. E quem é o maníaco que faz experiências com seus amados animais de estimação? Também precisamos saber o que fez a máquina ser modificada para realizar uma viagem no tempo, mas pelo menos o cachorro sobreviveu. Pelo que parece, a máquina que retorna não é a mesma de partiu ou, se é a mesma, ela deve ter sofrido danos pesados e teve que ser arrumada da melhor maneira possível. O que será que Dirk quis dizer com “deu ruim”? Gostei muito da atuação de Julian McMahon, expressando tudo apenas com olhar. Espero que ele aparece mais.

Quem mais sentiu falta da musica original da abertura?

Gostei muito do enfrentamento do detetive Estevez e seu superior. A dor pela perda do amigo, assim como a raiva ao perceber que seu chefe mais que provavelmente tem ligação com os corpos encontrados e com o sequestro de Lydia Spring estavam claros na atuação de Neil Brown Jr.. Mas a melhor parte é a sua conversa com Rapunzel, o corgi. Foi a coisa mais fofa var o espírito de Lydia respondendo às perguntas do detetive, mas de onde ele tirou a hipótese que a troca havia acontecido? Não pode ser apenas papo de bêbado e depois ele ficou sóbrio ao perceber que o cachorro estava respondendo. Para mim, isso foi uma pequena falha, mas pelo menos serviu para colocá-lo na trilha certa. Afinal, a ligação de Rapunzel ao assassinato e sequestro é Todd.

Foi bom trocarem as duplas, se Todd é a razão de Dirk, Farah é a força bruta. Quem mais achou que era questão de segundos Bart aparecer quando Dirk começa a gritar seu nome loucamente? Muito bom esse encontro e que já nos traz uma revelação. Bart não precisa encontrar Dirk para matá-lo. Ela literalmente não consegue acertá-lo com nada e, se os episódios anteriores servem como guia, ela não errou nenhum alvo, exceto Ken. Se Ken foi poupado pois deve ajudá-la, Dirk também entra nessa categoria, mesmo que ela ainda não tenha percebido por estar tão obcecada. Também é importante notarmos que Farah conseguem machucar Bart. Essa é a primeira vez que ela é atingida. Para mim, isso é um recado claro do universo que matar Dirk não é o plano correto. Ken já percebeu isso, ao ver a notícia de que o homem que foi atropelado após Bart chamar sua atenção mantinha 2 mulheres em seu porão em cárcere privado. Ela só mata pessoas ruins, Dirk é a definição de pessoa do bem. Vale lembrar que essa é a primeira cena das visões de Amanda a se tornarem realidade.

É claro que Amanda não iria aceitar bem revelação de que foi enganada por Todd todos esses anos. Como se a mentira não fosse ruim, mas a extorsão de dinheiro de seus pais. E a forma como ele tenta concertar tudo (oferecendo o bilhete premiado) é ridícula, como se qualquer quantia fosse aplacar a dor que a mentira causou todos esses anos. Como se a briga não fosse suficiente, Amanda começa a ter uma crise de Pararibulitis no mesmo instante que Estevez chega para tirar satisfações com Todd. Momentos de tensão até Estevez se convencer que havia alguém no banheiro e tirar Amanda de lá.

Dirk Gently 1x06 Amanda se junta aos Rowdy 3

Antes eu sofria, agora eu sou fria! #GóticaTrevosa

Se os Homens da Máquina estavam na floresta esperando para atacarem, era óbvio que estaria na porta do prédio. Mas os sempre presentes Rowdy 3 também aparecem para salvar Amanda. Eu queria saber qual é a ligação? Será que agora seguem Amanda por ela ter mais energia psíquica do que Dirk? Ele, pelo menos, não parece ter surtos e visões assustadoras. Amanda se juntar aos Rowdy 3 já deveria ter acontecido antes, mas agora ela está com raiva do irmão. Não sei dizer se haverá perdão. O problema será quando os militares aparecerem para capturar os Rowdy 3, ela será levada junto com toda certeza. Talvez essa seja a forma de Todd se redimir, tentando resgatá-la.

Agora é a hora da coisa toda ir para o ralo. Quem em sã consciência pediria ajuda para o Agente Weedle? Olha para a cara dele! Eu só fico esperando o momento que o alienígena vai pular da cabeça dele e o corpo vai ficar se debatendo no chão sem o hospedeiro. Agora Farah está inconsciente em algum local desconhecido e Dirk foi capturado. Além disso, após ser abandonado por Amanda e Estevez, Todd também acaba nas mãos dos bandidos. Os Homens da Máquina tem agentes infiltrados em todas as áreas, já estava óbvia a infiltração no comando da polícia. Quais outras posições de poder são ocupadas por eles? Eu ainda acho que a chefe do departamento militar, Wilson, faz parte.

Os minutos finais são uma confusão geral de acontecimentos. É ótimo que não tivemos o momento “o-vilão-explica-tudo(marca registrada)”. Max Landis sabe que usar dessas artimanhas narrativas apenas empobrecem o texto. Temos que descobrir as respostas com ações na tela, não de uma maneira assim, barata. Mais uma vez vemos que é o universo se movimentando para colocar as pessoas certas nos locais certos, de modo a arrumarem as bagunças. Ambos os lados não entendem o que está acontecendo. Gordon não faz ideia de quem são esses 2 loucos que estão atrapalhando seu plano, enquanto Dirk e Todd nem sequer sabem o que estão tentando arrumar. Mas a melhor informação que Gordon nos dá é que Dirk e Todd (agora de olho roxo) estavam presentes durante a morte de Patrick Spring! É por isso que Gordon reconhece Dirk quando ele invadiu a casa!

Dirk Gently 1x06 Dirk e Todd são interrogados por Gordon

“Eu sou britânico e adorável!” “Eu já fui um hobbit, mas eu cresci e agora sou mul… quer dizer, malhado e americano!”

Eu só não sei explicar como Dirk conseguiu chegar à conclusão que a máquina serve para fazer viagens no tempo. Imagino que teremos essa resposta semana que vem. O importante é que eles conseguem enganar seus captores, Todd acaba vestindo o casaco de peles e ambos fazem a primeira viagem no tempo (talvez). Detalhe importante: Dirk troca a peça que estava na máquina pela peça deixava por Patrick Spring, mas a peça que ele retira é a mesma que volta para Zackariah Webb com sua mensagem ensanguentada. Estou com um pouco de medo. Acho que nem todos vão sobreviver. Mais: o gato ficou mesmo perdido na floresta? Imagino que ele será necessário mais para frente.

A trilha sonora da semana é levemente psicodélica, com uma pegada rock amador, vamos curtir:

  • Hall of the Mountain King – Cristobal Tapia de Veer
  • Por Que, Y? – Wishkicker
  • Straight to Over – Wishkicker

Semana que vem teremos um episódio lotado de revelações (promessa feita pelo Max Landis no twitter). Estou ansioso. Quero muito ver a reação da Bart quando ela perceber que não deve matar o Dirk, mas se juntar a ele. Altas emoções!


O que você está achando de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×