Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Divorce – 1×02 Next Day / 1×03 Counseling

Por: em 27 de outubro de 2016

Divorce – 1×02 Next Day / 1×03 Counseling

Por: em

Robert: How many times did you have intercourse with his French penis?
Frances: Oh, gosh. Around 30, 32.
Robert: What the fuck?! 32?! I just… You had sex 32 times?! I just don’t see how this is helpful. I mean, I had a number in my head, okay? And I can fucking guarantee you it wasn’t 32. Well, uh… It was a lot smaller than 32.
Frances: Well, what was the number in your head?
Robert: It was two.

Após um começo promissor, Divorce infelizmente está surpreendendo negativamente. “Next Day” e “Counseling” foram dois episódios repetitivos, maçantes e, acima de tudo, longe de engraçados. A ideia inicial de explorar o divórcio em um relacionamento desgastado, apesar de estar longe de original, poderia mostrar diversos aspectos da situação mantendo o padrão de uma boa dramédia da HBO. Entretanto, o caminho está sendo exatamente o contrário.

Em resumo, não há muito o que comentar sobre os episódios que seguiram o piloto: ambos basicamente exploraram a mesma coisa durante meia hora. Foi um tempão vendo Robert fugindo de Frances, discussões a todo instante, duas pessoas encarando a situação de forma completamente errada e personagens na casa dos cinquenta anos agindo como se fossem adolescentes. Agora, olhando para trás, parece óbvio que a história seria muito mais interessante se acompanhasse uma mulher decidida buscando uma nova vida, assim como os primeiros minutos do seriado sugeriram, ao invés de uma longas confusões, arrependimentos e reclamações do casal.

É óbvio que ainda é cedo para dizer que a protagonista não irá evoluir (esse tópico é somente questão de tempo), porém é tortuoso acompanhar situações forçadas na esperança de uma melhora. Isso seria contrabalanceado se o humor funcionasse e é aí que reside outro empecilho. Não tenho problema algum dramédias que possuem um tom sério e utilizam de um humor sutil somente hora ou outra, mas o problema de Divorce é que visivelmente estão tentando criar piadas e elas não funcionam.  O maior exemplo disso é a cena no hospital, quando o amigo em coma acorda. Apesar de ser um momento bobo, isoladamente ele é divertido. O problema é que é um humor nonsense que não combina com o clima da série, tornando a cena constrangedoramente forçada. O mesmo vale para as piadas inseridas no meio de diálogos sérios sem qualquer naturalidade.

O que impede de Divorce ser um desastre é o carisma da dupla principal. Sarah Jessica Parker e Thomas Church fazem o possível com o texto que possuem em mãos. Robert mostrou uma pequena mudança no final “Counseling”, então, talvez, isso representa uma mudança para a própria série. O vídeo promocional da próxima semana indica que poderemos realmente ver uma atmosfera diferente… Vamos torcer que sim, né?

 


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×