Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Emerald City – 1×04 Science and Magic

Por: em 23 de janeiro de 2017

Emerald City – 1×04 Science and Magic

Por: em

O quarto episodio de Emerald City apresentou uma boa melhora em comparação ao passo lento do anterior. Mesmo não acrescentando nenhum desenvolvimento para a estória maior da série, tivemos a introdução de uma personagem nova e a apresentação de outra personagem surpreendente. Vamos rever o que aconteceu em Science and Magic.

O arco do Mágico serviu apenas para reaproximá-lo de Anna. A visita à pequena vila foi totalmente fora de contexto, já que ele busca sinais de que a Eterna Besta está chegando. A parte interessante é que ficou claro que ele não é uma pessoa boa de forma alguma. Utilizar a filha grávida como refém de forma a forçar o líder da vila a instaurar os ensinamentos do Mágico foi uma jogada baixa, mas esperada de qualquer líder fascista. Porém, foi Anna quem sugeriu que utilizar o líder seria a chave, será que ela sabe do que ele é capaz e mesmo assim quer ajudá-lo? Outra coisa que não ficou clara foi o que realmente aconteceu durante o exame da bola de luz que explode na cara de Anna. Será que ela fez aquilo de propósito para absorver a mágica? E se aquele era mesmo um túnel, para onde iria e quem o criou?

Eu achei a parte de Tip a mais divertida. Quer dizer, menos a parte com a tentativa d suicídio pela morte de Jack. Começamos pelo retorno de Glinda, cada vez mais misteriosa e assustadora, apenas para sermos surpreendidos com a chegada inesperada de Oeste. Pausa para o movimento #feminismo com a pergunta de Tip que merecia um troféu vergonha alheia para Oeste e Glinda. O que essas duas querem com Tip? Será que elas podem sentir que Tip é diferente de algum modo? Como Oeste descobriu que Glinda estava com uma garota nova? A cena da banheira foi ótima pelo fato de Tip se mostrar vulnerável, apenas para depois dar a rasteira em todo mundo. Não sabemos como a magia funciona nesse mundo, mas tenho minhas dúvidas de que possa ser ensinada para alguém que não tenha aptidões naturais. Provavelmente é através dessa nova aliança que Tip se reencontrará com Dorothy.

Então quer dizer que as únicas opções para uma garota são freira e prostituta?

Quando o silêncio é tão gritante que dá para ouvir através da imagem.

O melhor momento da noite foi a revelação de que o Homem de Lata não era o soldado do palácio, mas sim Jack. Meus parabéns para a equipe de efeitos especiais pelo cenário steampunk com toques de magia e tecnologia medieval. Quando Jane (Gina McKee, de The Borgias) levanta a serra giratória eu já pensei que iriamos ver alguma versão dos Jogos Mortais, mas estamos na televisão aberta, por sorte. A caracterização e atuação de Gerran Howell foram perfeitas. Terem deixado partes humanas de seu corpo é uma ótima forma de possibilitar o ator a se expressar melhor. Os efeitos, mais uma vez, muito bem utilizados, principalmente ao mostrar o coração que mais parece a parte interna de um relógio. Mesmo sem o órgão de carne, Jack não se esqueceu da amiga. Nessa versão, o Homem de Lata não é alguém sem coração, é alguém de coração partido, por ter sido abandonado por quem amava e por quem o havia salvado. Combo de abandono no mesmo dia.

A segunda introdução foi à nova personagem, Princesa Langwidere, ou Lady Ev (Stefanie Martini), princesa da terra de Ev, que pagou pelos equipamentos que salvam a vida de Jack e, portanto, exige que ele seja entregue para ela. Eu adoraria entender o que foi aquela visita ao laboratório de Jane e a conversa com Jack. Devo dizer que estou fascinado pela troca de máscaras. Será que em algum momento a veremos sem? Caso queiram spoilers, procurem pela personagem original para saber por que quero vê-la sem máscara. Lady Ev não faz parte do elenco principal, portanto deve aparecer em poucos episódios, apenas o suficiente até que Dorothy liberte Jack de suas garras. Será esse o início de uma guerra contra Oz?

Por tudo que é mais sagrado, fala que você só cortou as pernas, o braço e o troco! Tudo menos o quadril!

E o prato principal da noite foi o arco de Dorothy e Lucas, que encontram uma garota, Sylvie (Rebeka Rea), perdida na floresta. Ela parece gostar muito do Lucas, aqui ficam meus votos para que ela não seja sua filha. A devolução da menina é frustrada e 02 larápios tentam se passar pelos pais, apenas para acabarem em formato de pedra. Por qual motivo eles queriam Sylvie? Eles pareciam tê-la como alvo desde o início. A própria aparição dela é muito estranha. Sua magia também é a mais diferente que vimos. Pode ser pelo fato de ter se manifestado pelo medo ou por inexperiência, mas não deixou de ser assustador.

Finalmente Eamonn encontrou Dorothy e eu pensei que ela fosse fazer alguma coisa ao invés de ficar parada esperando Lucas vir salvá-la. Garota, Você tem as Manoplas de Rubi da Bruxa do Leste. Chama um tornado ai. Se alguém conseguiu entender do que Eamonn chamava Lucas, por favor, deixe nos comentários. Agora temos que inicias as teorias. Lucas estava queimado na cruz, assim como os corpos carbonizados que sempre vemos os guardas do palácio carregando. Se Eamonn conhece Lucas, mas está feliz por saber que ele está vivo, como ele foi parar na cruz, que parece ser utilizada para expurgar utilizadores de magia? Outra coisa que eu não sei responder é o que eu faria se fosse a Dorothy nessa situação, mas eu acho que atirar nele não estaria incluso, afinal, ele estava tão assustado que duvido que se movesse e agora ela pode ser acusada de 02 crimes de magia.

Pensa comigo. Você não tem memória do seu passado. Finalmente aparece alguém que mostrar saber quem você é. Então a pessoa que vem viajado com você vai lá e dá um tiro na barriga dele? Qual é a sua reação? Dar uma bitocas, claro! Tipo, eu adorei a cena, foi super fofa, a música de fundo foi perfeita (Ain’t No Sunshine – Bill Withers), mas ficou meio estranho. Mas eu curti, ainda mais com a explicação do que é tecnologia e o momento susto com o som saindo do objeto estranho no ouvido dele, uma graça.

#Sponsored

E então vem esse final. Como assim o Eamonn está vivo e bem? Esse cara não morre? Fica a dúvida de se foi realmente o outro guarda que morreu na emboscada, ou se Eamonn não seria uma espécie de avatar que pode se apossar de corpos. E como assim a Dorothy sai correndo e larga o Lucas e a Sylvie? Agora é um por todos e todos por um? E Ojo finamente retorna, mas está do lado de Eamonn. Por quê? Dorothy estará em sérios problemas no próximo episódio.

A audiência da série continua a cair, dessa vez com 400 mil expectadores a menos que na semana anterior. A imprensa internacional parece não ter gostado muito das mudanças ao cânone que a série tem feito e todo episódio é recebido com muitas críticas. Eu acho que essas mudanças estão perfeitas para tirarem a monotonia e nos mostrarem algo novo e interessante, no deixando sempre surpresos e com vontade de descobrir qual nova reviravolta acontecerá a seguir.

PERGUNTAS PARA O FUTURO:

  • O que Glinda realmente quer ao recrutar tantas meninas para serem conselheiras do Mágico? Ela já deixou claro que não gosta dele e o abomina por ter abolido a magia. Duvido que seu real motivo seja ajuda-lo.
  • Quantas balas ainda restam nesse pente? Ela já disparou 04 desde que chegou a Oz. Uma hora isso vai acabar. O policial provavelmente teria mais de 01 pente no carro, mas essas balas não serão eternas.

MOMENTO CURIOSIDADE:

  • A primeira aparição de Lady Ev foi no livro Ozma of Oz, terceiro livro da série original.

MOMENTO ESPECULAÇÃO:

  • Todos esperavam que Jack virasse Jack Pumpkinhead – Jack Cabeça de Abóbora, pois ele é introduzido no mesmo livro que Tip. Com essa reviravolta, não sabemos se esse plot ainda será utilizado.

O que tem achado de Emerald City? Deixa suas opiniões e teorias nos comentários!


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×