Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Emerald City – 1×07 They Came First

Por: em 12 de fevereiro de 2017

Emerald City – 1×07 They Came First

Por: em

Caso o episódio da semana tenha sido pensado para ser cheio de emoção e reviravoltas, falhou miseravelmente. Mas se era apenas para ser um filler mais bem feito, então podemos considerar que foi um sucesso. Emerald City está em um ponto da história que deveria estar explodindo de ação e soluções de mistério, mas tudo que eu penso é quantas semanas faltam para o season finale. Vamos relembrar o que aconteceu (e o que deixou de acontecer) em They Came First.

50 tons de cinza: Lady Ev Edition! Acompanha um kit de lubrificação mecânica!

A relação de Jack e Lady Ev está cada vez mais bizarra. Esse arco do episódio foi totalmente desperdiçado e inútil. Ao invés de utilizarem o momento para discutirem a relação pendente dentre Jack e Tip, preferiram colocar a nova Rainha de Ev para lubrificar eroticamente as partes baixas do homem de lata. Achei muito degradante, principalmente para uma mulher que poucas horas antes estava lamentando a morte do pai. Como se não bastasse, após gritar com sua dona por abandoná-lo na lama, quando Lady Ev quer se abrir com ele e revelar seu maior segredo (o que está por baixo da máscara), Jack na verdade só quer saber do que está por baixo do corpete. Triste fim para uma personagem para parecia ser tão densa e profunda. Lady Ev ainda participa da guerra, portanto não é sua última participação, espero que possam redimir esse momento e dar uma oportunidade para que ela mostre ser uma mulher de fibra e governante, não apenas o alívio cômico e sexual da série.

A nova caça às bruxas ordenada pelo Mágico mostra como ele está sem controle da situação. Não apenas por tirar as garotas a força das casas de seus pais para verificar se são bruxas, mas ao trair a confiança de Oeste e tentar capturar a verdadeira bruxa que encontram, mesmo tendo prometido que a deixaria aos seus cuidados. O que eu não entendi foi a necessidade de matar todas as integrantes do Grande Conselho. Se era para dar um exemplo para a população, eles deveriam estar presente. Ao invés disso, elas foram covardemente executadas durante a noite. Além do mais, em seu discurso fascista admitindo que estava errado sobre as crianças da vila, ele joga a culpa das novas desgraças nas bruxas, acusando-as de serem a nova Eterna Besta. Ele acha mesmo que será tão fácil assim enganar a população? Por tantos anos as bruxas protegeram Oz, enquanto ele está ali há apenas uns 30 anos.

Eu sei que você está na deprê, mas tem como matar umas criancinhas para mim?

Provavelmente o único aspecto positivo da série é a Oeste. Gostei muito de vê-la perdida na dor por se lembrar de todas as mortes que, involuntariamente, ajudou a causar. A traição do Mágico só piorou a situação. Muito bonita a cena em que ela acaba com o sofrimento da jovem bruxa que teve seus poderes exauridos ao máximo. O que nos leva à grande revelação do episódio. Tip não é apenas uma garota, mas a Princesa Ozma, a filha do rei Pastoria de Oz. A adaga carregada de esmeraldas roubada da cabana de Mombi é a prova. Quero muito ver como Tip/Ozma vai lidar com essa informação e também Oeste, agora que está com raiva do Mágico e, provavelmente, romperá sua antiga aliança.

Chegamos ao filé do episódio. Que estava bem minguado, infelizmente. Dorothy está em conflito interno, já que aceitou se aliar ao Mágico, pelo simples promessa de voltar para casa. Eu não acho que foi uma atitude sábia pelo fato de que ele estava tentando mata-la até 02 minutos atrás e agora, ainda por cima, está armado. Dorothy precisava ter mais conhecimentos sobre Oz antes de formar qualquer tipo de aliança. A cena em que, ao se desesperar com o eminente ataque que Sylvie sofreria, libera as Manoplas de Rubi foi interessante, mas anti-climática, pois ficou só naquilo. Entendo que colocaram essa cena apenas para nos mostrar que a magia está começando a fazer parte de Dorothy e ela logo poderá manejá-la, mas só faltam 03 episódios e ela ainda não tem nenhuma tutora mágica. Duvido muito que ela consiga acessar magia cardeal em tão pouco tempo.

Se os momentos em que os 03 ficaram na cabana serviriam para idealizarmos uma família, a missão foi fracassada. Principalmente por perderem muito tempo com o arco de Jack e Ev, não focaram na noite amorosa de Lucas e Dorothy que, pela falta de roupa e beijos no peito, deve ter acontecido. O casal precisava dessa cena para que fossem mais aceitos pelo público que os rejeita. Também não entendi a necessidade de Dorothy em querer enfrentar Glinda sozinha. Lucas já havia provado que a defenderia de qualquer coisa e ela não passa de uma humana. A magia descontrolada de Sylvie impede que ela siga viajem desacompanhada, mas eu já acho que estão exagerando nessa magia. Antes ela transformava pessoas em pedra, agora vira casas como espetos? Seus poderes não fazem sentido.

Bonito! Que bonito hein! Que cena mais linda! Será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí? Que lixo!

No castelo e Glinda, a situação não poderia ser mais estranha, com uma recepção muito fria das discípulas de Glinda e a traição de Roan (que deixa de ser Lucas após ser beijado por Glinda). O que penso que aconteceu é que, ao beijá-lo, Glinda reforçou o feitiço inicial que tinha lançado em Roan, fazendo com que seu vinculo emocional com Dorothy fosse rompido. Não creio que Lucas estivesse mentindo todo esse tempo, ele foi apenas reprogramado para voltar a ser fiel a Glinda.

MOMENTO CURIOSIDADE:

  • A Princesa Ozma aparece em todos os livros originais da série a partir do segundo, intitulado O Maravilhoso Reino de Oz, tornando-se não apenas a nova governante de Oz, como amiga de Dorothy.

Foi um episódio fraco que serviu apenas para confirmar que Lucas estava sob o controle de Glinda e revelou a verdadeira origem de Tip. Será que veremos Mombi novamente? Seria interessante. No mais, não vejo como será o final da série. Pelo visto Dorothy será realmente a Eterna Besta, ao perceber que o Mágico não é tão bom quanto diz ser, mas não aposto um uma conclusão satisfatória para a temporada.


O que você achou do episódio dessa semana de Emerald City? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×