
Não costumo colocar muita fé em séries de atores que deram muito certo em outras produções, até porque elas costumam ser um fracasso imediato. Matt LeBlanc é a prova viva disto. Não satisfeito com o final de Friends o ator (multimilionário, vale dizer) resolveu arriscar e assinar um spin-off da comédia mais famosa de todos os tempos, a fracassada Joey. Depois dai a carreira de Matt foi marcada por participações especiais, pontas e outras tentativas de pouquíssimo sucesso. Acredito que, quando o roteiro de Episodes caiu em sua mesa, ele viu uma oportunidade única de retomar o prestígio de sua carreira: aprendendo a rir de si mesmo.
Esta é Episodes, a premiada comédia do canal Showtime, que tem como estrela principal o nosso eterno Joey, Matt LeBlanc. Não espere que esta série seja somente uma sitcom divertida: uma coisa que Episodes definitivamente não é, é uma sitcom. Misture comédia, piadas politicamente incorretas, cenas de sexo, abuso de álcool e drogas, traições e todas as polêmicas que podem envolver um set de filmagem de Hollywood. Pronto, você tem um roteiro de Episodes em mãos. Os motivos pelos quais a comédia de Matt é tão boa são vários, mas um se destaca dentre todos: a capacidade de LeBlanc de nos fazer acreditar que ele é exatamente aquele babaca que vemos em cena. Mas deixe-me explicar melhor do que se trata esta série.
Episodes é a história de um casal roteiristas britânicos que são contratados por um grande canal americano para reeditar uma comédia que foi um estrondoso sucesso no Reino Unido. Só que, além de ter que lidar com mudanças no roteiro e um chefe aparentemente insano, o casal tem que engolir goela abaixo a escolha de Matt LeBlanc (atuando como ele mesmo) para o papel principal. É claro que você conhece esta história de algum lugar. Episodes é um retrato fiel de tudo que pode acontecer nos bastidores de uma série de TV, desde um simples problema com o elenco, até a cruel batalha por audiência com a concorrência. Assistir a esta produção nos ajuda a entender porque é que tantas séries de comédia estão sendo canceladas de maneira brusca nos últimos anos (e também nos mostra que as relações entre as estrelas nos bastidores não é tão bonita quanto imaginamos ser). Para facilitar a nossa vontade de acompanhar a série, a Showtime oferece temporadas curtas, com apenas nove episódios de meia hora cada: um tamanho ideal para quem quer fazer uma maratona rapidinha.
Episodes vale a pena porque Matt Le Blanc está impecável no papel principal (abocanhando até um Globo de Ouro este ano, que ele nunca havia levado como Joey em Friends), porque o elenco de coadjuvantes é extraordinariamente engraçado, porque o roteiro é ousado e porque é muito fácil de assistir. Se você se interessou em perder alguns minutinhos dando uma chance para Matt e sua turma eu ainda lhe entrego mais uma boa notícia: a série alcançou agora a sua 4ª temporada, que terá início em janeiro de 2015, no auge de sua qualidade.
E ai? Vai dar uma chance para Episodes? Já assiste? Conta pra gente o que você achou desta nova aventura de Matt na televisão americana!