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Estas séries deveriam ter renascido?

Por: em 2 de outubro de 2015

Estas séries deveriam ter renascido?

Por: em

Depois de assistirmos à maioria das estreias da fall season e com todas estas notícias sobre séries, nos fizemos um questionamento: Onde está a criatividade dos roteiristas?

Recentemente lemos a notícia que Prison Break voltará às telas da FOX com mais uma temporada com os irmãos Scofield e Burrows, numa série evento com 10 episódios. Este anúncio nos leva a questionar a necessidade dos produtores americanos de reviver estas séries que tiveram finais.  Por que não apostar em produtos novos para suas emissoras? Será que as séries tem realmente mais histórias para serem contadas?

Iniciando a onda, tivemos em 2005 o retorno de Doctor Who, que na verdade nunca foi cancelada – apenas “pausada” -, já que a BBC não cancela suas séries. A série atual continua diretamente a clássica, mas com o cuidado de adequação da linguagem aos dias de hoje e de construir uma trama que pode cativar e se fazer entendível mesmo para a grande maioria do público, que não viu nada do programa original. Foi uma ótima estratégia da BBC e ninguém duvida que Doctor Who ainda terá uma boa estrada pela frente, até ter novamente a produção pausada e retornando 50 anos depois pelas mãos de um roteirista que cresceu assistindo a série atualmente.

veronica-mars

Doctor Who é uma série que permitia este tipo de continuidade, não é uma história que clamamos por final, poderia muito bem ser continuada. Mas outras séries precisam de um final, como  Prison Break, que teve sua história concluída, mesmo que alguns fãs não gostem de como isso aconteceu. Mexer nessa história pode não dar tão certo quanto os produtores queiram, pode destruir um encerramento e uma série que tem muitos fãs. Vale a pena manchar a série?

É o mesmo caso de Arquivo X. A série terminou há mais de uma década e mantém, até hoje, o status de uma das melhores produções de ficção científica que a TV já viu. Foram 9 temporadas contando a história de Mulder, Scully e a conspiração governamental com alienígenas e o final da história foi satisfatório. Chris Carter respondeu o que precisava ser respondido e o que não ficou claro, ficou subentendido. Os dois filmes complementares à série não são exatamente sucesso de crítica. Agora, Arquivo X vai voltar, em uma série evento de 6 episódios. Se a decisão foi acertada ou não, só o tempo dirá.

Os fãs são responsáveis por isso? Afinal, nós sabemos que sentimos saudades de alguns personagens e mesmo com medo de a nova história não dê certo, nós iremos assistir. Queremos vê-los mais uma vez. É um terreno seguro de apostar. Mais seguro que, por exemplo, o lançamento de um produto totalmente novo. Ao mesmo tempo, é preciso que as emissoras tomem cuidado e não tragam de volta pelo simples “fazer algo novo”, ou o efeito pode ser o contrário: A maculação da imagem da série em questão.

Claro, é preciso o cuidado de também entender que, para algumas produção, uma sobrevida – mesmo que em forma de filme ou telefilme – é necessária. Vejamos, por exemplo, Veronica Mars. A clássica série, protagonizada por Kristen Bell no papel título, foi cancelada em 2007, deixando uma legião de fãs sedentos por um encerramento digno da história da Jovem Espiã.

Mas ao contrário de Veronica Mars, muitas destas séries tiveram finais satisfatórios, e por mais que sintamos muitas saudades dos personagens, mexer no final que tiveram é um erro. Tudo isso nos faz crer na falta de criatividade e no medo de inovar das emissoras, já que a média de audiência cai a cada ano. É mais fácil garantir um público que irá ao menos assistir para conferir o resultado, do que construir uma nova base de fãs.

Contudo, até onde é possível investir em retomadas sem perder a qualidade? E pior: E quando o retorno é de uma série que, na sua exibição inicial, já deixou a desejar? O que explica, por exemplo, que Heroes, uma das séries mais criticadas da história, tenha recebido sinal verde para uma continuação, que em seus 3 primeiros episódios se mostrou tão ruim quanto as temporadas finais da série-mãe? Heroes Reborn até tem uma boa base, mas não tem carisma, não tem bons personagens, não tem roteiro e direção decentes… É um erro gigantesco que isso sequer tenha saído do papel. Tudo bem que Heroes não teve um final, mas honestamente: Alguém liga?

Heroes Reborn - Season 1

Seguindo a onda, temos ainda a famosa “sobrevida” dada por canais ou serviços de streaming a séries canceladas. Há alguns anos, o recurso se mostrou bastante satisfatório quando a Directv concedeu temporadas extras a ótimas produções canceladas, como Damages Friday Night Lights. Mais recentemente, a Netflix “descancelou” The Killing Arrested Development– mesmo caminho que Yahoo e Hulu seguiram ao salvarem, respectivamente, as comédias Community The Mindy Project.

Até agora, todas as séries resgatadas mostraram ainda ter alguma história para contar. Nos resta, então, torcer para que a sensatez continue pairando nos canais e serviços de streaming na hora de resgatar uma história – ou de deixá-la de lado, como aconteceu com Constantine, que procurou uma nova casa depois de ser cancelada pela NBC, mas nada encontrou – merecidamente. E fica a dúvida: as séries resgatadas pelos serviços de streaming tinham mais história para contar mesmo, ou a equipe é mais competente para criar roteiro interessante para elas?

Outras séries ainda virão em breve, um reboot de 24 Horas, Twin Peaks, a minissérie de Arquivo XFuller House, a continuação de Full House. Luta pela audiência, falta de criatividade, saudosismo? Não importa, não estamos vendo muito potencial nas séries lançadas pela TV americana e essa onda de comebacks ainda deve durar, mesmo que não venha com a qualidade que esperamos.

Por: Camila e Alexandre.

Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

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