Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Eyewitness – 1×08 The Larson`s Dog / 1×09 Savior Unknown

Por: em 12 de dezembro de 2016

Eyewitness – 1×08 The Larson`s Dog / 1×09 Savior Unknown

Por: em

Muita emoção e adrenalina nos dois últimos capítulos de Eyewitness. The Larson´s Dog começa explorando as consequências da descoberta de Helen Torrance: o assassino está mesmo vivo. Essa novidade inesperada reabre o caso e reacende nosso fio da esperança. Mas, percebendo que o cerco está se fechando em torno dos assassinatos, Ryan Kane joga pesado, apostando em algo praticamente infalível: seu charme. Sua primeira vítima é ninguém menos que Kamilah Davis, a agente que, abalada com a morte da irmã, tem a fragilidade necessária para embarcar nesse “romance” sem desconfiar de nada. E Kane, elabora seu plano minuciosamente: ao mesmo tempo que começa a paquerá-la, ele a coloca como a agente protetora de Lukas, sabendo ser assim a forma mais fácil de se conectar com o garoto e eliminá-lo definitivamente.

Kamilah Davis e Ryan Kane - episódio 8 de Eyewitness

Apesar de ter considerado meio fake e fácil demais a forma como Kane conseguiu acessar o celular de Kami, tenho que bater palmas para a estratégia que ele bolou praticamente sem querer: conquistar a nossa xerife favorita, Helen. Ao “abrir” seu coração para ela, revelando as dificuldades que tem em se relacionar e elogiando o relacionamento dela com Gabe, ele parece ganhar de vez a sua confiança, fazendo com que ela se abra a ponto de revelar seu quase suicídio. E isso acontece em meio à tensão de ela quase descobrir a identidade do assassino nas imagens do vídeo que aparecem no computador. A cena em que Kane coloca a arma nas costas de Helen sem que ela perceba foi de deixar o coração na boca, tanto pela inocência dela, como pela frieza dele. Meu Deus!

É nessa confissão que descobrimos que, sem querer, Gabe foi o responsável por manter Helen viva. O encontro casual dos dois resultou não só em um casamento sólido e muito bacana, como também na reconstrução da vida da xerife. Se por um lado foi muito legal vê-la se abrindo como nunca, por outro, levamos vários baldes de água fria, ao vê-la cada vez mais parceira de Kane e entregando todas as pistas que ele precisa para se livrar dos crimes. Graças à essa “amizade” sincera temos que lidar com o fato de que Philip é outro que também está na mira do assassino.

Helen Torrance e Ryan Kane - episódio 8 de Eyewitness

Dito isso, temos que falar sobre Gabe. O marido/pai mais maravilhoso e compreensível do mundo, dá provas da sua humanidade, ao descobrir a chave e abrir o depósito onde Helen guarda as lembranças amargas da sua antiga carreira. Mesmo chocado e frustrado por não saber sobre esse lado da vida da esposa, Gabe consegue ser maduro o suficiente para afogar suas mágoas numa garrafa de vodka, ao invés de encurralá-la. Mas Helen percebe alguma coisa errada. Ela está claramente abalada com a conversa que teve sobre sua vida com Kane e isso, somado ao fato de sentir uma súbita necessidade de compartilhar com Gabe esse pedaço do seu passado, quase a faz revelar tudo. Porém, ao ser interrompida por Philip e Lukas, que vai dormir na sua casa, ela perde o timing dessa revelação, deixando pra depois o que devia ter feito há tempos. A dupla de adolescentes parece que finalmente encontrou a paz no relacionamento. Apesar de extremamente abalado pela ameaça do assassino, Lukas consegue se soltar com Philip e era pra tudo ter terminado bem, se não fosse o terrível vacilo de Kami, que resultou no tiro.

E é nesse misto de tensão e desespero que iniciamos Savior Unknown. O nono episódio começa com Lukas no hospital em coma, lutando para se manter vivo. E é no hospital que temos uma das cenas mais bonitas: seu pai, Bo, tem uma conversa emocionada com o filho, tentando justificar (como já havia feito anteriormente) a falta de conexão entre eles. Ele, mesmo conservador e tradicional, se esforça muito para tentar entrar no mundo do garoto e nesse momento, para salvar sua vida. Num primeiro momento, ele leva Rose até o filho e, finalmente, depois de uma desavença com Gabe e Philip, assume seu erro e pede desculpas ao garoto, pedindo também sua ajuda para fazer o filho sair do coma.

Lukas e Philip - episódio 9 de Eyewitness

Esse episódio marcou também inúmeras descobertas chocantes. Se no episódio anterior, Gabe e Helen, cada um no seu tempo e em momentos diferentes, finalmente descobrem que Lukas e Philip vivem um relacionamento, neste Rose, admite para Philip que sabe da relação dos dois garotos. Ela ainda promete segredo e dá um abraço no jovem, que me pareceu bem sincero. Bo, também vive seu momento de descoberta, só não deu pra perceber como ele vai lidar com isso, porque ele simplesmente desapareceu depois de ver Philip dando um beijo na testa de Lukas. Seguindo a coerência da sua personalidade, a provável reação é de decepção, frustração e ira. Mas, será que o fato de ver o filho perto da morte, pode amolecer o coração desse pai?

Porém, são as descobertas de Philip e de Helen a que mais chocam. Finalmente Philip, depois de passar o seriado inteiro pressionado para não contar que estava na cabana no momento dos assassinatos, tem uma conversa franca com a mãe, que o aconselha a revelar a verdade. Ela é muito sensível ao perceber e incentivar o filho a cultivar e fortalecer os laços que Helen e Gabe estão se propondo a estabelecer com ele. Ela sabe que é verdadeiro e sente que seu filho merece um lar de verdade. Esse apoio da mãe biológica mexe com Philip, que quase conta a verdade a Helen. Porém, o fato só transborda quando a ameaça se torna mesmo real e Philip reconhece Ryan em um posto de gasolina. A tensão desta descoberta é tão latente que ele revela tudo a Gabe que, por sua vez, conta à xerife, fazendo-a bolar um plano para salvar os dois garotos.

Ryan Kane e Philip - episódio 9 de Eyewitness

Os minutos finais são de uma tensão infinita. A xerife pede ajuda mais uma vez, à Kane, sem desconfiar de nada. Depois de ter uma crise de pânico no quarto do hospital, que trouxe à tona as memórias que ela tenta esquecer, ela sente-se extremamente frágil e desamparada. Apesar de ter tirado os dois garotos do quarto, ela agora pretende tirá-los do hospital e para isso, conta com a ajuda de quem menos tem interesse em resolver isso. Mas é nesse momento, assim que Kane entra no hospital, que ela abre seu porta-luvas e encontra o perfume que Bella comprou para o namorado. É quase palpável o movimento dos pensamentos dela se cruzando nessa revelação horrível e inesperada. Olhar pra trás e encontrar o boné e os óculos é só a confirmação do fato que foi praticamente esfregado em sua cara.

Nossas esperanças estão todas, mais uma vez, em Philip, que viu o assassino entrar no hospital. É nesse clima que nos preparamos para a season finale, que espero, se encerre com a inteligência que o seriado demonstrou até agora. Acredito que alguns eventos foram bastante simplificados pelo fato de terem sido deixados para o final, mas torço para que não comprometam o seriado como um todo. E vocês, o que acharam?

Imagens: Divulgação USA Network


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

×