Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones: Curiosidades sobre o finale e mais!

Por: em 30 de junho de 2016

Game of Thrones: Curiosidades sobre o finale e mais!

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

Game of Thrones chegou ao final da sua 6ª temporada no último domingo (26), mas ainda continua sendo repercutida amplamente entre os fãs e nas mídias sociais. As pessoas simplesmente não conseguem parar de falar sobre o assunto – de Cersei explodindo o Septo de Baelos, passando por Arya degolando Walder Frey, a esperada revelação sobre a genealogia de Jon Snow e, finalmente, Daenerys navegando para Westeros com seus dragões e um poderoso exército de aliados.

O episódio foi repleto de momentos fantásticos e é quase uma unanimidade que esta foi uma das melhores temporadas da série. Apesar disso, em meio de toda emoção ao assistir Winds of Winter, alguns espectadores certamente deixaram passar alguns detalhes que podem fazer diferença no futuro. O site Wiki of Thrones listou as 12 coisas que o fãs podem ter deixado passar, explicando cada uma delas. Confira:

1. O emblema Stark de volta à Winterfell: Na histórica Batalha dos Bastardos, Jon derrotou Ramsay Bolton, reconquistando Winterfell. Os Starks agora voltaram para onde nunca deveriam ter saído – desde a 2ª temporada não víamos o lobo gigante nos créditos iniciais. Nos episódios anteriores, reinava o emblema do homem esfolado dos Boltons.

Stark Creditos.bmp

2. A profecia de Cersei e a morte de Tommem: No primeiro episódio de 5ª temporada, nós vimos em um flashback a jovem Cersei encontrando Maggy, a Rã – onde ela fez uma profecia sobre os filhos da mesma – “De ouro serão suas coroas e de outro serão suas mortalhas”. Agora, com o suicídio de Tommem, ela se cumpre. (Inclusive, a roupa que o jovem vestia era dourada).

3. Dean-Charles Chapman morreu pela segunda vez: Com a morte de Tommem, o ator Dean-Charles Chapman conseguiu a proeza de morrer duas vezes na série. Antes de interpretar o papel do filho de Cersei, ele também personificou Martyn Lannister – um dos reféns de Robb Stark, que foi morto por Lord Karstark.

Tommem.bmp

4. Corvos brancos em Vilavelha: Quando Sam chega à Vilavelha, nós  não apenas vimos a cidade impressionante e a enorme Cidadela, como você poderá notar centenas de Corvos Brancos voando da torre. Esses são os corvos que são enviados à várias casas de Westeros para avisar sobre a chegada do Inverno – vimos, inclusive, um perdo de Winterfell. Isso também vale para indicar que nem todos os eventos de Game of Thrones acontecem ao mesmo tempo.

Corvos brancos.bmp

5. O astrolábio na biblioteca da Citadela: Os corvos brancos não são a única coisa que vocês podem ter deixado passar na Vila Velha. Quando Sam consegue entrar na biblioteca e fica embasbacado com o que vê, há algo que está la dentro que os fãs conhecem desde a primeira temporada: O astrolábio que aparece nos créditos de abertura.

Astrolábio.bmp

6. O caco de Arya: Quando Arya estava falando com Walder Frey, ela o chamou de “My Lord”. Isso traz de volta o arco em que Arya tornou-se camareira de Tywin Lannister na 2ª temporada. Em uma das cenas, Arya o chama de “My Lord” e ele atenta ao fato que meninas de baixo nascimento falariam “M’Lord” e não “My Lord” – acrescentando que se ela quisesse disfarçar sua origem, ela deveria fazer da maneira correta.

Tywin Arya.bmp

7. O cozinheiro ratazana: O fato de Arya alimentar Walder Frey com seus filhos foi uma referência à história do Rei Ratazana, contada por Bran no episódio do Casamento Vermelho. De acordo com ela, um rei uma vez visitou Fortenoite – um proeminente castelo na Muralha – mas o cozinheiro estava com raiva dele e matou seu filho, servindo-o como torta ao rei. Os deuses então amaldiçoaram o cozinheiro, transformando-o em rato – condenando-o à ficar no castelo, se alimentando dos restos humanos. “Não foi por assassinato que os deus amaldiçoaram o Cozinheiro Ratazana, ou por servir o Rei o seu filho em uma torta… Ele matou um convidado debaixo do seu teto… Isso é algo que os deuses não perdoam”, contou Bran na 3ª temporada.

Rat Cook.bmp

8. A Arvore Coração: Benjen deixou Bran perto de uma Arvore Coração quando eles alcançaram a Muralha – Esta foi a árvore que Bran tocou antes que pudesse ter a visão da Torre da Alegria – Ela também é a mesma onde Jon e Sam fizeram seus juramentos na 1ª temporada. Isso também significa que Bran está perto de chegar à Muralha e, consequentemente, não tão longe de Winterfell.

Juramento.bmp

9. Referência ao Azor Ahai: Os roteiristas podem ter dado uma dica sobre a identidade do Azor Ahai. A profecia diz “Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra.” Se analisarmos a cena em que Ned entra na Torre da Alegria, ele manteve consigo a espada de Arthur Dayne, colocando-a perto da cama. É interessante notar que ela – a Espada do Amanhã – foi forjada do cerne de uma estrela cadente e em seu punhal possível ver um Sol (que também é uma estrela). Há muito sangue na espada, já que Ned à utilizou para matar Dayne e ela se mistura com o sangue da cama de Lyanna. Esta poderia ser a estrela vermelha que a profecia fala sobre.

Torre.bmp

10. O Lobo Branco:No Norte, quando os lordes nortenhos declaram Jon Rei, Lorde Manderly o chama de Lobo Branco. Há uma razão para isso: Em Westeros, um bastardo não pode usar o brasão do pai – então, é comum que eles invertam as suas cores. Esse é motivo pelo qual o brasão de Jon precisa ser um Lobo Branco, já que o dos Starks é Cinza. Além disso, há o fato de o lobo de Jon – Fantasma – ser branco, o que aumenta ainda mais esta simbologia.

11. Tyrion não é o único Mão da Rainha do episódio: Na cena da coroação de Cersei, houve um pequeno detalhe fácil de deixar passar – se você olhar atentamente para Qyburn, você percebe que ele está vestindo o broche de Mão do Rei da Rainha.

Mão da rainha.bmp

12. Como Varys se juntou à Daenerys tão rápido? A última cena trouxe um dos maiores mistérios do season finale, com Lorde Varys aparecendo atrás de Dany, fazendo com que os fãs especulassem muito sobre os meios de transportes utilizados pelo eunuco para voltar para perto de sua rainha em Meereen. A questão é: Varys nunca voltou para Meereen – ele apenas juntou-se a frota de Daenerys quando ela se aproximou de Westeros. Isso se comprova com a presença de navios sob o brasão Tyrell e Martell junto com o resto da frota. Ou seja, Dany está mais próxima do que parece!

Tyrell Martell.bmp

Mapa Westeros.bmp

13. HBO confirma paternidade de Jon: A cena da alegria deixou claro que Lyanna é a mãe de Jon, mas e o pai? Bem, não que seja muito difícil concluir, mas a HBO fez questão de divulgar a árvore genealógica do novo Rei do Norte – deixando bem claro que ele, além de Stark, é um Targaryen.

177264

Sophie Turner fala sobre uma possível gravidez de Sansa:

No episódio de domingo, nós vimos uma nova alternância de poder em Westeros: Cersei agora ocupa o Trono de Ferro e Jon Snow foi declado Rei do Norte. Infelizmente para Jon, a sua nova liderança vêm também com vários inimigos – alguns mais próximos que outros, como Mindinho arquitetando para retirá-lo do poder e casar com Sansa no seu trajeto para o Trono de Ferro.

E mesmo que Sansa tenha deixado claro que não possui nenhum sentimento por ele, depois de anos sendo subestimada e maltratada pelos homens ao seu redor, ainda há alguma chance dela ficar novamente suscetível ao charme manipulador de Petyr. Se isso vai terminar em um casamento ou em apenas uma aliança de conveniência, ainda não sabemos – mas está claro que os Starks terão de enfrentar diversas ameaças, tanto internas quanto externas. A Variety conversou com Sophie Turner sobre a lealdade das sua personagem e o que a revelação sobre Jon pode significar para sua relação com o irmão.

Sansa.bmp

O que está se passando na cabeça de Sansa naqueles momentos finais com Jon sendo declarado Rei do Norte?

Ela não está recebendo o crédito que acredita merecer, que Mindinho garantiria à ela. Ele obviamente quer ela ao seu lado no Trono de Ferro – ela não, mas ela quer reconhecimento pelo esforço que fez para reivindicar novamente Winterfell – pois, se não fosse por ela, aquilo não teria acontecido. Então eu acho que ela está vendo Mindinho com um pouco mais de confiança e mais como um aliado do que no início.

Descobrir que Jon é seu primo muda algo para Sansa, em termos de como eles estão se apoiando?

Sim, definitivamente. Sansa sempre ficou ao lado da mãe nessa história. Ela sempre foi influenciada pelo ressentimento da mãe por Jon, pois Ned supostamente à traiu e trouxe consigo um filho ilegítimo – então descobrir que Ned nunca traiu, que Jon não é um filho bastardo de Ned, provavelmente os deixaria mais próximos. Eu acho neste ponto eles ainda podem ter muitas fissuras em seu relacionamento, é bom ter algo que provavelmente os traria para mais perto um do outro.

Ela sente que tem mais direito na reivindicação de Winterfell do que qualquer outro neste ponto?

Totalmente… Ela trabalhou incansavelmente para ter Winterfell de volta e esteve constantemente brigando com estes homens, tentando provar-se como uma real candidata e jogadora. Ela meio que sente como se merecesse reconhecimento por isso, mas ela não está satisfeita agora. Acho que ela tem mais algumas coisas em sua lista antes de estar completamente satisfeita.

No episódio 9, Ramsay tentou provar o ponto que ele mudou Sansa – Qual efeito ele teve nela, se é que teve algum?

 

Penso que ele está impresso nela e obviamente ele tirou algo que ela nunca mais poderá ter de volta, algo que, especialmente naquele contexto, há muita importância sobre e é importante – mas você pode ver que no episódio 10 ela não o menciona nenhuma vez. Ela disse “Sua memória vai desaparecer, seu nome vai desaparecer.” e ela realmente quis falar literalmente – ela está seguindo em frente, ela não quer pensar nisso, não quer lidar – ela é mais forte que isso. Ela não quer deixar ele a afetar ainda mais, agora que ele se foi. Ela é forte o suficiente para fazer isso, eu acho…

Alguns fãs especulam que Jon e Sansa podem acabar se casando, agora que ambos estão em uma posição vulnerável agora. O que você acha disso?

Oh meu deus, sério? Eu não ouvi isso. Coisas estranhas aconteceram em Game of Thrones…. Talvez politicamente, faz sentido, eu honestamente não sei como me sentiria sobre isso, eu tenho que falar com os produtores sobre isso. Honestamente, o que eu acho que vai acontecer – e eu não para onde a história vai, mas acho que Jon e Daenerys vão acabar juntos, provavelmente. Eu acho que Jon e Sansa seria algo estranho, especialmente porque não será legitimo se não se consumar o casamento e creio que nenhum dos dois estaria afim disso. Seria bem difícil de fazer [risos].

Como audiência, como você se sentiu ao ver Arya matando Walder Frey?

Bom! Eu ainda não assisti o finale, eu tenho feito publicidade.. mas obviamente é um grande momento e os Starks se redimindo e chegando ao topo novamente. É muito, muito, muito animador e Arya é uma pequena durona, ela continua riscando estas pessoas da lista dela.

A 6ª temporada finalmente fez que as mulheres ascendessem ao poder por todo território – quem você acha que é mais qualificada para governar?

Sinto que Daenerys é provavelmente a mais qualificada para reinar à esse ponto, pois ela passou tanto tempo, se esforçando para isso – seria realmente desapontador se ela não terminasse no trono, de verdade. Em termos de narrativa, eu realmente gosto da Cersei no trono. Eu amo esse toque de loucura; acho que é hilário e ela deve ficar la o tanto quanto possível. Ela vai se divertir e fazer disso uma boa história.

Como Sansa se sente sobre Cersei no trono, com a história delas?

Provavelmente nada bem, mas talvez isso mostre a oportunidade dela volta e conseguir vingança. Mas, novamente, a aliada Margeary não está lá para ajudá-la e pode ser difícil, mas Sansa ainda não sabe disso.

Daenerys tem algumas tendências déspotas na sua jornada pela liderança, você acha que existe a possibilidade dela seguir os passos do pai e se tornar vilã?

Acho que os Targaryens têm no sangue essa cede de poder, ambição e não vão parar por nada até conseguir o que quiserem, não sei de Dany vai virar má – Eu acho que ela pode ser cruel, mas é o que faz dela grande e amada pelos exércitos é que ela não é igual ao resto dos Targaryens em termos de brutalidade e loucura. Ela é uma das boas e espero que ela se mantenha assim. Mas quem sabe, é Game of Thrones e qualquer um pode acabar louco ou morto.

Qual a sua cena favorita de filmar nesta temporada, e de assistir?

A minha cena favorita de fazer foi a que Sansa mata Ramsay, apenas porque a gente sente que isso estava vindo à muto tempo e eu estive esperando bastante – é realmente animador para mim. Foi uma morte brilhante, significou a primeira vez que Sansa foi livre para fazer o que ela quis sem que ninguém dissesse o que ela fazer. Foi honestamente a primeira vez em sua vida que ela foi capaz de tomar as redeas, o comando e tomar as suas próprias decisões – este foi um grande momento. A minha cena favorita de assistir foi a batalha, acho que Miguel fez um trabalho incrível mantendo totalmente realista e sujo, nem um pouco glorioso, ms sim estressante como as grandes batalhas e com uma pilha de corpos… Casa cena foi muito interessante, eu estou torcendo para que ele ganhe um Emmy, eu quero que ele ganhe.

Do que você está mais orgulhosa na evolução de Sansa, já que a 6ª temporada foi um grande ponto de virada para ela?

O momento em que ela realmente enfrentou Jon no momento em que eles estão planejando a batalha na noite anterior, aquele é provavelmente o momento em que eu fiquei com mais orgulho dela e do que ela alcançou. Você realmente vê o quão longe ela chegou, ficando no mesmo patamar que o seu irmão mais velho, em um momento em que ela muito dificilmente seria ouvida. Eu acho que foi um momento incrivelmente forte para ela. Ele não ouviu, mas ela provou que ele estava errado.


O Apaixonados por Séries vai acompanhar de perto tudo envolvendo o mundo de Game of Thrones – quer ler tudo o que já foi publicado sobre a série? Clique aqui.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×