Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

George R. R. Martin, produtores e elenco comentam season finale de GOT e mais

Por: em 15 de junho de 2015

George R. R. Martin, produtores e elenco comentam season finale de GOT e mais

Por: em

Os espectadores e a internet ainda estão tentando digerir o season finale de Game of Thrones que foi ao ar no último domingo (14). Mother’s Mercy colocou um ponto final na esperadíssima e controversa 5ª temporada da série, que ficou marcada pelo afastamento do show da saga literária que lhe dá título e cenas que renderam debates. Logo depois da exibição do derradeiro episódio, o site Entertainment Weekly publicou um extenso material com entrevistas com os produtores David Benioff e Dan Weiis, os atores chaves dos impactantes acontecimentos e principalmente George R. R. Martin , tentando com isso dar aclarar e dar uma perspectiva para o futuro da série.

A Punição de Cersei:

cersei

Como vocês viram, na entrevista de 4 anos atrás, o autor George R. R. Martin, já havia feito seus comentários sobre as sequencias da season finale de Game of Thrones, sobre a punição da Rainha Mãe, ele disse: Irá ser uma cena controversa quando for ao ar – é misógina ou feminista?

Para o showrunner David Benioff, a sequência é a mais crucial na história de Cersei e foi feita para desafiar os sentimentos dos fãns sobre uma personagem que sempre teve um tom vilanesco. “Uma das coisas que eu acho interessante em assistir Lena como essa personagem é que ela sempre foi uma antagonista. Nós sempre amamos Tyrion e ela tentou matá-lo. Assistir essa cena mexe muito com isso, porquê ela está sofrendo um abuso muito pesado e isso faz com que você comece à sentir algo por ela. É quase impossível não sentir pois ela é um ser humano que está sendo atormentado. Então nós esperamos que com essas última cenas, vocês estejam quase que torcendo por ela, de um modo à querer que ela consiga se vingar de quem infligiu todo àquele sofrimento. Isso foi o que eu senti quando a Montanha à pega no colo e você vê esse brilho nos olhos dela.”

Benioff continuou dizendo “eu acho isso fascinante e algo verdadeiro como com Jaime Lannister – quando nós os vimos no início ele empurrou uma criança pela janela. Ele queria matar seu primo para escapar da prisão. Ele basicamente um completo amoral. Mesmo assim, na 3ª temporada, quando ele esteve com a Brienne na banheira e conta o verdadeiro motivo que o fez matar o Rei Louco, isso começou a mudar. Cersei é muito mais complicada, há muito mais fúria nela do que em Jamie. Ela é uma mulher complicada. Mas e nunca vi como uma vilã alguém que é tão neurótica quanto ela acerca da proteção dos filhos e alguém que sofreu tantos abusos em seus relacionamentos com os homens – tanto quanto do pai ou do marido. Ela é alguém com uma fúria em um papel que ela foi forçada a fazer e tem muita raiva envolvida.”

Os produtores convocaram o mesmo diretor do episódio do Casamento Vermelho para fazer a sequência. David Nutter gravou tudo de modo a colocar os espectadores dentro da perspectiva da Cersei. “O que é realmente impressionante no que David Nutter fez com a cena é que você sente como seria aquilo se por acaso você estivesse no lugar dela.”. Benioff disse “Obviamente você, que assiste, não está na rua sendo atacado com fezes, tomates, ovos e todo o resto, mas ele conseguiu fazer com que você sentisse como seria. Muito dos takes foram feito em primeira pessoa. Você sente quase que visceralmente o horror daquele momento e, a partir do momento em que você está na pele da personagem, é bem difícil resistir à ele”

Tanto nos livros quanto na série, Cersei está nua enquanto faz a caminhada. Para filmar tudo, a atriz Lena Headey usou uma dublê de corpo para criar a ilusão de que Cersei estava completamente nua em cena. “Eles estão tentando deixar ela envergonhada, tentando humilhar ela o máximo possível. É para ser algo como um pesadelo. E um pesadelo em que você anda nua em frente de uma cidade. Andar com as roupas de baixo não seria um pesadelo tanto quanto isso.”

cersei

Ano passo, em Dubrovnik, a atriz indicada ao Emmy comia um pedaço de pizza entre os takes na antiga cidade croata enquanto gravava a cena de sua personagem para o finale. A sequência levou 3 dias para ser filmada, e mesmo que ela não estivesse nua durante a gravação, ela teve de passar pela multidão em polvorosa por diversas vezes, tentando transmitir silenciosamente uma progressiva jornada das emoções mais do que complexas de Cersei até o momento em que ela atinge o fundo do poço, para depois recobrar um pouco da sua força ao se jogar nos braços do seu salvador naquele momento, a Montanha ressuscitada.

“Não é difícil demonstrar como a personagem se sentia, com as pessoas estão gritando para você e você está na merda, sendo humilhada.” Headey disse. “Tem uma parte em você que fica aterrorizada. Eu não consigo nem imaginar as pessoas querendo seu sangue. Cersei fez muita coisa errada, mas nem ela merecia isso.”

Como muito dos conceitos em Game of Thrones, a Caminhada da Vergonha é baseada em uma prática da era medieval. A atriz faz questão de salientar que esse tipo de violência não é algo que tenha ficado apenas nos livros de história. “Ainda fazem isso, pegam mulheres e as apedrejam até a morte.”. Na série, a cena foi uma consequência de anos de maquinações, mortes e de uma liderança torta da personagem. Ainda assim, representa uma virada para a Rainha Mãe, já que a sua punição foi algo quase inumano e a performance da atriz, tão fascinante, que a expectativa agora é que os espectadores passem a simpatizar um pouco com Cersei. “Eu não acho que ninguém merece esse tratamento. Ela foi espancada, passou fome e humilhada. Ela pensou que ao assumir seus atos, se confessar de joelhos ao Alto Pardal seria a sua punição, mesmo que ela tenha contado algumas mentiras. Ela acreditou que depois disso tudo ficaria bem, sem ter a menor noção do que viria a seguir quando ela saísse dali, ou que eles iriam raspar ela inteira.”

O futuro dela ainda é uma incógnita, já que a série já alcançou os livros de Martin. Lena diz não ter ideia do que está por vir, mas diz acreditar que Cersei vai matar tantas pessoas quanto ela acha que forem suficientes para superar tudo isso.

A possível morte de Jon Snow:

jon

Jon Snow está realmente morto? Tanto quanto  na série da HBO quanto no último capítulo do personagem em A Dança dos Dragões, fica subentendido que o bastardo Stark foi morto pelos seus irmãos da Patrulha da Noite, que se rebelam contra o seu comandante depois dele aliar-se aos Selvagens, acreditando ser a única forma de combater um perigoso inimigo em comum. Em 2011, ao perguntarem sobre a morte do personagem, Martin respondeu “Oh, então você acha que ele esta morto, certo?  Bem, eu não vou afirmar se ele está ou não está morto. Mas sobre o motivo, você não acha que ficou bem estabelecido o porquê deles quererem matar ele? O que eu estou vendo nas reações mais recentes, creio que os fãs vão se dividir e debater sobre isso até o próximo livro.”

Já David Weiss declarou que  “morto é morto”, e ainda “Nós esperávamos que depois de assistir as cenas a resposta [sobre a morte de Jon Snow] ficaria certa na cabeça das pessoas. Deveria ser bem claro no final. Não é uma cena tipo “O que acabou de acontecer?'”

A teoria mais comentada pelos fãs é que Jon, em seus últimos momentos de vida, entrou na pele do seu lobo Fantasma, mantendo seu espírito vivo mesmo com o seu corpo praticamente morto. Além disso, muitos acreditam que Melisandre poderia revivê-lo com os poderes do Senhor da Luz da mesma forma que Beric Dondarrion.(Na série, a ruiva voltou à Castle Black logo antes de tudo acontecer, o que definitivamente vai dar força às especulações). A dúvida, porém, só será sanada quando Martin publicar Ventos de Inverno, ou na próxima temporada que vai ao ar somente em 2016.

Quando questionado sobre o maiores erros de Jon, o autor disse “Erros? Eu acho que podem ser considerados erros ao passo que tudo levou à ele perder o controle de parte do seu grupo. Mas foram decisões sábias e necessárias em termos de proteger o reino e lidar com os White Walkeers. Eu sou um grande estudioso de fatos históricos e neles sempre pairaram dúvidas sobre o que é uma decisão certa. Você olha para trás, com o benefício de já saber que uma batalha foi perdida, e pode dizer que o general que a perdeu era um idiota. Napoleão era um gênio por todas as batalhas que ele ganhou? Ou pode ser considerado burro por Waterloo? Parcialmente, eu estou reagindo à toda fantasia que veio antes disso. Ditar as regras é algo difícil, você sendo Lorde Comandante da Patrulha da Noite ou Rei da Inglaterra. Sempre haverão consequências para as decisões difíceis. Nós vemos Jon tentando controlar a Patrulha da Noite, lidar com os selvagens e as outras ameaças além da muralha, mas também temos as consequências para Cersei e Dany das suas decisões  em seus respectivos reinos.”

O ator Kit Harrignton também respondeu algumas perguntas envolvendo o destino do personagem e o seu futuro dentro e fora de Game of Thrones. 

Kit

Reação ao saber o futuro do personagem:” Como em todas as temporadas, você lê algo no script e pensa “P*ta merda”. Eu meio o que sabia o que estava por vir, eu não li A Dança dos Dragões. Mas eu li os outros e ouvi o que iria acontecer, então eu acreditava que seria nessa temporada, mas não que seria a última cena dela, o que faz ser mais especial. É sempre bom quando você é a última coisa que acontece no episódio. Eu não sei dizer o motivo, mas eu amo. Eu adorei como eles colocaram Olly para ser a pessoa que me mataria, como toda a narrativa com Thorne se concluiu. Eu acho que foi tudo muito bem feito pelos produtores, a maneira certa disso acontecer.”

Decisões de Jon Snow e as suas consequências: “Ele tem muita culpa no que aconteceu. Ele não prestou atenção nas pessoas ao seu redor nessa temporada, apenas em algo maior que poderia acontecer. Algo como o que aconteceu com Ned quando ele estava tentando fazer a coisa certa, mas sem prestar atenção nas pessoas ao seu redor. Ele estava cego também. Tudo que ele queria era impedir a destruição e morte que viria com os White Walkers, pensando em um bem maior. Mas ele não conseguiu ver o que estava acontecendo com Olly, Alliser Thorne e alguns dos homens ao seu redor. Ele não consegua ver o descontentamento deles e lidar com essas coisas que ele considerou serem pequenas. E por conta disso tudo, eles acabaram fazendo a justiça dele. Olly enfiou a última adaga nele, nesse momento ele realizou que ele não deu atenção à esse menino, que o admirava, e que isso acabou o decepcionando.”

Sobre a declaração de Dan Weiss de que Jon está realmente morto, mas Martin ter deixado essa conclusão em aberto: “O meu entendimento é que Jon está morto. Eu tive uma reunião com Dan e David, e nós fizemos o andar de Tony Soprano [deixando o ator saber que ele seria golpeado]. E eles disseram “Olha, você se foi, está feito.”. E enquanto a história do salário [ano passado foi divulgado um aumento para que os atores se mantivessem no projeto para a 6ª e a 7ª temporada, e o nome de Kit estava entre eles], eu fiquei muito bravo quando veio à tona. Eu não sei de onde saiu, mas é algo incorreto de muitas formas. Coloca muitas perguntas dentro da sua cabeça e dos fãs de que as coisas não são como elas são. Honestamente, eu nunca soube o futuro das coisas na série, mas desta vez sim. Eles sentaram comigo e disseram “Assim que as coisas são”. Se alguma coisa no futuro for diferente, eu não sei sobre – está apenas na cabeça de David, Dan e George. Me disseram que eu estou morto, então eu estou morto. Não voltarei na próxima temporada. É tudo que eu posso te dizer, de verdade.”

O encontro de Brienne e Stannis:

Brienne

Brienne mais uma vez foi um dos focos de um episódio final de Game of Thrones. Depois da épica briga, em que ela supostamente matou o Cão na temporada passada, agora ela parece ter resolvido suas questões com o auto-proclamado rei e o pior pai do ano, Stannis Baratheon. A atriz Gwendoline Christie falou sobre a oportunidade de usar sua espada, a Cumpridora de Promessas, para finalmente  fazer justiça em Westeros.

Reação ao ver o roteiro: Eu não achava que poderia ser melhor que o final da temporada passada. Mas então eu cheguei ao final e fique “O que vai acontecer agora? O que virá depois disso?!”. A história dessa temporada aconteceu de uma forma que eu nunca imaginei que fosse acontecer.

Encontro com Stannis: Ele definitivamente sabia o que ia acontecer quando à viu. Nessa temporada nós vimos Brienne ativar sentimentos dela que nem ela mesmo sabia que existiam. Ela começou a ser mais inteligente na maneira de lidar com as pessoas. A cena em que ela está com o gerente da pensão e ela pergunta a quanto tempo ele vivia ali e quem vivia no castelo, ela dizer que fez uma promessa à Catelyn Stark foi uma forma de conseguir ganhar a confiança dele. Essa não é a Brienne da 2ª temporada, essa é uma mulher que está olhando para a vida e realizando as melhores formas de conseguir o que quer.

O motivo dela abandonar a vigília por Sansa: “Brienne está deprimida com a situação dela. Ela não conseguiu o que ela queria. Arya escapou entre seus dedos e ela teve que lutar pela sua vida. A noção de que ela fez uma promessa para alguém vem à cabeça dela o tempo todo, e sobre isso é se mantém resoluta. Ela ainda não conhece todas as suas necessidades pessoais, sempre focando no bem maior. O que aconteceu foi muito interessante, explorando a personagem como uma pessoa normal. Ela é dedicada ao bem maior, e não tem ainda um conhecimento concreto do que ela mesma quer, colocando isso sempre em detrimento de uma pessoa que ela acha ser melhor que ela. Ir atrás de Stannis foi uma resposta completamente emotiva e de acordo com os seus sentimentos. Ela foi tomada por algo que nunca sentiu antes. Ela escolhe sair da sua vigília por Sansa e ir atrás deles. No roteiro estava escrito que ela seria tomada por uma escuridão, obcecada por isso.”

Momento pai de Jamie:

jamie

Uma das surpresas do season finale foi o surpreendente momento pai e filha entre Jamie e Myrcella, com a suposta morte da menina logo depois, envenenada pelas Serpentes de Areia. Quando perguntados se isso será considerado um ato de guerra de Dorne contra os Lannister, Weiss e Benioff afirmaram “É um ato de guerra pela pessoa que o praticou, mas eu não acho que Cersei vai quere saber de quem é a culpa pelo que aconteceu com a filha, foi em Dorne. Ela provavelmente vai estar em um momento mais belicoso, violento, do que lhe é de costume, quando descobrir.” disse Weiss.

Benioff opinou que a possível morte de Myrcella pode aprofundar o ódio de Cersei por Tyrion, que agora juntou forças com Daenerys. “Na cabeça dela, Myrcella lhe foi tirada por  Tyrion. Ela ainda o culpa pela morte de Joffrey e ele foi o responsável direto pela ida de Myrcella para Dorne. Então, na sua forma de ver o mundo, os seus dois filhos foram culpa dele. Isso vai aumentar a sede homicida dela em relação ao irmão”

O ator Nikolaj Coster-Waldau, intérprete de Jamie Lannister, diz não ter idéia do que virá na próxima temporada. Ele especula que seu personagem vai ter dificuldades para se explicar com sua amada irmã. “Não será fácil, não é? Ela já passou por esse inferno. Vai ser algo como: ‘Você quer primeiro a notícia boa ou ruim? Mas depois de todo a questão religiosa que aconteceu, o desequilíbrio de poder em King’s Landing, não dá para saber o que vai acontecer ao certo.” Sobre os sentimentos envolvidos na primeira cena em que um dos seus filhos o reconhece como pai ele disse “A beleza da cena está no momento em que ela fala que está feliz por ele ser o pai dela. Ele é consumido por emoções que ele não sabia possuir, e foi por um momento tão, mas tão curto.”

Reação da Internet:

Uma das coisas mais interessantes de ver, depois de um episódio final de uma série que se transformou em um evento mundial, é a reação dos espectadores nas mídias sociais. Ontem a noite, o Twitter explodiu com emoções confusas e extremas. Reunimos algumas aqui, para o caso de vocês se identificarem e com isso, não se sentirem sozinhos:


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×