Com as reviravoltas da semana anterior e o peso de uma midseason nas costas, a gente já sabia que Gummies não seria um episódio qualquer. Em meia hora, Girls revigorou sua temporada final e fez os personagens enfrentarem seus maiores fantasmas: o passado, o futuro… e a solidão que existe entre uma coisa e outra.
Hannah está confiante com a decisão de ser a próxima Lorelai Gilmore, mas Elijah não acha boa ideia. Me recuso a admitir que errei feio quando previ que ele teria uma reação amigável à gravidez. A grosseria provavelmente foi culpa do excesso de Adderall, que o fez ver unicórnios e arco-íris, certo? Elijah percebeu que Hannah, da noite para o dia, se tornou adulta e agora carrega uma “lentilha” por aí (este é o tamanho de um feto ainda na 6ª semana). Na cozinha do restaurante chinês, o amigo perdeu a linha numa crise de ciúmes pra lá de deselegante, apavorado com a possibilidade de Hannah abandoná-lo na Terra do Nunca. À beira dos 30 anos, ele não arruma o próprio quarto e ainda fuxica colegas no Facebook. (Quem nunca?, mas estamos falando mal do Elijah aqui… shhh).
De visita a Nova York, a mãe de Hannah também não recebe a notícia com muito entusiasmo e sequer levanta do sofá para abraçar a filha. Talvez seja coisa de brasileiro, imaginar que haveria uma reação mais calorosa, mas caramba! Sob efeitos das “gummies” que dão título ao episódio, Loreen lamenta que o neto (ainda feto) não terá um casal de avós tradicional – afinal, o pai de Hannah é gay e vive com outro homem. Querida Loreen: a gente entende seu receio de passar o resto da vida sem ninguém, mas vamos combinar: não precisava dizer que “sempre vai pensar em morte quando olhar para a criança”. Credo.
Depois de todo esse massacre, Hannah parece emocionalmente bem – o que revela como a personagem está mais madura nesta temporada. A melhor parte de Gummies vem em seguida, quando ela conhece Genevieve (Daisy Eagan), a “falsa Hannah”, sentada em frente ao seu prédio. As duas repetem movimentos similares, com os pés entortados, e vestem o mesmo tom de vestido amarelo. Hannah pergunta qual é a personagem de Genevieve no filme de Adam, mesmo já sabendo a resposta (ou parte dela):
O nome é Mira. Ela é escritora. É uma personagem muito divertida. Ela é a paquera [de Adam] e tem problemas mentais.
Genevieve representa a versão que Hannah deseja alcançar de si mesma, agora que está grávida de seu primeiro filho e que, ahm, já se tornou adulta. Ao mesmo tempo, a atriz é perfeita para encenar a jovem Hannah (digo, Mira) no filme que Adam e Jessa estão produzindo, cujo roteiro traz uma pegada cômica para “um relacionamento intenso e incapaz de sobreviver a si mesmo”. Pudemos reviver cenas violentas e carinhosas que marcaram o namoro de Adam e Hannah, e seria ótimo se a HBO produzisse esse filme autoral para assistirmos na íntegra. Genevieve se funde num tipo de “flashback de carne e osso” impecável, que até se confunde com Lena Dunham na TV.
Enquanto Adam vibra com a performance e o sucesso de sua obra-prima, Jessa provavelmente tenta se lembrar por que sugeriu que ele fizesse esse maldito filme. Sem ler o script, ela desconhecia os sentimentos de Adam por Hannah e, aparentemente, imaginava que aquele relacionamento antigo era descartável. Talvez esse pensamento alivie sua culpa por roubar o namorado da melhor amiga. Agora tudo vem à tona como uma avalanche, e o casal deve sofrer alguma turbulência.
Um salve para o Ray, que finalmente terminou com Marnie! A mulher praticamente implorou para ele fazer isso, mas está valendo. Pior seria se ela tivesse rompido o relacionamento, já pensou?
Ray ainda lida com a morte do chefe (e, vá lá, amigo) Hermie, que deixou todo o seu legado como herança para ele. Não sabemos exatamente o que isso significa – provavelmente o apartamento no Brooklyn e a lanchonete? Como boa fã de Friends, este trecho do episódio me lembrou The One Where Mr. Heckles Dies, em que a turma vai ao apartamento daquele vizinho que bateu as botas. Lá, Chandler se identifica com os achados e perdidos de Mr. Heckles. Aqui, Ray sorri com álbuns e fitas de Hermie.
Shosh continua com aparições meio relâmpago e faz falta na série, mas os diálogos fofos com Ray sempre compensam sua ausência:
É estranho, mas eu nunca vou morrer. Tipo, nunca.
Coleção de letreiros
Esta semana, rompemos a monotonia de cores. Chamamos isso de amarelo esverdeado?
No próximo episódio, será a vez de Marnie e o pai de Hannah ouvirem a novidade. Full Disclosure será exibido domingo, às 23h59, na HBO Brasil.