Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Girls – 6×05 Gummies

Por: em 15 de março de 2017

Girls – 6×05 Gummies

Por: em

Com as reviravoltas da semana anterior e o peso de uma midseason nas costas, a gente já sabia que Gummies não seria um episódio qualquer. Em meia hora, Girls revigorou sua temporada final e fez os personagens enfrentarem seus maiores fantasmas: o passado, o futuro… e a solidão que existe entre uma coisa e outra.

Hannah está confiante com a decisão de ser a próxima Lorelai Gilmore, mas Elijah não acha boa ideia. Me recuso a admitir que errei feio quando previ que ele teria uma reação amigável à gravidez. A grosseria provavelmente foi culpa do excesso de Adderall, que o fez ver unicórnios e arco-íris, certo? Elijah percebeu que Hannah, da noite para o dia, se tornou adulta e agora carrega uma “lentilha” por aí (este é o tamanho de um feto ainda na 6ª semana). Na cozinha do restaurante chinês, o amigo perdeu a linha numa crise de ciúmes pra lá de deselegante, apavorado com a possibilidade de Hannah abandoná-lo na Terra do Nunca. À beira dos 30 anos, ele não arruma o próprio quarto e ainda fuxica colegas no Facebook. (Quem nunca?, mas estamos falando mal do Elijah aqui… shhh).

De visita a Nova York, a mãe de Hannah também não recebe a notícia com muito entusiasmo e sequer levanta do sofá para abraçar a filha. Talvez seja coisa de brasileiro, imaginar que haveria uma reação mais calorosa, mas caramba! Sob efeitos das “gummies” que dão título ao episódio, Loreen lamenta que o neto (ainda feto) não terá um casal de avós tradicional – afinal, o pai de Hannah é gay e vive com outro homem. Querida Loreen: a gente entende seu receio de passar o resto da vida sem ninguém, mas vamos combinar: não precisava dizer que “sempre vai pensar em morte quando olhar para a criança”. Credo.

Depois de todo esse massacre, Hannah parece emocionalmente bem – o que revela como a personagem está mais madura nesta temporada. A melhor parte de Gummies vem em seguida, quando ela conhece Genevieve (Daisy Eagan), a “falsa Hannah”, sentada em frente ao seu prédio. As duas repetem movimentos similares, com os pés entortados, e vestem o mesmo tom de vestido amarelo. Hannah pergunta qual é a personagem de Genevieve no filme de Adam, mesmo já sabendo a resposta (ou parte dela):

O nome é Mira. Ela é escritora. É uma personagem muito divertida. Ela é a paquera [de Adam] e tem problemas mentais.

Genevieve representa a versão que Hannah deseja alcançar de si mesma, agora que está grávida de seu primeiro filho e que, ahm, já se tornou adulta. Ao mesmo tempo, a atriz é perfeita para encenar a jovem Hannah (digo, Mira) no filme que Adam e Jessa estão produzindo, cujo roteiro traz uma pegada cômica para “um relacionamento intenso e incapaz de sobreviver a si mesmo”. Pudemos reviver cenas violentas e carinhosas que marcaram o namoro de Adam e Hannah, e seria ótimo se a HBO produzisse esse filme autoral para assistirmos na íntegra. Genevieve se funde num tipo de “flashback de carne e osso” impecável, que até se confunde com Lena Dunham na TV.

Enquanto Adam vibra com a performance e o sucesso de sua obra-prima, Jessa provavelmente tenta se lembrar por que sugeriu que ele fizesse esse maldito filme. Sem ler o script, ela desconhecia os sentimentos de Adam por Hannah e, aparentemente, imaginava que aquele relacionamento antigo era descartável. Talvez esse pensamento alivie sua culpa por roubar o namorado da melhor amiga. Agora tudo vem à tona como uma avalanche, e o casal deve sofrer alguma turbulência.

Um salve para o Ray, que finalmente terminou com Marnie! A mulher praticamente implorou para ele fazer isso, mas está valendo. Pior seria se ela tivesse rompido o relacionamento, já pensou?

Ray ainda lida com a morte do chefe (e, vá lá, amigo) Hermie, que deixou todo o seu legado como herança para ele. Não sabemos exatamente o que isso significa – provavelmente o apartamento no Brooklyn e a lanchonete? Como boa fã de Friends, este trecho do episódio me lembrou The One Where Mr. Heckles Dies, em que a turma vai ao apartamento daquele vizinho que bateu as botas. Lá, Chandler se identifica com os achados e perdidos de Mr. Heckles. Aqui, Ray sorri com álbuns e fitas de Hermie.

Shosh continua com aparições meio relâmpago e faz falta na série, mas os diálogos fofos com Ray sempre compensam sua ausência:

É estranho, mas eu nunca vou morrer. Tipo, nunca.

Coleção de letreiros

Esta semana, rompemos a monotonia de cores. Chamamos isso de amarelo esverdeado?

 


No próximo episódio, será a vez de Marnie e o pai de Hannah ouvirem a novidade. Full Disclosure será exibido domingo, às 23h59, na HBO Brasil.


Alice Reis

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×