Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Gotham – 2×22 Transference (Season Finale)

Por: em 25 de maio de 2016

Gotham – 2×22 Transference (Season Finale)

Por: em

Gotham decidiu fazer uma escolha nessa season finale: Grandes acontecimentos no presente ou preparar o terreno para a próxima temporada?

Como o tempo passa rápido, né? Parece que foi ontem que vimos o aparecimento do Galavan, o surgimento do The Maniax e mais uma pancada de coisas boas que o segundo ano de Gotham nos trouxe. Em 2015 a série retornou com várias renovações: Novas histórias, novos vilões, os casos da semana ficaram no passado e os vinte e dois episódios foram divididos em arcos menores. Tudo funcionou bem e a temporada deixou um saldo excelente, tornando-se até um exemplo que deveria ser seguido por várias adaptações de quadrinhos por aí. Mas e a season finale, será que valeu a pena?

Ficou bem óbvio que a escolha da série foi deixar tudo prontinho para a 3ª temporada. Se você estava esperando grandes embates, reviravoltas ou até mesmo mortes – o que é típico em uma season finale -, a impressão deixada pode ter sido um pouco decepcionante. Longe de ser ruim, “Transference” trouxe estranheza por apresentar um conteúdo inesperado. Enquanto a expectativa era de que haveria algo grandioso como a invasão dos monstros na cidade, o aparecimento da Corte da Corujas ou Hugo Strange representando um perigo maior, os roteiristas optaram por finalizar o arco envolvendo Indian Hill e deixar essas questões para o futuro, de forma que não vimos um clímax e sim a história indo em direção à próxima trama.

Descobrimos que Hugo Strange no fundo não passava de um fantoche e ele teve um final digno dessa definição: Se ferrou enquanto estava seguindo ordens. De todos os atos dele, o que eu achei mais interessante foi todo o temor que ele tinha contra as criaturas que fez. Afinal, ele estava disposto a morrer para não deixar elas viverem e possivelmente escaparem. – o que de fato aconteceu. Isso cria uma expectativa de um grande perigo que a série deverá cumprir nos próximos acontecimentos.

Por falar nas criaturas, a escolha de ocultá-las e apresentar somente suas silhuetas foi acertada, pois isso permite que o público crie diversas teorias quanto aos easter eggs ou possíveis aparições de vilões clássicos. Desde que o episódio foi ao ar uma boa parte das pessoas jura ter ouvido a risada do Jerome na cena do ônibus, mas se foi realmente ele ou somente uma brincadeira maldosa dos produtores, somente o tempo dirá. Meu único receio é que comecem a fazer episódios procedurais com um monstro a cada semana. Por mais que explorar eles individualmente possa gerar algo interessante, a gente sabe que Gotham é capaz de fazer melhor!

A season finale também serviu para confirmar a Corte das Corujas como a próxima antagonista dos personagens. A quem pertence Indian Hill? Empresas Wayne. Quem controla as Empresas Wayne nos bastidores? Quem controla tudo em Gotham? Bruce e Selina já começarão a ir atrás dessas respostas porque entrar em perigo é apenas o dia a dia para eles. O maior questionamento é o que farão para trazer Gordon nessa confusão, visto que ele decidiu largar tudo para ir atrás de Lee – uma decisão mais do que certa. Só torço para que não causem mal ao casal (novamente).

Analisando friamente, pode ser um defeito uma temporada não apresentar um ápice ao finalizar sua história, mas com tantos acontecimentos grandiosos ao longo dos episódios, será que isso era realmente necessário? Parando para pensar sobre o saldo geral, a resposta provavelmente será não. E você, o que achou do final da temporada? Ansioso para a próxima?

Alguns outros acontecimentos que merecem observação:

-Foi necessária a Barbara para perceber que aquele ser não era o verdadeiro Jim. Não que fosse difícil perceber a diferença – estava na cara! – mas no fundo é mais uma prova que, por mais que possa ser o diabo em pessoa, ela sempre continuará amando o Gordon.

“I’m Fish Mooney, bitch!” foi legal na primeira vez, agora já está ficando cansativo. Todo mundo já entendeu querida, você é Fish Mooney! Supere!

-Um fato engraçado: Butch estava com uma metralhadora e mesmo assim saiu correndo quando viu a Fish.

-Harvey como chefe da polícia? MELHOR DECISÃO.

-Não estava esperando pela briga entre Mr. Freeze e Firefly e a ideia é muito bacana, seria legal se a cena tivesse durado um pouco mais.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×