Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grey´s Anatomy – 12×03 I Choose You

Por: em 9 de outubro de 2015

Grey´s Anatomy – 12×03 I Choose You

Por: em

Que muita gente surtou e até prometeu parar de acompanhar Grey´s Anatomy após a decisão de matarem Derek isso não é nenhuma novidade. Novidade talvez seja a de que a série conseguiu sim se reinventar! Ok, alguns vão dizer que ainda é cedo para fazer qualquer tipo de diagnóstico, então irei me basear no que já foi mostrado.

O que se viu até agora foi uma oportunidade incrível para se trabalhar melhor personagens que por vezes passaram temporadas agindo como meros “coadjuvantes de luxo”, vivendo situações secundárias (normais para um seriado com tantos anos de vida). E justamente por estar há tanto tempo no ar, os produtores não decepcionam ao tratar do assunto de forma tão primorosa; A escolha por dar maior destaque ao plot de Karev e Jo, por exemplo, é uma das provas de que isso só tem feito bem a série.

Greys-Anatomy-season-12-jo-karev-episodio-12x03

E se o episódio anterior teve as nuances de humor, contrastando com o tom um pouco mais dramático visto na season premiere, o episódio dessa semana foi feito na medida. Capaz de resgatar algumas das características que me fizeram apaixonar-se por Grey´s Anatomy. Afinal, acompanhar Grey´s é se identificar com as situações, se emocionar, rir e principalmente, torcer pelo time do GSMH. I Choose You faz, como o próprio nome diz, refletir a respeito das decisões que tomamos ou somos, muitas vezes, obrigados a tomar e como vamos reagindo a elas ao longo da vida. Mas pra mim a temática foi muito mais complexa. Focada na importância do não dito, na riqueza das entrelinhas, do não verbal, das coisas que achamos ser tão óbvias que não carecem de explicação; o que enriqueceu ainda mais cada plot já que a mensagem vai além do discurso.
A mensagem por de trás do contrato de trabalho de Meredith serviu para levantar mais uma vez a questão do preconceito sexual, infelizmente, ainda intrínseco na sociedade. Mas mais que isso, serviu para introduzir o mote desta temporada, a de que Mer é agora a protagonista de sua própria história e por isso deve se portar como tal.

“Since Derek, you have coddled her, and I won’t do that.
No, she needs to rise.
And she needs to rise on her own so she knows she can rise on her own.
Because You may not be here the next time she falls.
She needs to fight for herself.
Okay.
This is what a feminist looks like, sir.” – Miranda Bailey

A escolha de Karev como protagonista do episódio me fez lembrar que Alex poderia tranquilamente aparecer num próximo especial Personagem Chatos que Conquistaram os fãs da Série. O crescimento do personagem ao longo da série é um dos bons exemplos de que – chora, sociedade – Grey´s ainda tem muitos anos por aí. Mas como eu disse, é preciso sensibilidade e um bom roteiro pra que a coisa toda funcione bem.

O plot central envolvendo o drama de qual dos gêmeos deveria ser salvo, emociona do começo ao fim. A escolha vai além do drama dos pais e da identificação do problema. Reforça o impacto que uma decisão médica tem na vida dos seus pacientes e como isso exige também, do profissional; conviver com a escolha é aceitar as próprias limitações, partilhar da dor, entender que por de trás do jaleco existe outro ser humano, mas que infelizmente alguém deve assumir “a culpa” e encarar o peso da decisão.

Greys-Anatomy-season-12-karev-episodio-12x03

Escolhas exigem compromisso e comprometer-se com alguém é encarar o inimaginável, viver sem garantias, entender que antes do presente sempre existe o passado. O fato de estarmos em um relacionamento não faz com que estejamos isento da insegurança. Que nem sempre o estar junto tem o mesmo significado para os dois; e isso coube a uma Jo – assombrada por um fragmento da vida de Karev com Izzy – disposta a fazer dar certo, mas insegura em saber até que ponto eles estão em sintonia.

O que dizer então quando o relacionamento acaba e o compromisso parece não mais fazer sentido. Entender que onde havia amor, hoje existe outros sentimentos. Que não é preciso estar só para sentir-se sozinho; insistir nisso pode ser um erro e talvez, o melhor mesmo seja seguir em frente. Resta agora saber como April e Jackson irão lidar com a situação.

Mas se o teu caso não for tão grave. Grey´s ensina que afogar as mágoas em shots de tequila ou no colo de um McYummy magya alheio pode ser a solução. E que soLUCÇÃo! Certo, Maggie?

Ps: será que foi só aqui em casa que caiu um cisco no olho bem na cena do Alex com o bebê?

Greys-Anatomy-season-12-delucca-delicious-episodio-12x03


E aí, o que estão achando da nova temporada? Não deixem de vir aqui dividir com a gente.
Ps2: Por motivos de residentes, a gente tá é gostando muito! rs


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×