Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grey’s Anatomy – 13×01 Undo

Por: em 27 de setembro de 2016

Grey’s Anatomy – 13×01 Undo

Por: em

Enquanto a temporada passada falava em recomeço, o novo ano de Grey’s Anatomy chega com a seguinte máxima: o futuro nada mais é que o resultado das ações do presente. E ainda que o episódio tenha como destaques a trama envolvendo Karev, DeLucca e Wilson. É Meredith quem mais uma vez mantém a tensão necessária para se contar uma boa história. Garantindo um ótimo começo de ano para a série, tão digno quanto a seu antecessor.

Mas e se pudéssemos voltar atrás? Seria possível de fato evitar tudo o que estaria por vir? Como garantir completa vigilância quando na realidade despercebidamente importantes detalhes escapam à consciência? Undo demonstra que nada aqui tem a ver com previsões. Que são segundos podem definir os rumos que a vida irá seguir. Se estamos preparados ou não, isso já é outra história.

greys-anatomy-13x01-karev

Recomeçar exige esforço, assim como ser capaz de admitir os próprios erros e aceitar que toda ação tem sua reação, exige maturidade.

A agressão de Alex em DeLucca retoma o lado impulsivo de Karev, um dos personagens de Grey’s Anatomy que mais se modificou ao longo dos anos da série. De bad boy a new person de Meredith, Alex vive hoje um novo momento. Cresceu, sofreu e ainda que nos próximos capítulos vejamos o quanto sua impensada atitude o prejudicará. Tudo em Undo tem a ver com ações reverberadas em consequência. Da maturidade das relações entre Meredith e Karev, ao contraponto da tentativa de fuga de Jo. E mesmo que parte do público continue a julgar esta, é chegada a hora de acompanharmos o crescer de Wilson. O problema é que o episódio de estreia da décima terceira temporada da série peca ao dar a impressão, em um primeiro momento, de que veríamos algo nascendo de fato dali.

As frases não ditas, o quase monólogo entre Jo e Alex incomoda, mas não no sentido positivo das coisas. Falta verdade. Sentimento. E foi justamente aí minha certeza de que Undo não tinha a função de falar sobre o casal. Afinal, o episódio traz em pequenas doses tudo o que está por vir para o ano de Grey’s Anatomy. Um novo olhar por sobre a relação entre April e Jackson, agora pais da pequenina Harriet. Richard como provável novo mentor de Wilson e principalmente, a relação entre Meredith e Maggie. Isso mesmo, Maggie!

greys-anatomy-13x01-jo

A mensagem por trás da empolgação de Riggs em tentar dar sequência aos encontros com Grey na verdade serviram apenas para posicionar de que forma o relacionamento entre as irmãs deve se desenrolar ao longo de toda temporada. Aqui na verdade a mensagem vem mais clara do que eu previa. E se antes eu cogitei ver tudo se desenvolvendo de um modo mais leve e um tanto cômico, a realidade se apresentou como um dos grandes embates do bom e velho dramalhão à Grey’s.

Como eu disse em um momento do texto, Undo fala sobre as consequências das muitas ações, grandes ou pequenas, em um futuro próximo. E enquanto tudo dava a impressão de se tratar do segredo de Jo, a mensagem na verdade, implícita ali tinha a ver com a lealdade de Meredith e a construção inconsciente das expectativas de Maggie com relação à Grey.

greys-anatomy-13x01-maggie

Os detalhes estavam ali. A forma como Pierce é posicionada desde o primeiro momento deixa clara a empolgação da irmã de Meredith, assim como uma bondade quase angelical. O problema é que diferente de Grey, Maggie ainda tem um longo caminho a percorrer, cheio de escolhas e decisões. E é justamente na desconstrução desta irmandade idealizada que veremos florescer os conflitos entre Meredith e Pierce. Não por acaso, no diálogo que dá sequência à atitude de Meredith em dizer a Riggs que eles não tinham que continuar se encontrando, pois apenas ele é que estava empolgado com o romance. Maggie expressa sua decepção com as mentiras da irmã. Omissões, decisões tomadas por Meredith na tentativa de tentar ajudar a quem ela tem de como o mais próximo de sua família, Alex.

A proposta não é infantilizar Maggie, pelo contrário, é demonstrar que a vida é uma sucessão de decisões tomadas a todo o momento e que certamente os mais propensos a nos magoar são as pessoas mais  próximas, numa clássica relação expectativa e frustração.


A você que me acompanhou na temporada passada, minhas desculpas pelo atraso esta semana! O importante é que estaremos mais um ano partilhando das opiniões de mais um ano de Grey’s Anatomy. Ah, não deixa de comentar aqui embaixo o que achou de Undo e até a próxima review.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×