Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Hannibal – 3×06 Dolce / 3×07 Digestivo

Por: em 20 de julho de 2015

Hannibal – 3×06 Dolce / 3×07 Digestivo

Por: em

Dolce e Digestivo foram episódios complementares. Eles encerraram o arco de Florença, que foi apresentado no início desta temporada, e deram um passo adiante na mitologia da série. Se alguém me dissesse que o que assistimos foi o series finale, eu não só acreditaria, como estaria muito feliz!

s03e06_297

Hannibal tem uma impressionante habilidade de se livrar das situações mais complicadas sem nunca sair do controle.  Depois de ser encontrado e tomar uma surra de Jack, era apenas uma questão de tempo até que ele tivesse que deixar a Itália, mas é claro que não sem antes oferecer um belo jantar aos seus velhos amigos! O reencontro com Will na galeria foi uma cena cheia de delicadeza, e por mais que eles dois vivam se ferindo – ou tentando se ferir – é impossível dizer que não foi real a alegria que eles sentiram por estarem juntos novamente.

Outro grande momento de Dolce foi a reviravolta na vida de Bedelia. Ela agarrou com todas as forças a única oportunidade que teria de escapar de Hannibal sem ser morta por ele e sem ser pega pela polícia. Simular um revival da história de Miriam Lass foi uma jogada de mestre e, apesar de sempre apresentar um trabalho impecável, ouso dizer que foi o melhor momento de Gillian Anderson em Hannibal. O cinismo, a inteligência e o medo de ser pega estiveram o tempo inteiro presentes em sua interpretação, que ainda tinha como elemento extra uma suave letargia causada pelos remédios.

Os momentos mais surpreendentes ficaram por conta da família Verger. Margô tem um inusitado affair com Alana que, apesar de ter rendido uma cena muito bonita, não fez muito sentido considerando o background das duas personagens. De qualquer forma, gosto muito mais dessa versão durona da Dra. Bloom que da antiga, então foi uma aliança bem vinda. Já Mason roubou a cena com seu sonho de ser pai e os devaneios de como preparar Hannibal para o jantar, e, é claro, deixou todo mundo de queixo caído com sua aparição bombástica no flashforward do fim do episódio recebendo Will e Hannibal em sua fazenda dos horrores.

digestivo

Digestivo foi um dos melhores episódios da série. Sem deixar o apuro estético característico de lado, ele foi bem mais dinâmico do que estamos acostumados, e fechou com chave de ouro o arco de Florença e, porque não, todo o ciclo que a série apresentou até agora? A intenção de Bryan Fuller era que Hannibal tivesse sete temporadas, o que significa que a metade desta terceira temporada poderia encerrar o “primeiro ato” do drama. Hannibal foi exposto, se entregou para a polícia e levou a relação com Will a um outro nível.

Chiyo foi uma peça fundamental, tanto em Dolce quanto em Digestivo. Uma protetora fiel e eficiente que livrou Hannibal da morte pelas mãos de Will, salvou Jack para conseguir informações sobre o paradeiro do seu tutor e prestou uma escolta precisa durante a sua fuga da fazenda. Confesso que realmente acreditei que o Jack morreria até ela entrar em cena, e esperava que Chiyo fosse responsável por libertar Hannibal do cativeiro. Ela obviamente conhece o canibal melhor que eu,  e ficou só aguardando do lado de fora pelo momento em que ele sairia de lá – porque ela sabia que ele sairia.

Nunca pensei que torceria tanto pelo Hannibal quanto torci neste episódio. Não que Dr. Lecter não merecesse um pouquinho de tortura, mas era óbvio que só ele tinha “potencial” para salvar Will da loucura de Mason e Cordell. E como não torcer por um personagem que não perde a classe nem quando está preso pelado em um chiqueiro? Todo aquele suspense do Mason para começar a despedaçar Hannibal não poderia ter outro desfecho que não fosse o do psiquiatra dando a volta por cima, mais uma vez.

alô

Mas Hannibal que me desculpe, quem roubou a cena mesmo foi o novo (ou não tão novo) casal, Alô. Alana e Margô protagonizaram os melhores momentos do episódio, fazendo o parto do bebê Verger na porca,  furando a segurança para libertar Hannibal e, é claro, alimentando a enguia com as tripas de Mason. Não sei se ainda vão explorar mais a relação das duas na série, mas o pouco que vimos dessa parceria e de como uma foi importante para fortalecer a outra já valeu pelo tempo que durou.

No início da temporada, vimos um Will incapaz de viver uma vida sem Hannibal. Mesmo depois de ele ter tirado a vida de Abigail, mesmo depois de ele ter deixado tantas cicatrizes físicas e psicológicas, Will simplesmente não conseguia se imaginar longe daquele homem. Mas ver a morte de perto mais uma vez, imaginar seu cérebro – seu único capital, seu único talento – sendo devorado por Hannibal mudou alguma coisa dentro dele. Will estava pronto para seguir em frente, e aí foi Hannibal que não permitiu. A maior prova de amor e de ódio que ele poderia ter dado ao seu frenemy favorito foi aquela rendição. Ele sabe que, poupado o esforço da busca, será impossível para Will se manter longe dele por muito tempo. Foi um presente, e ao mesmo tempo um castigo. Como tudo o que ele deu a Will até hoje.

Algumas observações:

– Bedelia fez a Arya Stark dizendo aquele “not today” para o Hannibal.

– Apesar de odiável, vou sentir falta das frases épicas do Mason.

– Falando nele, fico imaginando a frustração do cara: dormir achando que vai ficar a cara do Will e acordar e com a cara do Cordell.

– Vou ter pesadelos visualizando na minha cabeça a cena do Hannibal ordenhando a próstata do Verger. Eek.

– Desculpem a review dupla. Não consegui fazer separado por problemas técnicos e porque simplesmente não consegui escrever nada depois das cenas finais de Dolce. Precisava assistir ao próximo para entender o que tinha acontecido ali.

hannibal 3x07

Hannibal começa agora uma nova fase que em alguns pontos voltará a lembrar o início da série, com o FBI em ação novamente, mas com uma configuração completamente nova. Como será a vida do psicopata na cadeia? Will vai conseguir se manter afastado por quanto tempo? Curtiu os episódios? O que você espera deste finalzinho de temporada (e de série, possivelmente?) Deixe seu comentário!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×