Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

História do Emmy em fotos

Por: em 20 de setembro de 2009

História do Emmy em fotos

Por: em

Dia 20, hoje, acontece o 61 Emmy, maior evento de premiação da TV norte americana, aguardado ansiosamente por atores, produtores, diretores e profissionais das áreas técnicas que também são premiadas. Você já conferiu quais são os indicados ao prêmio desta noite, mas agora vamos viajar um pouco na história do Emmy pelas décadas, com fotos clássicas, personagens importantes da TV, grandes premiados e outras curiosidades.

1949

Emmy-1949-shirley dinsdale

Shirley Dinsdale, foi a primeiríssima pessoa a ganhar um Emmy. Na primeira edição do maior evento de premiação da televisão, Shirley ganhou o prêmio de personalidade da TV. Ela era  ventríloqua, e trabalhava com Judy Splinters, em programas de rádio e TV. Ela ganhou novamente o prêmio em 1994.

1955

emmy-Franklin Schaffer-1955-Studio One

Franklin Schaffner nessa noite ganhou seu primeiro Emmy como diretor da série Studio One, drama da CBS que ficou no ar durante  10 temporadas, de 1948 à 1958. Franklin, apesar de ter nascido em Tóquio, Japão, é considerado um dos diretores mais inovadores da América. Foi ele quem começou a usar a câmera móvel, quando o padrão era usa-las estáticas. Franklin Schaffner ganhou em sua carreira outros 4 Prêmios Emmy, todos à que ele foi indicado.

1959

Fred Astaire-1959-Emmy

O Ator Fred Astaire com os Emmys que ganhou pelo programa especial “An Evening with Fred Astaire.” O programa de uma hora, ao vivo, pela NBC, foi ao ar em 17 de outubro de 1958, fez tanto sucesso que ganhou 9 Emmys (na foto só mostram 7) e mais três programas depois desse, em 1959, 1960 e 1968. Foi um programa também muito inovador, por ser o primeiro grande espetáculo gravado à cores.

1960

emmy- 1960-Harry Belafonte

Harry Belafonte, segura em suas mão uma estatueta histórica: Ele é o primeiro homem negro a ganhar um Emmy.  Belafonte é cantor e ator, e ganhou o prêmio por um programa especial: Revlon Revue: Tonight With Belafonte.

1961

emmy-1961-barbara

The Barbara Stanwyck Show, era uma série dramática protagonizado pela Barbara Stanwyck, que não teve uma boa audiência e foi cancelado depois de um ano, mas rendeu à atriz, que começou seu trabalho no final da década de 20, o seu primeiro Emmy. Ela foi indicada mais 4 vezes, e ganhou o prêmio mais duas, uma estatueta por The Big Valley e outra por The Thorn Birds. Ao seu lado o ator Raymond Burr, que ganhou neste ano o seu segundo Emmy, por interpretar o advogado Perry Mason, em série homônima. Os dois Emmys que Raymond ganhou foram por este mesmo personagem, ele foi indicado mais 5 vezes por outros, mas não chegou a ganhar nenhum.

1964

emmy-The Dick van Dyke-1964

The Dick Van Dyke Show foi a grande vencedora da noite, recebendo cinco prêmios. De melhor ator e atriz para Dick Van Dyke e Mary Tyler Moore. Melhor série de comédia, melhor diretor e escritor. Nos 5 anos em que ficou no ar, o programa ganhou 15 Emmys!

1965

emmy-1965-Barbra Streisand

A multi-artista Barbra Streisand já foi indicada 9 vezes ao Emmy, e aos 23 anos de idade, em 1965, ela ganhou o seu primeiro, por seu especial My Name is Barbra, programa com o mesmo nome de seu disco, de 1963. Barbra já ganhou mais 3 Emmys depois desse, o último em 2001.

1966

emmy-1966-A feiticeira

A Feiticeira Elizabeth Montgomery foi indicada ao Emmy nada menos do que 9 vezes, mas nunca ganhou uma estatueta. A atriz ficou famosa ao interpretar a Samantha Stevens no seriado Bewitches (aqui, A Feiticeira), e em 1966 foi a sua primeira indicação por esse personagem.

1969

emmy-1969-coretta king

Depois de um ano do assassinato de Martin Luther King Jr. sua esposa Coretta Scott king foi ao Emmy, apresentar um prêmio especial para a CBS, pela cobertura da morte do seu marido.

1976

emmy-Chevy Chase-Saturday Night Live

Chevy Chase ganhou seu primeiro Emmy em 1976, e foi um Emmy duplo, por sua atuação em Saturday Night Live, como ator e escritor. Em 77 Chase foi indicado novamente para as duas categorias do mesmo programa, e em 78 ganhou o prêmio de escritor de programa especial de comédia por The Paul Simon Special. Depois desse Emmy, Chase não foi indicado para mais nenhum Emmy. Este ano ele ainda atuará em Community.

1979

emmy-I love lucy-1979

Lucille Ball é chamada a rainha do Emmy, Ela foi indicada ao prêmio nada menos que 13 vezes, e ganhou 4 deles. Lucille é a estrela do famoso seriado I Love Lucy, contracenando com o seu marido Desi Arnaz, que era também seu produtor, mas ele nunca ganhou nenhum prêmio.

1983

emmy-1983-Judd Hirsch and Shelley

Duas grandes séries da década de 80 foram premiadas esta noite de 25 de setembro, Cheers e Taxi. Cheers ganhou os Emmy de direção, série de comédia, atriz de comédia com Shelley Long (na foto), escritor de comédia, além de outros prêmios técnicos. A série que estreou em 1982, foi premiada pela primeira vez em 1983, e depois conquistou várias outras estatuetas. Líder de audiência, com 11 temporadas, Cheers revelou grandes nomes como Kirstie Alley e Woody Harrelson. Judd Hirsch (na foto) garantiu seu Emmy de melhor ator pelo seu papel em Taxi, Alex Reiger. A comédia ganhou ainda dois outros Emmy este ano, ator e atriz coadjuvante em comédia.

1987

emmy-Bruce Willis of Moonlighting-1987

Bruce Willis estrelou ao lado de Cybil Shepherd a série Moonlighting, e em 1987 ganhou o seu primeiro Emmy como melhor ator de série dramática. Depois disso, ele deu um salto para a carreira cinematográfica, participando de poucas coisas na TV. Em 2000 ele voltava aos palcos para receber o prêmio de melhor ator convidado por sua participação em Friends.

1988

Emmy-Michael J. Fox-1988

Michael J. Fox neste ano ganhou pela terceira vez o prêmio de melhor ator de comédia, por seu papel em Family Ties, o Alex P. Keaton. Alex era o filho republicano de um casal ex-hippie. A série foi ao ar de 1982 à 1989. Michael voltou a ganhar o maior prêmio da TV norte americana em 2000, como o Michael Flaherty na série Spin City e agora, em 2009, por sua participação especial na série Rescue Me, como o Dwight.

William Hanna e Joseph Barbera - emmy 1988

Ainda em 1988 tivemos um prêmio especial para William Hanna e Joseph Barbera, por sua grande contribuição à televisão. Os dois já ganharam outros Emmys DayTime por produções dos seus estúdios, mas somente um prêmio do Prime Time, por ABC Afterschool Specials: The Last of the Curlews.

1989

emmy-1989-Danny DeVito

Danny DeVito acompanha sua esposa, Rhea Perlman, vencedora do Emmy de  melhor atriz coadjuvante por Cheers, Rhea foi indicada ao Emmy 10 vezes, e venceu 4 delas. Danny também já esteve nesse palco, ele era Louie De Palma no seriado Taxi, sendo indicado 4 vezes ao Emmy por este papel, ganhou um em 1981, e voltou a ser indicado em 2004, como melhor ator convidado, por sua participação em Friends.

1993

emmy-1993-seinfeld

Curiosamente, o criador e protagonista da sitcom Seinfeld, nunca foi premiado com um Emmy. E nem Jason Alexander, que na foto segura o Emmy que a sitcom ganhou de melhor comédia do ano de 1993. Já Michael Richards ganhou 3 vezes o Emmy de melhor ator coadjuvante, e a Julia Louis-Dreyfus uma vez. Julia ainda ganhou um Emmy de melhor atriz de comédia por Christine em 2006, e este ano concorre novamente com o mesmo papel na comédia The New Adventures of old Christine.

1996

emmy-1996-clooneyER é sem dúvida um marco da televisão da nossa geração. George Clooney foi indicado ao prêmio de melhor ator de série dramática duas vezes, uma em 1996 e outra vez no ano anterior, em 1995. Seu amigo Noah Wylie nunca foi indicado à algum prêmio do Emmy. ER em suas 15 temporadas foi indicada a mais de 100 categorias do Emmy, e ganhou 22 delas. Em seu primeiro ano de participação, arrebatou 8 Emmys, entre eles o de direção, roteiro e de atriz coadjuvante.

1997

emmy-1997-christopher reeve

Um momento marcante, não por um prêmio por uma atuação, mas pela força de vontade. Christopher Reeve dois anos após o acidente que o deixou tetraplégico, apresentou o Emmy de melhor minissérie ou filme para a TV. Neste ano ganhou também um Emmy especial, pela sua narração no filme Without Pity: A Film About Abilities.

1999

Emmy-Helen Hunt-1999

Na galeria do Emmy, apenas 3 mulheres ganharam 4 estatuetas do Emmy e Helen Hunt é uma delas, mas a atriz vai além. Ela é a única mulher a ganhar os 4 prêmios consecutivamente. Em 1999 foi o último, completando a série de prêmios que começou em 1996, por sua personagem Jamie Buchman, de Mad About You.

2002

emmy-Jennifer Aniston of Friends-2002

Jennifer Aniston ganhou em 2002 o Emmy de melhor atriz de comédia, por sua personagem, Rachel Green, em Friends. Ela já havia sido indicada ao prêmio duas vezes antes e mais duas vezes depois, pelo mesmo papel. Jennifer Aniston concorre este ano ao Emmy de melhor atriz convidada numa série de comédia, por sua participação em 30 Rock, como Claire. Uma curiosidade em Friends é que quase todos foram indicados ao prêmio de melhores atores, menos a Courteney Cox. Somente Jennifer Aniston e a Lisa Kudrow ganharam o Emmy.

2004

emmy-Sarah jessica parker-2004-win

Depois de 5 indicações ao Emmy de melhor atriz, Sarah Jessica Parker, durante o último ano de Sex and the City finalmente ganhou o prêmio, por Carrie Bradshaw.  Sarah ganhou a estatueta também em 2001, de melhor comédia, ela que era uma dos produtores.

2007

emmy-2007-the sopranos

No ano em que terminou, The Sopranos conseguiu levar para casa o Emmy de direção para Alan Taylor, o Emmy de melhor série dramática e de escritor para David Chase. A série desde que estreou, em 1999, acumulou indicações e conquistas, com melhor série dramática, atores coadjuvantes e principais, escritores, diretores, elenco, e outros prêmios em categorias técnicas.

2008

Emmy-2008-Tina Fey

Tina Fey é o nome por trás de super premiada 30 Rock. A atriz e escritora foi a primeira escritora de Saturday Night Live, trabalho pelo qual ganhou um Emmy em 2002. Em 2008 Tina Fey ganhou o seu primeiro Emmy por seu trabalho como atriz.

____________________________________________________________

Hoje a noite iremos conferir quem irá entrar pra história do Emmy, entre comédias e dramas, vamos torcer para nossos personagens e seriados preferidos.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×