Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

House of Cards – 3×08 Chapter 34

Por: em 12 de maio de 2015

House of Cards – 3×08 Chapter 34

Por: em

Ditador ou obstinado? O oitavo episódio da terceira temporada de House of Cards mostra as duas características como Frank Underwood pode ser descrito. Um político linha dura, com ações ditatoriais ou apenas um homem obstinado que luta para alcançar os seus dobjetivos? Através de narrações protagonizadas por Kate, de seu artigo para o jornal, e de Tom, do prólogo do livro que está escrevendo, as duas opiniões vão costurando todo o episódio, que ao contrário do último, é politicagem pura. Escolha o seu Frank!

House Of Cards - 3x08

A jornalista Kate é quem acusa Frank de ser um ditador. Em um belo artigo, ela compara o furacão Fatih, que está prestes a atingir os Estados Unidos, com o “furacão Frank”, que há algum tempo já atinge o país. Para Kate, Frank não passa de um tirano, um homem que governa através do medo e passa por cima da vontade da maioria para alcançar o seu desejo. Essa opinião não é exagerada, afinal, depois que o American Works não foi aprovado pelos políticos da Casa Branca, Frank decidiu usar a verba do fundo de emergência dos Estados Unidos para lançar o seu programa. Ele só não contava que um furacão entraria nos meios dos seus planos.

Frank precisa decidir se libera o fundo de emergência caso o tornado acerte o país. A probabilidade que isso aconteça é grande, mas não dá para ter certeza. A questão é que se o Presidente assinar a liberação dos fundos, o American Works morre. Se ele não assinar, quem pode morrer são milhares de americanos. Mesmo assim, Frank espera até o último minuto antes de ceder ao furacão.

Já o autor Tom, que já caiu nos encantos de Underwood, enxerga o presidente de uma forma bem diferente de Kate. Para ele, Frank é uma pessoa que fez possível o impossível, que não desiste frente a nenhum obstáculo. Também não deixa de estar errado, já que, de fato, ele tentou de todas as maneiras possíveis, mesmo as erradas, colocar seu projeto em prática. Projeto que se tornou um sucesso inegável, até mesmo entre os seus oponentes. O curioso é que esse ponto de vista foi baseado em uma história que Frank inventou sobre a sua infância. Nem a verdade entra no caminho do político!

House Of Cards - 3x08

Sentido-se pressionado pelos dois partidos, Frank acaba assinando a liberação de verbas. Mas o furacão Faith, destino em inglês, acaba mudando a sua trajetória no dia seguinte. O Destino é mesmo irônico, não é? É claro que um homem que não vê o impossível iria achar uma saída no meio dessa tempestade. A solução dele? Lançar a sua candidatura com o slogan:

A vote for Frank Underwood is a vote for American Works!

Simplesmente genial! Agora que seu programa acabou, milhares de americanos que já tinham conseguido emprego através do AmWorks serão voto certo para o presidente. Quer campanha melhor do que essa? Vai ficar difícil para a Dunbar.

Enquanto isso, Doug está completamente obcecado na busca por Rachel. Depois de a menina ser vista em um sinal de trânsito, ele passa o dia inteiro de olho nas câmeras de segurança esperando ela aparecer outra vez. A obsessão por ela só não é maior do que sua obsessão por Frank. Mesmo durante sua sofrência, ele consegue arquitetar para que Dunbar encontre Jackie e a convença a suspender a campanha enquanto o furacão passar. Logo depois, ele conta tudo para Seth. Se existia alguma dúvida sobre de que lado ele está, a dúvida acabou agora! Está claro que todas as ações de Doug são para traçar seu caminho de volta à Casa Branca.

Já decidiu se o Frank é ditador ou obstinado? Conte aqui nos comentários!


Amanda Freitas

Carioca que não gosta de praia, formada em jornalismo. Ama viajar pelo mundo, pelos livros e pela TV.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Dexter

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×