Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How To Get Away With Murder – 2×07 I Want You To Die

Por: em 9 de novembro de 2015

How To Get Away With Murder – 2×07 I Want You To Die

Por: em

É chegada a hora de reposicionar as peças, partir para um último e certeiro movimento. Assim como em uma partida de xadrez, é preciso rever a estratégia, analisar as jogadas, considerar quantas peças ainda estão no jogo. A partir de agora tudo se torna uma questão de antecipar o movimento do adversário, por isso é importante tentar entender como funciona a cabeça do seu oponente. Mas o que fazer quando na verdade não sabemos como pensa o outro jogador? E é justamente esta a pergunta que devemos ter em mente ao iniciarmos a jornada rumo a aparar as possíveis arestas na tentativa de identificar qual foi o peão responsável pela queda da rainha do jogo, Annalise Keating.

I Want You To Die finalmente nos dá informações que justificam a presença de Bonnie na mansão dos Hapstall, mais que isso, apresenta aos poucos a disposição das peças que compõem o tabuleiro de How To Get Away With Murder. Mostrando as consequências das jogadas feitas por Annalise e dando indícios do que esperar para os episódios que precedem o hiatum da série. Mas vale lembrar que o xadrez exige paciência e estratégia, por isso toda cautela se faz necessária aos analisarmos as informações que foram dadas até aqui.

how-to-get-away-with-murder-5keatings-2x07

A volta de Eve à trama reforça a ideia de que estamos lidando com uma excelente estrategista. Inteligente, ágil e com uma moral tão questionável quanto à de Annalise, Rolth que no início achávamos estar na lista de suspeitos do grande cliffhanger da temporada, agora aparece claramente como uma peça muito mais disposta a proteger Keating, que atacar. Se movimentando lenta e estrategicamente, Eve, usa da diplomacia para conseguir meios de ajudar Annalise – ganhando a confiança de Nate e sendo capaz de prever que um dos peões de Annalise pode ter algo contra ela, no caso Wes. Assim, ao agir como espécie de bispo leal no jogo de HTGAWM vimos que a presença de Rolth serve como ponte para o passado de Keating, relacionando – pela primeira vez – que Wes pode vir a ser filho de Annalise.

O que talvez Annalise não previa é que o movimento feito para tirar o pai de Asher e Sinclair do jogo, pudesse fazer de Bonnie uma peça fundamental rumo à derrubada de AK – e talvez a única capaz de dar fim literalmente ao jogo. Afinal, foi Bonnie a responsável pelo plot mais dramático da temporada, sendo obrigada agora a lidar com as consequências de ter a verdade sobre seu passado exposta à Asher como uma simples parte da estratégia de Miss Keating. Dando à assistente motivo suficiente para assumir o papel de torre, disposta a derrubar Annalise num confronto frente a frente. Já que frustração e ódio se misturaram à humilhação de ter que reviver todo o trauma passado pela assistente na infância. Assumindo que a partir de agora não há nada a perder e que tanto Keating quanto Sinclair devem ser eliminadas do tabuleiro de HTGAWM.

how-to-get-away-with-murder-bonnie-2x07

Mas como pensar em estratégias e jogadas e não se lembrar de Frank. Que desde o início da trama se mantém como fiel escudeiro da queen Annalise. Não surpreendendo, portanto, se tudo o que vimos até agora vir a ser parte de um plano criado pela própria Keating, caso alguma coisa desse errado dado o risco iminente à peça de Oliver, conforme a reestruturação da jogada de Philip – que visava desde o início eliminar Catherine e Caleb. Justificando de certo modo o porquê de vermos Frank colocar Cath desmaiada e ensanguentada na mata, recriando uma possível nova cena do crime. Ou porque Caleb estaria escondido em outro canto da cidade como eles disseram. Confirmando que , assim como o cavalo no xadrez, Frank é o único personagem capaz de se movimentar livremente tanto entre as peças mais nobres do jogo quanto entre os peões.

how-to-get-away-with-murder-frank-michaela-2x07

Por falar em peões, uma possível explicação para alunos de Keating estarem na casa dos Hapstall pode estar ligado ao sequestro de Oliver. Reforçando a ideia de que Connor, assim como Wes, também está contra AK. E mesmo que a arma de Levi esteja com Wes, dificilmente colocaria este como o responsável pelo tiro, ou até mesmo que esta seja a real arma do crime. Afinal, xadrez exige paciência. O que pode incomodar os mais afoitos e que acreditam que a trama foi capaz de desenvolver em meio às suas partidas uma linha de raciocínio deveras simplória; e se consideramos que Laurel é o peão com aspirações mais próximas aos movimentos da rainha, não podemos esquecer que enquanto o jogo acontecia quase ninguém observou que Millstone ia aos poucos se movimentando, ora contra, ora em defesa das peças nobres do jogo. De forma que pode ser ele o único a finalmente conseguir chegar até o ponto que realmente importa no jogo, o derradeiro xeque-mate ao rei. Representado não por alguém, mas sim como símbolo do começo do fim de todos os crimes e segredos acobertados até aqui – a queda da fortaleza de Annalise Keating.


Enquanto a quinta não chega, deixo aqui a promo do próximo episódio e convido os fãs da série para votar no People’s Choice Awards 2016. Ah,  não deixem de vir aqui dizer quais são suas teorias e apostas para o episódio desta semana de HTGAWM?


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×