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How To Get Away With Murder – 2×15 Anna Mae (Season Finale)

Por: em 22 de março de 2016

How To Get Away With Murder – 2×15 Anna Mae (Season Finale)

Por: em

A chegada de uma season finale gera sempre um misto de sentimentos. O gosto agridoce da despedida, o cessar momentâneo do hábito semanal de acompanhar a saga do seu elenco ou história favoritos, estar preparado para conviver com a ansiedade gerada por alguns cliffhangers de tirar o fôlego e sim, se surpreender com a conclusão de plots e subtramas criadas ao longo da temporada atual. E com How To Get Away With Muder não poderia ser diferente. O problema é o que fazer quando na verdade uma temporada que começou de forma tão positiva e que tinha tudo para superar a anterior, acaba trazendo um último episódio fraco e que na verdade serviu para que eu me preocupasse com os rumos futuros da trama.

Todos os elementos estavam ali, mas algo realmente não funcionou. Tanto que Anna Mae tinha cara de tudo, menos de uma season finale. A questão talvez tenha muito a ver com a expectativa gerada pelo começo da temporada, e as consequências disso foi um episódio arrastado, sem algo que soasse como de fato genuíno da série. A forma como foi resolvida – finalmente – a questão dos Hapstall, confesso que não foi nem um pouco animadora. Claro que os sinais estavam o tempo todo ali, afinal, se Phillip fosse realmente o assassino dos tios e da mãe, não havia muito sentido ele ter poupado todos os que personagens que já cruzaram seu caminho. E mesmo sendo um deleite assistir Annalise cinicamente confrontando a promotoria, aqui não existiu nada além do que já tínhamos visto antes e de certa forma isso é algo ruim para um final de temporada.

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Imaginei que o drama envolvendo o mistério de Frank tinha alguma relação com a misteriosa mulher do bar, mas não pensei que na verdade toda a origem da mala de dinheiro estivesse ligada à culpa por ter colocado a vida de Annalise em risco e matado o bebê. O problema aqui talvez tenha sido depositar uma carga dramática em um ator que na verdade é muito mais lembrado pelas cenas em que aparece sem camisa, que propriamente pela interpretação. Tanto que a saída dele na série – ou melhor, seu desaparecimento – não conseguiu comover ou gerar curiosidade de fato. Soou como algo forçado, meio sem sentido ele ter feito o que fez (matado Lila) pura e simplesmente por culpa. O mesmo não pode ser dito sobre a cena em que Annalise confessa à mãe que teve um filho e que a criança morreu. A finalização do processo de luto, consequência de ter revisitado a perda do filho e a culpa que carregava por dez anos – representado pelo enterro no jardim – serviu para trazer à tona a humanidade e fragilidade de Keating, que mais uma vez emocionou graças ao talento da excelente Viola Davis.

Tudo parecia estar ali apenas por estar. E nem culpo a falta de empatia natural que eu – e grande parte dos fãs da série – sentimos por Wes. Sim! Já sabíamos que ele iria atrás do suposto pai biológico. E mesmo que o tiro tenha sido dado por “Frank” – teoria embasada pura e simplesmente para manter o personagem na trama, ok? – o que era pra ser algo que me levasse a aguardar ansioso pela chegada da nova temporada me deixou apenas preocupado com a forma em como os roteiristas tentarão contar a história a partir de agora. É que esta tal “queima de arquivo” envolvendo Mahoney foge um pouco da trama que estava se desenrolando desde então e ainda que – teorias – apontem que a morte de Caleb tenha sido na verdade homicídio e não  suicídio, a soma destes fatos soam como algo ruim para uma série que finalizou tão bem sua primeira temporada.

Ver mais uma vez que a trama continuará a girar em torno de Wes e Annalise, reforça a impressão de que cada vez mais os outros personagens acabam participando como coadjuvantes de luxo da trama de How To Get Away With Murder. Ou ninguém se questionou onde foram parar a história do passado conturbado de Bonnie, o luto de Asher, ou o porquê de Connor deixar de ser um dos mais promissores personagens apresentando um dos plots mais fracos e chatos da temporada?

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A impressão que fica é de que era preciso finalizar os vários plots, assim como o grande caso de toda a temporada envolvendo os Hapstall. E parece que a saída mais inteligente foi a de lançar tudo de uma vez, já que a série é mais curta que outras do universo de Shondaland. Mas infelizmente, desta vez, Annalise estava distante. E sem a grande estrela da série, dificilmente o impacto seria o mesmo. O que me leva a questionar se este seria um sinal de que a série não deve ter um tempo tão longo de vida.

Ok, talvez o problema esteja comigo e com as minhas altas expectativas, já que vim assistir ao episódio de How To Get Away With Murder logo após terminar a nova e ótima temporada de Demolidor. O jeito vai ser esperar pela próxima temporada e torcer para que tudo isso não passe da má impressão deste que vos escreve. O fato é que não estou nem um pouco ansioso para ter essas perguntas respondidas.


E aí, quais foram suas impressões sobre o season finale? Concorda? Discorda? Não deixa de dizer aqui a sua opinião sobre o futuro de How To Get Away With Murder.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

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