Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How To Get Away With Murder – 3×09 Who’s Dead? (Fall Finale)

Por: em 18 de novembro de 2016

How To Get Away With Murder – 3×09 Who’s Dead? (Fall Finale)

Por: em

Nas palavras da grande filósofa brasileira Leila Lopes (Por onde anda? Um beijo!), assistir a esse winter finale de How To Get Away With Murder foi “a sensação de rodar e rodar e rodar e rodar sem saber exatamente para onde estava indo”. Preparem o coração e já separem o caderno para anotarem as pistas para desvendarmos o novo mistério que se forma. Vem comigo descobrir Who’s Dead?!

O modo como iniciaram o episódio foi bem instigante, quebrando a dinâmica que estávamos acompanhando desde o início da temporada, não com os flashfowards, mas com pequenos flashbacks da noite da tentativa de suicídio de Frank. Interessante notar o tema da prova, parecia que ela queria que os alunos a convencessem que matar Frank não era a alternativa correta. Toda a cena foi muito bem feita, mas não teve a mesma força que a parte mostrada na semana passada, em parte por terem focado em Bonnie e nos seus argumentos para fazer Frank mudar de ideia. A cara da Annalise de desgosto ao ouvir que eles haviam transado é evidente. Eu vou continuar falando para sempre que Liza Weil é maravilhosa e eu preciso que ela seja melhor reconhecida pela sua atuação impecável.

Finalmente estamos no dia do incêndio. Todos passaram na prova e Annalise dá uma caixa de Champanha para que seus alunos celebrem. O que era para ser o início de um dia de felicidade, desencadeia vários eventos negativos para todos os casais. Connor não perdoou Oliver pelo que disse, mas planta a semente da dúvida sobre a noite da fogueira. Asher finalmente conta para Michaela sobre o telefonema de sua mãe e que ela está chegando naquele momento para visitá-la. Wes briga com Laurel por ela não ter contado que Frank sabia sobre os 2 e ele a acusa de querer concertá-lo, assim como a mãe dela com problemas mentais.

Eu sei que são várias coisas para acontecer hoje, mas quantas horas tem esse dia? Annalise tem tempo de dar uma prova, dar nota, dar bebida para a galera e ainda passar no salão da Rose (Mary J. Blige) para dar aquele retoque nos apliques? E não são nem 6 minutos de episódio. Foi bom ver que Annalise, mesmo com sua pose de forte, ainda tem sentimentos frágeis. É importante que nós acreditemos nela de agora em diante. Aqui ela descobre que a promotora Rene Atwood a está investigando. Novamente, um belo confronto entre as duas, Annalise sendo cada vez mais dissimulada antes de ir na voadora no peito. A discussão termina sem vencedora, mas Rene fica ainda mais disposta a fechar o cerco contra Annalise.

How To Get Away With Murder 3x09 Annalise confronta Rene

Eu não preciso brigar com pistoleira por causa de macho não! Eu já peguei a Fênix, minha filha!

A nossa reclamação da temporada, Nate ganha alguma importância. Depois de Annalise confrontá-lo sobre seu envolvimento com Rene, ele vai tirar satisfações com ela. Fica bem claro que ela só foi atrás dele pelo seu envolvimento anterior com Annalise. Mas Nate é um homem integro e termina com Rene. Infelizmente, para Annalise, esse encontro foi o estopim para a sua ruína. Eu torci tanto para que ela não tivesse uma recaída. Mas é muito compreensível que esse momento seja muito para que ela consiga suportar. Quando ela acha que finalmente pode iniciar uma vida normal após todas as desgraças trazidas pelas pessoas ao seu redor, tem que voltar a estaca zero. Mesmo estando em choque, ela ainda consegue pensar em eliminar todos os arquivos relacionados aos casos que os comprometeriam. Quem pensava que ela era a responsável pelo incêndio erro feio. Esse momento de lembranças é bem vindo para quem se esqueceu ou não dava mais importância ao que aconteceu na primeira temporada. Caindo de bêbada, vai à casa de Bonnie.

Durante mais uma briga com Laurel, Wes recebe um telefonema de Vince pedindo para que ele vá encontrá-lo na delegacia. Inicialmente eles pensam que se trata sobre o caso dos Mahoney, mas é pior do que se imaginava. O corpo de Rebecca foi encontrado e uma fonte liga essa morte com Annalise. Agora, por que Rene sabia sobre esse caso? É ela quem está liderando toda a investigação e direcionando os detetives. Para piorar as perspectivas de futuro, Wes despede seu advogado, ficando sozinho na sala de interrogatório. Nate, que tentava descobrir sobre a investigação de Annalise, tenta falar com Wes, mas uma das detetives o encontra e ele tem que disfarçar e sair. Esse pequeno momento coloca tudo a perder. Detalhe, os detetives acham que o “namorado” de Annalise pudesse ter matado Rebecca. Rene só estava aproveitando do corpo de Nate antes de mandá-lo para a cadeia junto com Annalise (espertinha).

How To Get Away With Murder 3x09 O corpo de Rebecca é encontrado

OLHA ELAAAAAAAAAA!! OLHA ELAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

Enquanto Michaela tem que lidar com sua mãe, Laurel, Connor e Asher chegam pois não queriam mais lidar com os outros. O arco da mãe de Michaela é bem desnecessário, mas foi um bom momento para Aja Naomi King mostrar que também é uma boa atriz. Aqui vemos como o celular de Connor foi parar no sofá de Michaela e como iniciou a situação com Thomas. Eu fiquei bem aliviado em ver que não foi Connor quem o buscou como forma de vingança e o nível de álcool deve ter afetado seu julgamento, mas ainda assim acho bem difícil Oliver perdoá-lo.

Bonnie ainda é a minha favorita, mas ela é uma incógnita maior a capa episódio. Não sabemos mais se a devoção que sente por Annalise é real. Ao mesmo tempo em que cuida de Annalise, esconde Frank e pede que ele salve todos. Se fosse antes do episódio passado, eu juraria que ela estava manipulando ele, mas agora á impossível sabermos o que ela realmente quer. Mais alguém pulou de alegria com o beijo da Bonnalise? Infelizmente, não passou disso. No que deve ser a hora 30 desse dia, mas ainda estando claro, Annalise acorda sozinha e com um plano em mente. Iniciam-se os eventos da noite do incêndio com ela ligando para quase todos seus alunos, pedindo para que se encontrem com ela em sua casa.

How To Get Away With Murder 3x09 Annalise beija Bonnie

Annalise, eu esperei tanto por esse momento, mas o seu bafo de cachaça acabou com o clima…

Wes é o primeiro, mas não atende, pois está na delegacia negociando sua imunidade. Como previ, a cena em que ele aparece vivo se passa antes do incêndio. Não apenas ele, mas Connor também está com Thomas agora. Ambos voltam para a lista de possibilidades. Oliver é o segundo para quem ela liga, no momento em que ele está ligando os pontos sobre a morte de Sam. Annalise vai a seu encontro e pede que ele invada o computador do escritório de Rene. A prontidão com que ele aceita se envolver na sujeira me assustou um pouco. É claro que Annalise jogou com os sentimentos dele ao mencionar que Connor também estava em perigo, mas mesmo assim, foi fácil demais.

O exato momento dos acontecimentos é tenso. Vamos recapitular para ninguém se perder. Não sabemos onde estão Connor e Wes. Nate entrou na casa para tentar falar com Annalise, indo até o quarto dela. Laurel chega enquanto tenta falar com Wes por mensagem, fica alguns minutos la dentro e então a casa explode. Meu, que trilha sonora é essa? Detalhe que quando Nate entrou na casa, a porte de entrada estava aberta, mas Laurel encontra a porta fechada (não trancada). Muito mais coisas aconteceram aqui.

Finalmente estamos no presente. O aumento do suspense até o momento da revelação do corpo foi muito bem feito. Todas as cenas adicionais servem para juntarem algumas pontas soltas do que já sabíamos, além de mostrar quem mais está vivo. Bonnie não parece estar envolvida na denuncia anônima. A pessoa que fala com ela ao telefone é Frank, portanto, vivo. Ainda é cedo para dizermos se foi ele quem causou o incêndio, mas as probabilidades são grandes. O próximo a se salvar (novamente, no caso) é Connor. Como ele chegou ao hospital? Ele estava sem telefone, sendo impossível que soubesse que todos estariam ali. Alguém mais achou muito suspeito? Mas essa dúvida pode ficar para depois, pois é hora da maior revelação da temporada.

Wes estava embaixo do lençol. Não é surpresa para ninguém que eu detestava a personagem, mas não esperava que fosse ele a vítima. Ao mesmo tempo, compreendo a decisão da equipe criativa. Com a morte de Wes, várias possibilidades de desenvolvimento de tramas se abrem. Alem disso, essa seria a única morte que faria Annalise reagir da maneira que fez ao ver o corpo. Mesmo se fosse Nate, ela jamais se desesperaria daquela maneira. Eu gostei de ver o que parece ser uma aliança se formando entre Laurel e Meggy após a descoberta. A reação de todos é de extremo choque, exceto, novamente, Connor, que fica impassível.

How To Get Away With Murder 3x09 Wes estava embaixo do lençol

Wes, você está meio atrasado para o Halloween, não concorda? Mas a fantasia está ótima, parabéns.

Antes de introduzirem o gancho para a segunda parte da temporada, retrocedemos no tempo, seguindo a estrutura que já conhecemos e adoramos da série. A casa explode à meia noite. Wes está na delegacia às 4 da tarde, até que consegue despistar os detetives e fugir. Temos um período de 8 horas em que não temos ideia de onde Wes está e nem com quem interagiu. Notem que em nenhum momento Wes assina nada, desse modo, ele não é a fonte anônima que causa a prisão de Annalise. Mas a surpresa adicional: Wes não morreu no incêndio, ele já estava morto antes da explosão. Quem matou Wes? Já podemos iniciar as apostas?

A trilha sonora essa semana conseguiu superar todas as expectativas. Parece até que diminuíram o ritmo dos episódios anteriores para que se destacasse mais aqui e foi muito bem executado. A música final (em seus 2 formatos) deve atormentar meus pesadelos pelas próximas semanas, mas são sublimes.

A audiência respondeu muito bem à hype causada pelo mistério de quem seria o morto, com números bem próximos do episódio de estreia da temporada. É a primeira vez que HTGAWM consegue subir tanto em um winter finale. A divulgação massiva valeu a pena, com quase todos os atores fazendo live tweets durante a temporada e interagindo com os fãs. O que me surpreendeu foi a reação dos expectadores. Muita gente não gostou que Wes tenha morrido, mesmo ele sendo a personagem mais detestada da série. Teremos que ver quanta gente vai continuar assistindo após esse intervalo. Mas com a volta de Scandal e o retorno do bloco TGIT da Shondanás, acho pouco provável que haja uma queda brusca de público.

Vítima:

  • Nate
  • Frank
  • Wes (retornando e vencendo!)

Lista de suspeitos:

  • Charles Mahoney
  • Annalise
  • Bonnie
  • Nate
  • Wes
  • Frank
  • Rene Atwood
  • Connor (retornando)

Bom, terminamos as reviews desse ano. O próximo episódio só vai ao ar dia 19 de janeiro de 2017. Estaremos de volta para comentar o que irá acontecer e tentar descobrir mais esse mistério, além, claro, de ver como Annalise vai conseguir se livrar dessa nova situação em que foi colocada. Prevejo um futuro tumultuoso para o nosso grupo. Eu ia passar a chama-los de Keating 4, mas como Oliver está na jogada, ele toma o lugar do Wes entre os “originais”. Nos vemos em janeiro!


O que achou do winter finale de How To Get Away With Murder? Já esperava por essa virada de eventos? Ficou feliz com a morte ou preferia que fosse outra pessoa menos importante? Quem você acha que é o assassino e por qual motivo? Deixem seus palpites nos comentários, pois vou compilar uma lista para a próxima review!


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×