Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How To Get Away With Murder – 3×11 Not Everything’s About Annalise

Por: em 4 de fevereiro de 2017

How To Get Away With Murder – 3×11 Not Everything’s About Annalise

Por: em

Eu estou bem confuso com o que aconteceu nesse episódio de How To Get Away With Murder. Por um momento, eu cheguei a pensar que os escritores haviam esquecido como escrever para a série, de tão estranha que estava. O clima é tão denso e pesado que fica até difícil de acompanhar algumas partes, mas vamos tentar entender juntos a situação em Not Everything’s About Annalise.

O episódio inteiro foi focado na tentativa de tentar limpar a burrada que foi a confissão de Frank. E o mais interessante foi ver que essa confissão atrapalha não apenas Annalise, mas os Procuradores também, que se sentem desesperados com a possibilidade de ter de liberá-la. Falaremos mais sobre isso adiante.

Quando te pegam entrando no motel com 2 miches da velha guarda fantasiados de policiais.

A conversa de Frank e Wes em flashback foi uma bela lavação de roupa suja, começando com Frank na dianteira, mas Wes ultrapassou lindamente jogando na cara dele como Annalise o considera um nada e jamais o perdoaria se ele o matasse. Eu ainda tenho minhas dúvidas se foi realmente Frank quem matou Wes. Os detetives (a contra gosto dos procuradores) detêm Frank com base nas imagens das câmeras de segurança, o que me leva a perguntar como Frank se deixou gravar dessa maneira tão leviana? O cara conseguiu matar um milionário no meio de Nova York e não há nenhum registro dele, agora, ao pegar um simples aluno de direito na porta de uma delegacia, se deixa filmar? Atitude muito suspeita, de se imaginar que foi feito de propósito. Inclusive, não sei como os detetives não pensaram nessa hipótese.

A alteração de Annalise com Bonnie foi um tanto quanto surpreendente, principalmente pelo modo como ela reagiu após o julgamento da fiança. Ok, ela foi retirada no meio da noite da cela e levada pelos guardas – sem ser informada – para a delegacia para um interrogatório sem a presença de um advogado, o que ela sabe muito bem ser ilegal, mas não justifica a atitude. E quando digo “justifica”, quero dizer que não condiz com as atitudes dela até o momento. Eu entendo que ela esteja com raiva, mas achei fora de tom com o que foi apresentado até agora. Mas pelo menos Bonnie sabe que Frank se entregou. Se ele ao menos tivesse avisado antes, eles poderiam ter traçado um plano.

Amiga, você está a cara da derrota! Você está presa, não morta!

Eu gostei muito que trouxeram de volta a presidente Soraya. Mesmo ela parecendo ser uma sonsa em vários momentos, eu gosto dela. E a personalidade passiva dela dá a oportunidade perfeita para a Michaela soltar a dominatrix que existe dentro dela com todas as forças. Que delícia ouvir aquele discurso sobre a falta de apoio da universidade com respeito a um de seus membros mais proeminentes. A Aja Naomi King sabe encarnar as duas vertentes muito bem, a alta dama da sociedade, que vimos muito na primeira temporada, e a mulher negra cheia de raiva e atitude que nós adoramos ver sempre. Só espero que essa explosão não acabe se voltando contra ela de algum modo. Mas pelo menos essa explosão serviu para possibilitar uma das cenas mais ternas do episódio, que foi a visita de Soraya a Annalise na cadeia. Annalise parece um animal que acabou de ser recolhido por um abrigo. O primeiro contato é arisco, mas depois ela se abre e mostra o quão quebrada está por dentro. Eu quero muito que Annalise saia da cadeia para cumprir a promessa de ajudar Soraya a recuperar a guarda dos filhos.

Laurel deu show hoje, primeiro detonando com Nate, o despachando assim que percebe que ele está lá para interrogá-la e, logo em seguida, dá uma queimada tão forte na Meggy que até eu estou passando pomada. Sobre a Meggy, eu não sei se seria necessário algo tão forte, mas talvez seja melhor afastá-la e mantê-la protegida, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com Oliver. Já sobre Nate, por que ele não reportou para Rene que desconfiou que Laurel não contou para Frank que estava grávida? Seria apenas por já estar suspeitando das ações dos procuradores, ou há outro motivo por trás?

A Bonnie está bem presente ultimamente, mas sinto que está apagada, parece que se ela estivesse fora de cena não faria falta. Alguém mais teve essa impressão? Após sua conversa com Rene e perceber que precisa descobrir o que ela sabe sobre Annalise, todos descobrem que Oliver sabe sobre Sam, e Michaela entra em ação. Se essa mulher chegasse na minha casa falando daquele jeito, eu iria me borrar inteiro. Não é nem poder de persuasão, são apenas comandos. E o pedido nem foi tão exagerado, afinal, ele já invadiu o computador da Procuradoria pelo menos outras 03 vezes. Mas eu imagino que Oliver faria qualquer coisa que Michaela ordenasse apenas se ela dissesse que a vida de Connor dependeria daquilo. E, em um momento que deveria ser tão pesado, os escritores resolvem quebrar o gelo fazendo o Asher soltar umas bobagens. Achei bem desnecessário.

Sente-se! Fique confortável! Meu nome é Ditta e eu serei a sua Mestra esta noite!

A situação é pior do que todos imaginavam. Os procuradores têm informações não apenas sobre Rebecca, mas sobre a morte de Sam Keating, Lila Stangard, o caso dos Hapstalls (Oh Senhor, não!) e mais. Parece que não importa qual saída eles consigam, os procuradores têm mais provas para manter Annalise presa. Como eles conseguiram tudo isso? Além disso, como eles conseguiram ligar todos esses casos a Annalise? Realmente estão sem muitas opções e parece que deixar que Frank leve a culpa e oferecer um acordo é a única possível. Rene foi extremamente baixa, mostrando as fotos do corpo carbonizado de Wes apenas para conseguir a reação de ódio de Annalise e justificar a negativa do acordo. Um procurador sem nenhum motivo obscuro iria aceitar o acordo para conseguir as provas contra o assassino confesso: Frank. Mas não é isso o que Rene quer, sua vítima é Annalise, nós só não sabemos ainda o porquê.

Bela cena quando Annalise retorna para a cela, pede pela lâmina de sua companheira de cela e corta as extensões do cabelo. Foi um ato bem simbólico. Naquele momento, ela tirou tudo que era de supérfluo nela, apenas restando a verdadeira Annalise, parece que agora ela está disposta a aceitar a luta que Rene tanto quer. Viola Davis e uma gilete dá mais medo do que uma quadrilha armada inteira.

Do lado de fora, os casais tentam se recuperar, com o casal Masher servindo de alívio cômico e sensual, e Coliver sendo muito fofo e denso. O Oliver que se mostrou tão forte semana passada parece ter quase desaparecido hoje, o que me decepcionou um pouco, mas pelo menos foi apenas quando estava sozinho com Connor, então ainda acho que há esperanças de uma reviravolta. Connor só me decepciona, cada vez mais banana.

Mas é Laurel quem é a dona da noite. Após ser instruída por Bonnie, ela deixa baixar a atriz mexicana que existe dentro dela e corrobora com a versão do depoimento de Frank, o que é suficiente para prestar queixas contra ele e mantê-lo preso. Infelizmente, não foi suficiente para libertar Annalise, pois Frank foi considerado coautor de seus crimes. E começa a parte interessante. Quase não tivemos flashbacks hoje e imagino que serão cada vez mais raros. Após a conversa com Frank, Wes sai andando, mas Frank o segue a mando de Bonnie. Isso é importantíssimo. Nós não sabemos onde Bonnie estava após sair de sua casa durante a tarde do incêndio e sabemos muito bem do que ela é capaz de fazer, basta se lembrar de Rebecca. Seria ela a assassina? Mas isso não responderia a pergunta de “quem está armando contra Annalise?” Nate já percebeu que os procuradores não estão fazendo justiça, mas sim encobrindo outro crime ao desvendar os de Annalise. Será que ele sobreviverá para descobrir?

Acabou a pizza? Ok, então vou querer um churrasquinho!

Como eu disse, esse episódio pareceu meio estranho, fora de sincronia com a série. Não sei dizer se foi esse clima tão dark ou o episódio meio meh da semana passada que foi o responsável, mas a audiência deu uma caída boa, indo de 5,41 milhões para 4,69 milhões. Ainda está acima da média do início da temporada, mas uma queda de quase 01 milhão de expectadores nunca é boa, não é mesmo?

Para quem quiser completar a playlist da temporada, que segue com música maravilhosas, segue a lista:

No próximo episódio, iniciaremos o julgamento de Annalise e, como surpresa, temos o retorno da maravilhosa Cicely Tyson como Ophelia Harkness. Já estou louco para ver essa participação, pois essa atriz é incrível! Nos encontramos semana que vem!


E você, o que achou do episódio da semana de How To Get Away With Murder? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×