Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Referência aos inumanos no novo filme do Capitão América e mais

Por: em 25 de abril de 2016

Referência aos inumanos no novo filme do Capitão América e mais

Por: em

A espera está acabando! Essa semana acontece a estréia nacional de Capitão América: Guerra Civil (28 de abril – 7 de maio nos EUA). Uma das coisas que os fãs mais gostam dentro do gigantesco universo cinemático da Marvel é a possibilidade quase infinita de conexões e referências entre as obras – tanto nos filmes como nas séries.

Agent’s of S.H.I.E.L.D. foi o primeiro projeto da Casa de Idéias fora das telonas e, desde a 2ª temporada, tem trabalhado temas importantes como a disseminação dos inumanos na terra, gerando um número considerável de novos indivíduos super poderosos. A trama de Guerra Civil gira justamente em torno disso, a polêmica sobre à quem essas pessoas estão subordinadas. Logo, muito se especulou sobre a necessidade de alguma referência ao universo do time de Coulson e parece que ela finalmente deve acontecer.

O site de entretenimento Judão publicou a sua crítica do filme onde, além de se rasgar em elogios ao novo projeto da Marvel, sinalizou a existência de uma referência aos personagens de Agent’s of S.H.I.E.L.D.:

Não que isso seja algum tipo de surpresa, mas Capitão América: Guerra Civil não é sobre o registro de super-heróis — o que seria um enorme contrassenso, uma vez que pelo menos até o fim do segundo ato, absolutamente todos os heróis do Universo Cinematográfico da Marvel são identificados, incluindo os de Agents of SHIELD.

Apesar disso, não esperem algo muito grande. Provavelmente deve ser uma referência ou algum tipo de citação, mas isso já é algo que valida em uma escala maior o que vem sendo desenvolvido na série.


A Marvel mais uma vez mostrou que sabe trabalhar na divulgação do seu universo. Nos últimos dias ela criou nas mídias sociais a página da rede de notícias WHIH Newsfront (jornal da Christine Everhart – Facebook e Twitter), onde são comentados diversos fatos que estariam acontecendo na realidade dos filmes e séries. Confiram alguns deles:

– Referências à Demolidor, Jessica Jones e Agent’s of S.H.I.E.L.D.:

“Você precisou de alguma cirurgia recentemente? Nós conversamos com alguns membros da equipe do Metro-General Hospital para saber o ponto de vista deles no atual momento de acúmulo de pessoas na lista de espera.

Quando questionados sobre o motivo da demora para os procedimentos cirúrgicos, nos deram uma simples resposta: “A violência das gangs têm andado em alta, a quantidade enorme de cirurgias que precisamos fazer fez aumentar a lista de espera em até 6 à 9 meses. Sendo que esses estão no topo da lista de espera que nós já tínhamos.” – Outro funcionário resumiu a situação em 6 palavras: “O demônio, Justiceiro! Eu culpo eles!”

Nós também falamos com as famílias de alguns pacientes. “Eles pode estar limpando o crime e a máfia da nossa cidade, mas há um efeito colateral que todos nós sentimos. Pode ser a sua mãe, filha, irmão precisando de uma cirurgia decisiva mas, ao invés disso, dua vez será colocada para atrás pois alguém está por aí correndo com máscaras. Eles não são melhores do que as gangs que estão tentando parar”.”

Em um dos comentários da publicação a agência de notícia comenta sobre os advogados envolvidos na história:

” O nome do advogado é Franklin Nelson, antigamente parte do escritório Nelson & Murdocl. Recentemente, ele deixou a sociedade depois de ser recrutado para se juntar a firma ‘Hogarth, Chao, and Benowitz’.” (Jessica Jones)

“Pessoas poderosas. Nos temos o nosso Capitão, nosso Homem de Ferro. Mas ano passado houveram mais e mais casos de indivíduos com pipocando pelo mundo. Somente em Nova Iorque, tivemos uma numerosa quantidade de relatos de pessoas que estão fazendo justiça com as próprias mãos. O Demônio de Hell’s Kitchen, Justiceiro e não podemos esquecer daquela história de controle mental que causou uma confusão no program Trish Talk. Todas essas pessoas estão nas ruas colocando medo no ser humano normal. O que nós faremos se eles nos mandarem pular? Onde nós nos encaixamos agora? Em segundo plano?”

“Exclusivo: Nós podemos confirmar que o antigo integrante do Conselho de Segurança Mundial, Gideon Mallick, foi morto. Detalhes dos motivos da morte ainda não foram divulgados. As autoridades estão tentando conseguir informações com sua filha, mas até o presente momento não lograram exito no contato.”

Em um dos comentários, um usuário do Facebook comenta o fato de Daisy Johnson ter sido responsável (Leia a resenha de The Team) pela morte de Mallick, prontamente sendo respondida: ” Se você não se importa em dividir conosco, onde você conseguiu essa informação? Quem é Daisy Johnson? Quem é Hive? Nós temos rumores, mas é tudo, nenhuma informação concreta o bastante para ter certeza” – Dando continuidade à interação na rede social, eles complementaram: “Toda informação sobre a S.H.I.E.L.D. foi dada por ninguém menos que a srta. Romanov. A especialista em informática que a S.H.I.E.L.D. empregou depois do Incidente se chamava Skye. Em seu relatório não há nenhuma menção sobre poderes. Desde a queda da S.H.I.E.L.D. houveram apenas alguns avistamentos dela, em nenhum momento mostrando habilidade de criar abalos sísmicos. Novamente, vocês parecem ter muita informação sobre o assunto e deveriam procurar as autoridades. Eu não tenho dúvidas de que eles ficarão muito interessado em ouvir sobre outra pessoa com poderes solta em nossas ruas.”


Agent’s of S.H.I.E.L.D. foi renovada para próxima temporada e é exibida às terças nos Estados Unidos. No Brasil, o canal pago Sony exibe a 3ª temporada todos os domingos às 19h10. A 2ª temporada de Demolidor foi disponibilizada pela Netflix no início de abril. A próxima série da parceria da Marvel com o serviço de streaming – Luke Cage – chegará dia 30 de setembro.

Fique ligado conosco para mais novidades sobre o universo Marvel!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×