Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

iZombie – 2×09 Cape Town (Fall Finale)

Por: em 11 de dezembro de 2015

iZombie – 2×09 Cape Town (Fall Finale)

Por: em

Venho acompanhando a segunda temporada de iZombie com um certo descontentamento e, parte dele, pode ser exemplificada pelo episódio dessa semana, “Cape Town“. Antes disso, algumas explicações: Patricia não pode estar aqui com vocês por motivos pessoais, por isso vim aqui compartilhar um pouco dos meus pensamentos sobre a série que me agradou tanto em seu primeiro ano. O episódio foi ruim? Não, longe disso por sinal. Liv conseguiu impressionar mais uma vez com suas alterações de personalidade, encontrando sempre um diferente tom para a sua personagem que figura hoje como uma das melhores no gênero.

izombie-209-vilao

O erro é, sem dúvidas, o desenvolvimento lento da trama principal. Quando pensamos que estamos mais perto de ver a Max Rogers cair ou quem sabe descobrir a cura para o estado zumbi, tudo que a série faz é dar voltas em torno de si, como um cachorro que persegue seu próprio rabo. Analisando friamente, foi muito pouco que descobrimos até aqui, o que soa decepcionante. Claro que sabemos que a série é procedural e é mais do que normal o maior foco de cada episódio ser um incidente de morte, mas se a trama central foi colocada como pano de fundo, ela precisa ser desenvolvida de alguma maneira. E, se pensarmos que esse foi o último episódio do ano – geralmente aquele que conta com um grande gancho para o resto da temporada, meio que continuamos na mesma.

Já uma coisa que me agrada bastante é a discussão que a série se propõe a fazer sobre a influência que os cérebros tem na vida dos zumbis. Essa ‘sobrevivência’ diferenciada acaba se tornando uma espécie de escravidão, como pudemos ver pelo diálogo entre Major e sua caça da semana. O zumbi depende dos cérebros para se manter vivo e apresentável a sociedade, mas, quando se alimenta, passa a não ter atitudes condizentes com sua própria personalidade, mas sim com as da pessoa de quem o cérebro advém. Agora imaginem lidar com isso dentro de um relacionamento que já passou por uma série de obstáculos recentemente. Era mais do que claro que a relação entre Liv e Major não duraria muito, ainda mais sustentada em cima de tantas mentiras, de ambas as partes.

izombie-209-casal

E soa um pouco forçado tanto vai e volta? Talvez, mas não tem como mostrar o sofrimento de Liv, senão por meio do afastamento entre ela e a pessoa que ela sempre quis por perto. Só que esse não será o único corte que nossa legista vai ver na sua vida: Clive também tomou uma decisão dura ao afastar a garota de seus casos policiais. Até aqui, vimos que a possibilidade de resolver os casos impossíveis era exatamente o que mantinha a sanidade de Liv no lugar, então uma nova faceta pode surgir com tudo ruindo ao mesmo tempo. Vamos combinar: que atitude mais egoísta de Clive, não é não? Enquanto lhe convinha, ele usou das visões da garota e resolveu a maior parte dos seus casos, quando ela pisa na bola, é motivo para ele deixar de lado tudo isso e colocar sua profissão em primeiro lugar. Não gostei.

Sobre a possibilidade da cura, parece que as descobertas de Ravi não são muito animadoras, já que em todos os seres testados, a condição zumbi voltou a aparecer depois de um tempo, parecendo ser impossível determinar uma cura definitiva para o problema. Enquanto ele mantem isso para si, está fazendo com que os personagens criem uma série de ilusões sobre o que pode ser o futuro, com um grande potencial de raiva se voltando para ele na hora que revelar que nenhum dos sonhos será possível. O grande destaque do episódio ficou com Liv e suas mil referências ao mundo de super-heróis. Ela citou nosso querido Jim Gordon, encontrou com sua própria Liga da Justiça, fez discursos inspirados e, até mesmo, se vestiu a caráter (em um visual inspiradíssimo na Canário Negro). Bacana ver que, uma série inspirada em quadrinhos da DC/Vertigo, acabou brincando com esse mundo também, mesmo sendo mais afastado da sua realidade.

izombie-209-ravi

Meus caros, ficamos por aqui. Como só teremos episódio no dia 12 de janeiro agora, aproveito a oportunidade para desejar boas festas a todos vocês e que seja um excelente final de ano! Deixo vocês com o vídeo promocional do retorno da série. Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×