Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Jornalistas nas séries

Por: em 7 de abril de 2017

Jornalistas nas séries

Por: em

Hoje é o dia daqueles que podem não serem super herois, mas detêm em suas mãos grandes poderes e com eles grandes responsabilidades (Oi Tio Ben): os jornalistas! Eles são aqueles que tem um “compromisso com a verdade e a informação” e que devem tentar da melhor maneira possível “garantir o direito do cidadão à informação”. É claro que uma profissão tão importante quanto essa não poderia deixar de ser representada no mundo das séries.

Chloe Sullivan, Lois Lane e Clark Kent – todos personagens de Smallville. A primeira sempre investigou os mais diversos e bizarros fatos, tentando alertar toda a população da pequena cidade para o perigo das pessoas afetadas pelos meteoros. Já Lois desde sempre apoiou a iniciativa de heróis mascarados que faziam de tudo para proteger a cidade de Metrópolis. Enquanto que o Superman percebeu que a melhor maneira de ajudar as pessoas era estar no local onde se sabe de tudo que acontece, e o disfarce de repórter caiu como uma luva em Clark Kent – que desde sempre demonstrou aptidão para a coisa.

Um bom jornalista é aquele que vai atrás dos fatos e descobre a verdadeira história, sem nunca desistir. Susan Williams é a representação dessa persistência, assim como Lane, sendo o tipo de jornalista que não tem medo de criticar e revelar os defeitos daqueles que se encontram no poder – como fez com o prefeito Oliver Queen.

Acompanhando nossos jornalistas também é possível perceber que a profissão não é algo assim tão fácil, e que muitas vezes é necessário escolher entre ganhar dinheiro e ser “bem sucedido” na profissão ou estar realmente fazendo aquilo que se gosta.

Vimos isso com Rory Gilmore, que depois te ter alcançado grandes sucessos durante a vida acadêmica e ter tido um artigo publicado no New York Times se viu trabalhando com uma área do jornalismo que não gostava, até que por fim resolveu começar do zero com um projeto que realmente lhe agradava. O mesmo acontece com Lori Russel, a repórter de Good Witch, que abandona o trabalho de sucesso na cidade grande para trabalhar no jornal da pequena cidade de Middleton para enfim exercer sua profissão fazendo aquilo que gosta.

E por fim aprendemos que um bom jornalista precisa ter fontes confiáveis ao relatar qualquer notícia, como nos foi ensinado recentemente pelo chefe nada simpático, Snape Carr, da mais nova jornalista do pedaço, a nossa querida Kara Danvers. Pois se tratando de uma profissão com tanta influência na vida das pessoas tudo aquilo que é relatado deve ser o mais fiel e correto possível a situação. A moça aprendeu a lição de uma forma difícil, mas seguiu seu instinto – como todo bom repórter.

Mas é possível ter tudo: o sucesso e o emprego dos sonhos, como é o caso de Carrie Bradshaw que se torna um ícone para os seus leitores na série Sex and the City com sua coluna de sucesso, seus artigos para a revista Vogue, seu livro e vários outros de seus sucessos. Igualmente a Cat Graham, dona da própria empresa de jornalismo, bem sucedida e incrivelmente poderosa, servindo de inspiração para todas as mulheres, sendo uma feminista do melhor tipo e defensora da super heroína que ela ajudou a criar: Supergirl.

Só não vale ser como os jornalistas de House of Cards, que se deixam influenciar e acabam não exercendo a profissão de forma honesta hein? Mesmo que só por pouco tempo…


E você, já deu parabéns pros seus amigos jornalistas hoje? Lembra de algum outro do mundo das séries? Conta pra mim!


Louise Rezende

Tem memória de elefante pra tudo aquilo que as pessoas costumam chamar de "cultura inútil". Apaixonada por séries, filmes, livros, música e nescau.

Petrópolis/RJ

Série Favorita: Gilmore Girls e One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: Outlander

×