Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Julie Plec e Nina Dobrev se despedem de Elena Gilbert

Por: em 13 de maio de 2015

Julie Plec e Nina Dobrev se despedem de Elena Gilbert

Por: em

Por 6 temporadas, Elena Gilbert foi definitivamente o coração de The Vampire Diaries . Do amor épico com Stefan até sua morte e, seu outro amor épico com Damon, ela sempre foi o centro de tudo. Além disso, não só com Elena, Nina Dobrev foi o centro da série com outras 4 personagens – Amara, Tatia e a inesquecível Katherine.

Mas agora essa jornada chega ao fim e atriz está pronta para deixar The Vampire Diaries para alçar novos vôos.  O EW bateu um papo com a produtora Julie Plec e com a atriz, para falar um pouco sobre o caminho da protagonista e do seu final que promete ser emocionante. Confira:

Audições:

Plec: Foram duas cenas (de audição). A primeira foi o encontro com Stefan no cemitério e a outra arrastando Jeremy para o banheiro e dizendo para ele “Não seja essa pessoa” quando ela o pega chorando. O engraçado sobre a nossa primeira impressão de Nina é que ela não nos deixou com nenhuma impressão. Nenhum de nós nos lembrávamos de ter visto ela na primeira vez. Então ela, pelos agentes e diretores de elenco, disse: “Escutem, eu estava doente aquele dia, não fiz o meu melhor e eu realmente quero esse papel”. Ela gravou uma fita, nos enviou e foi tão perfeito e mágico que ela conseguiu o papel a partir dali.

Nina: Foi meu primeiro piloto. Eu tinha acabado de terminar com Degrassi e decidi me mudar para Los Angeles atrás de uma chance. Eu fui, mas consegui um filme no Canadá o que me fez voltar. Eu gravei uma fita de audição porque senti que não fui bem no primeiro teste, e graças a Deus eu fiz isso. Como canadense, vivendo no norte da fronteira, era a unica maneira de conseguir um trabalho nos Estados Unidos. Você grava uma fita, você faz uma audição e eles vão mandar isso. Algumas vezes eles viajam até você para fazer um teste de química e outras apenas para te conhecer, mas na maioria das vezes, tudo é feito com fitas de audição.

vampire_diaries_pilot-1-before-they-were-vampires-the-nina-dobrev-edition-jpeg-193759

Testes de química:

Plec: Nós procuramos em todos os lugares para achar Stefan e Damon. Então ela fez testes de química com vários atores. Paul e Ian apareceram só mais tarde. Paul fez umas 15 audições e o Ian apareceu do nada.

Dobrev: Meu deus! Não consigo nem me lembrar quantos caras foram, mas creio que no mínimo uns 11 ou mais, e eu estou tentando esquecer deles [risos]. Foi um dia muito longo e todos eles eram diferentes. Eu já tinha conseguindo o papel então eles precisavam ter química comigo e eles tentaram muito. O único que não estava se esforçando muito e não falou comigo até a hora das filmagens foi o Paul. É engraçado pensar que ele fez o certo e conseguiu o papel.

the-vampire-diaries-2x14

O Piloto:

Dobrev: Eu me mudei para Los Angeles, consegui o  Piloto, filmei o Piloto e fiquei uns 3 meses sentada esperando. Eu voltei para Los Angeles com o resto do elenco. Candice e eu nos tornamos boas amigas e ela tinha um quarto extra em casa, onde eu fiquei por algum tempo. Todas as manhãs eram estressantes, nós acordávamos e ficávamos “Você recebeu algum e-mail? Nada? Seu agente não te ligou, ligou? Você não ouviu nada? Talvez eles não tenham gostado de mim. Eles provavelmente não gostaram de mim e vão me reescalar a personagem”. Nós duas ficávamos dizendo coisas ridículas e ficamos paranoicas e inseguras achando que nós iríamos ficar de fora, que a série não iria para frente ou algo assim. Então no final as coisas aconteceram, e foi um sentimento muito bom.

Plec: Minha maior lembrança de Nina no Piloto? Eu tenho duas: Uma é o momento quando ela está sentada na janela no final do episódio, o Stefan aparece do lado de fora e ela corre para abrir a porta para ele e ela o encara. O momento foi repleto de conexão e romance. Quando ela fez da primeira vez, o olhar dela era tão puro, bonito e épico. Eu disse para ela: “Você tem 20 anos, como você conseguiu ter aquele momento?” e ela respondeu “Bem, você disse que via o relacionamento deles como em O Diário de Uma Paixão, eu te dei o Diário de Uma Paixão.”[risos]. Então eu disse “Muito bem, garota. Mandou bem”

Dobrev: Eu amo o Diário de Uma Paixão e eu reconheço uma história de amor épica quando vejo, e eu senti que o amor do Stefan e Elena era uma. Você sabe quando sente aquele primeiro amor durante a escola? Ou por qualquer outra pessoa pessoa que pareça ser A pessoa? É quase um olhar doente que você vê no olho dessas pessoas. Eu já senti e já amei antes, então eu quis ter certeza de demonstrar que aquilo era épico…épico como O Diário de Uma Paixão [risos].

Plec: E outra coisa! Havia uma regra de que nenhum ator deveria fazer nada que os colocasse em risco – isso é uma cláusula básica de qualquer contrato. E Nina encontrou um buraco no contrato e me mostrou fotos do seu final de semana de Páscoa, onde ela estava no alto de um penhasco, com pranchas de snowboard e óculos de proteção. Eu disse “Você é uma garota durona, eu te digo isso. Mas você pode ser isso apenas se encontrar uma brecha no seu contrato que permita que você faça o que quiser”

Katherine Pierce:

Plec: Eu e Kevin Williamson ainda não havíamos decidido se Katherine e Elena deveriam ser interpretadas pela mesma atriz até o momento em que decidimos começar a trazer essa história. Nós tivemos que decidir no Piloto como a foto iria se parecer quando Stefan a pegasse, pois nos livros tudo o que eles dizem é “Ela tem uma notável semelhança com a Elena”, então não ficou muito claro o quão parecida elas eram. Então nós pensamos “Vamos apostar nisso”. E a partir daí nasceu toda a ideia das dopplegangers e a história decolou.

Dobrev: É claro que seria ótimo interpretar as duas personagens, mas eu não estava segura disso ainda. Quando eu fiz o Piloto eu era a Elena, era isso. Não havia Katherine. Então eles começaram a falar sobre essa personagem e eu procurei Julie e perguntem “Quem vai interpretar a Katherine? Você vai escalar Emmanuelle Chriqui para intepretar ela? Porque todos dizem que nós somos parecidas, eu acho que você devia escolher ela”.  Eu estava realmente dando a ideia para chamarem a Emmanuele. [risos]. Eu não sei quando Julie decidiu ou se ela já sabia que seria eu, mas eu realmente não soube disso por um tempo.

Plec: Nina se divertiu muito tentando descobrir o que diferenciaria as duas personagens: O cabelo (óbvio), maquiagem, o tamanho do sutiã de enchimento (literalmente), o jeito dela de andar, algum nível de rouquidão na sua voz. Em um nível fundamentalmente emocional, eu disse: “Se você quer saber a diferença entre as duas personagens, seria: tudo o que sai da boca da Elena é verdade e tudo que vem de Katherine, mentira” – e até se Katherine eventualmente falasse alguma verdade, seria sinceridade versus egoismo. Um ser humano cheio de compaixão versus uma narcisista. Nina foi capaz de desenhar muito bem essas distinções.

Dobrev: Foi o maior e mais bem vindo desafio que eu poderia ter como atríz, estar em uma série onde, em 6 anos, as coisas poderiam ter ficado obsoletas e redundantes, mas nunca para mim. Eu nunca fiquei entediada. Eu sempre estava animada e me sentindo desafiada, e isso é algo muito bom de sentir quando se é atriz de uma série de TV, pois não acontece com frequência.

Katherine-katherine-pierce-18626972-854-717

A transformação de Elena em Vampira:

Plec: Nos livros acontece literalmente no final do primeiro volume. Então nós decidimos que não podíamos fazer isso [risos]. Então nos convencemos que nós nunca faríamos isso até o final. Mas, de uma maneira inexplicável, nos pegamos no final da 2ª temporada debatendo se ela deveria se transformar em vampira. Nós não podíamos acreditar em nós mesmos. Mas, por temos falado disso na 2ª temporada pareceu certo e também cedo, nós concluímos que deveria ser feito no final da 3ª temporada. Nós tínhamos feito um arco maravilhoso sobre o romance dela com Stefan. O clima com Damon havia ficado a ficar mais intenso, mas nós não queríamos que Elena o escolhesse enquanto humana. Então o sentimento era de que estávamos prontos para fazê-la passar por uma mudança radical na sua vida, que ela nunca havia passado, e com isso mudar o coração e a alma da personagem. Esse foi o início do lado Damon-Elena da série.

Dobrev: Elena mudou muito como vampira, mas no final das contas ela não mudou nada. Eu sentia que por dentro ela ainda era a mesma pessoa, apenas com uma dieta diferente. Quando alguém deixa de comer carne para virar vegetariano, continua a mesma pessoa, só vai a restaurantes diferentes. Ao mesmo tempo, eu gostei do fato dela ter ficado mais forte. No começo, ela era uma mulher forte, mas ela começou a sr caçada e se sentir impotente, pois as pessoas ao seu redor eram mais forte que ela. E ainda tinha os seu familiares, que foram morrendo e não havia nada que ela pudesse fazer. Como vampira, ela teve poder. Ela foi capaz de fazer algo, de defender as pessoas que amava. Então isso foi, especialmente como mulher, um sentimento muito gostoso, de ter uma personagem que se tornou poderosa como ela. Eu realmente gostei disso.

O Adeus:

Plec: Nós tivemos a ideia de como seria a saída da personagem no início da temporada. E nos sentimos muito bem quanto a isso e pensamos que seria um grande fato gerador de história, caso essa saída fosse a única opção. Foram muitas conversas e tempo gasto tentando decidir se isso aconteceria no penúltimo ou no último capítulo da temporada, ou apenas na próxima. Então guardamos as ideias, tínhamos versões de como fazer isso de uma maneira mais longa ou rápida. Então nós meio que ficamos trabalhando as possibilidades nas nossas cabeças até termos certeza de que ela sairia no final da 6ª temporada.

Nina até queria voltar e fazer isso no inicio da 7ª temporada. Mas nós concluímos que seria horrível deixar algum gancho com a Elena no final deste ano, para tirá-la no próximo, seria muito sórdido. Então decidimos apreciar a vontade dela de fazer isso pela gente, mas alguém acabaria nos matando por isso. Então decidimos dizer adeus no season finale da 6ª temporada.

Dobrev: Não foi algo decidido no último minuto. Diria que fazem alguns anos. Não que eu já tivesse certeza. Eu sabia que a personagem teria a sua jornada e que sim, em uma série de vampiros. Mas eu sou humana e tenho que ir viver a minha vida. Seis anos é um período longo e muito bom. Nós fizemos mais de 100 episódios, o que ao meu ver, pode ser considerado um grande sucesso.

Depois que eu anunciei que iria começar novas jornadas e capítulos da minha vida, foi muito bom ver as pessoas postarem vídeos e escutar os seus momentos favoritos. Isso me fez reviver os últimos seis anos e realizar o quão sortuda e grata eu sou. Eu aprecio muito a experiencia que eu tive. Mas esta é uma de, eu espero, muitas que virão no futuro. Mesmo que eu esteja triste em deixar minha família e não estar por perto todos os dias, eu realmente estou buscando dar o próximo e ver o que vai acontecer. Porque eu realmente não sei, e não saber é excitante, pois qualquer coisa pode acontecer agora.

Plec: Eu tenho recebido muitas perguntas sobre o motivo de não terminar a série agora. Isso nunca passou pelas nossas cabeças. Não porque a personagem não seja vital para a série, mas sim pelo fato de que perdê-la cria uma enorme oportunidade de contar uma história bem emocional sobre os que ficaram, pessoas que nós também amamos.

Dobrev: The Vampire Diaries foi um campo de treino. Eu pude fazer drama, comédia com a Katherina, truques e ação. Foram tantas coisas diferentes que eu pude experimentar e fazer – telas verdes, telas divididas e vários personagens. Foi como uma experiencia em uma faculdade, em diversas maneiras. Eu aprendi muito e também cresci diante da câmera, e eu preciso viajar o mundo. Essa experiência foi uma viagem de montanha russa. Épica.

elena-grieves-damon

Souvenirs do Set:

Dobrev: Eu tenho o anel de luz do dia da Elena. E no meu último dia, um dos meus amigos que trabalha no departamento de cenário me deu o diário da personagem como um presente de despedida, mas ele não estava vazio – estava repleto de fotos dos últimos 6 anos e cada pessoa do elenco tinha uma página reservada para si, algo como um anuário. Para mim, o que conta são as memórias e elas são o maior presente que eu poderia ter – meu diário da série que me fez quem eu sou hoje, completa com todas as pessoas que são importantes para mim.

 


O Season finale da 6ª temporada, também ultimo episódio de Nina como Elena, vai ao ar dia 14 de maio nos Estados Unidos. No Brasil, The Vampire Diaries é transmitida pela MTV, todas as segundas às 21hrs.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×