Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Kingdom – 2×11 Lay and Pray

Por: em 7 de junho de 2016

Kingdom – 2×11 Lay and Pray

Por: em

Na primeira cena de Lay and Pray, primeiro episódio da segunda parte da segunda temporada de Kingdom, Alvey está preso no trânsito de Los Angeles. Irritado e impaciente, o ex-lutador esmurra, grita, xinga… mas não há metáfora melhor, Alvey está preso aos caprichos do destino. 

O evento importante para o qual Alvey quer chegar é a primeira entrevista coletiva com Jay e Ryan que marca o anúncio da luta entre os dois, mas é uma ligação que define o humor e guia as ações do dono da Navy Street durante o episódio.

Antes de sair, Alvey recebe uma ligação do pai da Lisa contando que ela passou mal, foi levada ao hospital e perdeu o bebê. Ele pede para falar com a ex(?)-namorada(?), mas ela se recusa. Então, Alvey destrói seu escritório, vai até a entrevista e decide se afastar da academia.

O destino de Alvey é conhecido. Um hotel barato, onde ele encontra bebidas, outras substâncias alucinógenas e um amigo para desabafar. Depois da tragédia com Chapas na primeira parte da temporada, é um alívio ver Alvey conversando com alguém que ele pode confiar ou pelo menos que não vai pedir $30 mil, desaparecer e depois se suicidar na sua frente. É uma amizade casual, mas que funciona para o propósito do personagem. No entanto, é difícil acreditar que essa “breve viagem” pode ser a solução para os problemas de Alvey. Não foi da primeira vez, e provavelmente não vai ser agora. O escapismo de Alvey serve para reclamar da vida e abafar a dor; e ele precisa se esforçar muito mais para sair do fundo do poço que ele sempre arranja um jeito de cavar mais um pouco.

kingdom-2x11-alvey

No hotel, vemos que Alvey tenta conversar com Lisa, mas suas mensagens são ignoradas. Quando ela decide responder, a mensagem é breve e clara: “Não posso. Preciso de tempo.” Se ele precisou de tempo depois do choque, imagine como Lisa está se sentindo nesse momento. Ela decidiu ir para São Francisco para entender o período da maternidade em um espaço mais tranquilo, seguro e saudável para si e para o futuro filho. Mas agora que essa não é mais uma opção, os problemas – que em sua maioria resultavam das decisões de Alvey –  que ela aguentava e enfrentava em Venice podem se tornar mais evidentes. Mas essas são apenas suposições, já que a participação de Lisa se resumiu apenas às menções do ex(?)-namorado(?).

Aliás, manter Lisa longe das câmeras foi um ponto negativo do episódio. O aborto espontâneo foi uma decisão muito importante para a personagem e a atriz Kiele Sanchez tem entregado constantemente fortes performances. Então, estava ansiosa para ver a sua reação diante dessa situação e é um pouco decepcionante ver apenas a perspectiva de Alvey nessa história. De resto, Lay and Pray trouxe o melhor de Kingdom – lutas, explosões emocionais, o carisma de Jay – e equibibrou os momentos introspectivos de Alvey com a rotina da Navy Street.

Sem o treinador, a academia se manteve em pé por causa do trabalho de Nate, que além de ajudar nos treinos, está cuidando da vida financeira da Navy Street, assumindo um pouco da responsabilidade de Lisa.

Mas algo mais interessante aconteceu com o membro mais novo da família Kulina nesta semana. Nate foi contratado por um ricaço (Paul Ben-Victor) como treinador por $10 mil por mês. A princípio, ele fica excitado com a quantia por um trabalho tão fácil, quem não ficaria? No entanto, o comportamento inicial do cliente já incomoda e as constantes mensagens e em horários importunos mostram que essa “disponibilidade” exigida pode ser mais difícil que do que ele previu. É uma situação curiosa para Nate resolver, principalmente porque esse trabalho é um problema apenas dele. Nem Alvey, Jay ou Lisa podem intervir nessa história e para alguém que tem tomado decisões inconsequentes e ainda não sentiu o peso da vida adulta, isso pode ser muito interessante.

Infelizmente, esse não é o único problema de Nate, pois o que começou com provocações bem humoradas e comentários passivo-agressivos entre Ryan e Jay terminou com uma lesão no joelho do lutador mais promissor – vamos combinar que Jay ganha na opinião popular, mas Ryan é o preferido de Alvey – da Navy Street.

kingdom-2x11-jay

Bom, é claro que os problemas que cairão sob Nate serão bem menores do que os que cairão sob o irmão mais velho. E é claro também que Jay não é inteiramente culpado por essa lesão, mas é bem óbvio que a coisa vai ficar feia. O embate entre os dois lutadores era uma bomba pronta para explodir, mas eu não esperava que isso fosse acontecer tão rápido. Mas com dois personagens tão importantes e ricos em drama não dá para culpar o criador Byron Balasco por não segurar essa bomba por mais tempo.

Afinal, Kingdom vem alimentando essa luta por algum tempo e se aproveitar da personalidade explosiva desses dois personagens para introduzir mais drama e mais expectativa para essa é uma decisão corajosa e excitante.

A explosão de Jay acontece durante uma entrevista após ser perguntado sobre os problemas – prostituição e vícios – que sua mãe vem enfrentando e como ele reage a isso. Ele tenta e pede para mudar de assunto, mas o jornalista insiste. Então, o lutador decide terminar a entrevista expulsando a equipe de reportagem da sua casa. Parece uma razão pertinente para se estressar e agir da forma que ele agiu, mas Jay entregou o que o jornalista queria para comprovar sua tese: não se pode confiar no temperamento de Jay.

Aquele jornalista acompanhou Jay durante todo o dia e viu um lutador gentil, mas também exibicionista. O comportamento, que se reflete nas roupas – criticadas por Ryan – usadas pelo personagem, demonstra um carácter excêntrico de alguém que não teme mostrar quem é. Mas posso confiar que essa pessoa pode se tornar um grande lutador de MMA? Ou como acreditar que Jay não vai se desperdiçar sua carreita por causa de um minuto de fúria?

Na coletiva, Jay demonstrou através de muita ironia que pode derrotar o companheiro de academia. “Ryan Wheeler não tem fraquezas. Olhe para ele. Aquilo é um trabalho de Deus […] Eu provavelmente só vou deitar e rezar [lay and Pray, nome do episódio] até ele cansar de me espancar”, afirmou o lutador. Jay não se deixa enganar, aqueles jornalistas e até mesmo o pai que estava sentado ao seu lado apostam em uma vitória de Ryan. Por isso, Jay abaixa a guarda, se deixa bater e, de certa forma, se pune para conseguir – mesmo que da sua maneira – uma oportunidade para derrotar seu oponente. É uma estratégia perigosa, mas é a única que Jay conhece.

kingdom-2x11-ryan

O que pode ajudá-lo é que Ryan também não é conhecido por seu controle emocional, mas seus chiliques sempre acontecem longe das câmeras e do público e tem consequências maiores. E foi basicamente assim que se seguiu o drama quase que à toa causado pelo lutador e que terminou em uma lesão que pode adiar a luta tão esperada. Ryan fica frustado por não conseguir satisfazer os desejos sexuais de Alicia, bebe demais e entra em uma briga com os amigos porque ele quer dirigir. Ao tentar controlá-lo, Nate e Jay o derrubam e machucam seu joelho.

Basicamente, todos os homens da família Kulina (mais o agregado Ryan) cometem os mesmos erros que conhecemos. Inconsequentes, irresponsáveis e nervosos, os Kulina seguem tendo dificuldades para enfrentar seus problemas e nos resta saber até quando isso pode continuar, até porque em Kingdom, o poço nunca tem um fim.

 

Outros comentários:

  • Desculpa as interrogações, mas não é fácil definir a relação de Alvey e Lisa.
  • Não mensionei a luta da Alicia na review, mas porque ela parecia ganha desde o começo. Kingdom não se deu ao trabalho de estabelecer a adversária, que foi apenas um saco de pancada para a lutadora da Navy Street ganhar sua primeira luta profissional e ganhar confiança.
  • Durante o Vulture Festival, Kiele Sanchez comentou que a decisão do aborto espontâneo de Lisa foi tomada por ela e por Balasco. A atriz que também passou pela mesma situação ano passado disse que sua vida espelhou a da personagem e que isso fez com que a série fosse em lugares que não era confortável para ela.
  • Nenhum sinal de Christina, mas Jay disse que ela está sendo bem cuidada.
  • Ryan: “Hey, você sabia que Jay consegue andar de monociclo? Pergunta para ele. E ele também foi modelo, então isso é interessante.”
  • Eu preciso ressaltar que foi extremamente sexista e xenófobo Ryan perguntar para Alicia se ela iria limpar a casa dele até porque isso diz muito sobre o personagem.

 

O que achou do episódio? Acha que agora Alvey vai tomar jeito? Ou que Ryan vai ficar revoltado com a lesão? Deixe seu comentário!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×