Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Legends of Tomorrow – 1×08 Night of the Hawk

Por: em 12 de março de 2016

Legends of Tomorrow – 1×08 Night of the Hawk

Por: em

Anos 50: uma dose de racismo, preconceitos e algumas roupas cafonas.

legends-108-sara-stein

Como previsto na última semana, a viagem pela linha temporal nos leva agora para a década de 50, onde a equipe de Legends of Tomorrow (que ganhou renovação para segunda temporada) tem pistas sobre o paradeiro de Savage. Embarcando nessa caçada tradicional, vimos o desenvolvimento de algumas subtramas bastante interessantes, como o reencontro de Sara com seus sentimentos e toda a atmosfera de preconceitos característica da época. Apesar de muitos apontarem a Canário como uma das personagens mais fracas até aqui, é dela o desenvolvimento que me chama mais atenção. Depois de voltar da morte (mais de uma vez), seu auto-conhecimento vem sendo o ponto chave de toda a sua trajetória, mostrando do o empoderamento da personagem diante de uma equipe majoritariamente masculina. E foi bacana trazer isso em um ambiente onde a mulher era tratada sem valor algum, como um mero objeto de prazer do homem.

Ao colocar Sara ali, o roteiro nos lembra que, apesar de diferentes, os preconceitos estão por aí, basta prestar atenção. Seu envolvimento com a outra enfermeira também é um claro recado de que a produção não esqueceu da sexualidade da personagem – só não achava necessário trabalhar isso até então. Agora que vai de encontro com seus sentimentos mais uma vez, podemos esperar bons desenvolvimentos para Sara, principalmente dentro de uma possível parceria com Snart (que eu vou torcer muito até a possibilidade não existir mais). Kendra também sentiu na pele a dor de se viver nos anos 50. Tratada como empregada por sua cor, ela precisou se impor para lembrar que não é isso que faz de alguém melhor ou pior – vimos, de forma bem semelhante, Jax enfrentando o mesmo problema. Sobre a Mulher Gavião, sigo com minha ressalva desse relacionamento nada orgânico que vem sendo desenvolvido entre ela e Ray. Ainda não entendo onde que o roteiro quer chegar com isso, já que ela tem uma paixão que ultrapassa a noção do óbvio – se for pela necessidade de ser ter um triângulo amoroso, estamos dispensando, viu?

legends-108-savage

E parece que a cada reencontro com Savage, as coisas dão mais erradas. A equipe parece não conseguir se alinhar o suficiente para fazer os planos darem certo ou então Vandal está sempre um passo a frente, mas é fato que insistir em Kendra como peça chave me parece um ato bem burro da parte de todos. Primeiro que ela tem zero treinamento (e não me falem que a sua força sobrenatural é o suficiente para isso). Depois, ela tem zero estabilidade emocional – é só Savage engrossar a voz, que ela fica completamente fora de si. Então né, vamos pensar em outra coisa, porque assim não chegaremos a lugar algum. Durante o episódio tivemos também contato com seres transformados pelo contato com meteoritos extraterrestres – aparentemente, o mesmo que transformou Kendra, só que agora causando mutações menos interessantes para a humanidade, mas bastante proveitosas para quem quer criar um exército de criaturas horripilantes.

Quando Jax se transformou, fiquei bastante surpreso. Da maneira que as coisas caminham, não é difícil pensar que iremos nos despedir de mais alguns membros da equipe até o final da temporada, o que me fez pensar que a hora do garoto tinha chegado. Ainda bem que contamos com o brilhantismo de Stein para criar um antídoto, que acabou por ser aplicado nos outros garotos sequestrados. O resgate de Jax veio como uma alegoria da real personalidade de Snart, já que depois dos recentes acontecimentos, toda a equipe o olhava de outra forma. E isso foi muito bom. A morte de Mick – pelo menos é isso que o roteiro quer que a gente pense – veio para firmar a mudança de postura do Capitão Frio, que agora se firma dentro da equipe como um daqueles dispostos a se sacrificar para o bem coletivo. Gosto demais do personagem e venho achando sua evolução muito interessante, diferente das suas poucas aparições na série do velocista escalarte.

legends-108-jax

Os últimos minutos trouxeram mais uma surpresa: diante de um ataque de Chronos (mais uma vez), a nave da equipe decola, deixando Sara, Kendra e Ray para trás. Isso pode ser bem bacana, já que não temos a menor ideia de como eles irão lidar com o abandono, nem com a estadia forçada naquele período de tempo – além do que, fica a curiosidade de como Rip, Snart, Stein e Jax vão lidar com o ataque na nave. Nosso próximo encontro acontecerá só no final do mês, mais precisamente no último dia, quando a série retorna de um breve intervalo. Confira o vídeo promocional abaixo:

E claro, não deixa de comentar!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×