Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ligações Perigosas – Episódio 8

Por: em 14 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Episódio 8

Por: em

No primeiro ato da guerra entre Augusto e Isabel, os dois saíram apenas com ferimentos de raspão, enquanto Felipe e Cecília foram atingidos em cheio

isabel

Para alguém que conhece Isabel tão bem, o primeiro movimento de Augusto para feri-la foi até bem modesto. Mariana e Cecília que nunca fizeram mal ao libertino, receberam um tratamento muito mais cruel que o que ele dedicou àquela a quem tinha declarado guerra na noite anterior. Distrair Felipe, logo Felipe, tão insignificante, de um jantar com a madame? Mas se Isabel tem um ponto fraco, este é o seu orgulho. Ao mesmo tempo em que seu maior charme e sua maior arma é o amor próprio, sua maior vulnerabilidade está em ser desprezada – especialmente se for por causa de outra mulher.

A humilhação que Heitor a fez passar quando pediu a mão de Cecília foi bem maior (e o castigo do milionário já está pronto no forninho), mas Isabel estava gostando de seduzir o jovem inexperiente e distraí-lo do que ele sente por Cecília. Contar a verdade sobre a gravidez da moça foi como atirar com uma metralhadora: sobraram balas para todos os desafetos. Felipe recebeu a rajada mais forte, e pagou caro por ter trocado uma noite com Isabel pela suposta primeira vez de Cecília. A menina, apesar de não saber, também irritou a tia por novamente roubar a atenção de um de seus amantes e ficou sabendo sobre o filho que espera da pior forma possível. Augusto foi desmascarado diante do amigo e agora vai precisar lidar com a fúria de um rapaz apaixonado e duplamente traído. Até para Heitor pode-se dizer que sobrou um resquício de pólvora, já que mais uma pessoa tomou conhecimento do fato de ele estar noivo de uma mulher grávida de outro.

Por outro lado, o embate entre Isabel e Cecília pareceu precipitado. Diante de uma situação como aquela envolvendo Augusto, talvez fosse mais inteligente manter a sobrinha do seu lado como uma aliada que decretar o seu fim antecipadamente. Depois daquela carta, seria difícil Cecília ficar do lado do seu primeiro amante, mas agora que está encurralada, essa é a única alternativa possível. Isabel se empenhou tanto em transformar Cecília em uma mulher, mas ignora a possibilidade de ela ter aprendido de fato os seus truques. Mas, como disse, o orgulho é a maior vulnerabilidade de Isabel e ela não conseguiu perder a chance de humilhar a pessoa que, no fundo, ela mais invejava naquele momento.

isabel-cecilia

A trama de Mariana foi impactante no episódio passado, mas a repetição das cenas foi desnecessária aqui. Nada mudou em relação ao que já tínhamos visto, então a presença da personagem nesse episódio seria facilmente descartada. É claro que é sempre bom ter um pouco do talento de Marjorie Estiano na TV, mas a sensação de deja vu não caiu bem e quebrou um pouco do fator de choque que a situação tinha causado anteriormente. Apesar de já estar completamente derrotada, Mariana ainda é o ponto fraco de Augusto, e Isabel não deve se fazer de rogada em usar a devota para revidar de alguma forma a jogada com Felipe.

É verdade que a revelação do envolvimento de Cecília e Augusto foi um fator importante para a trama, mas o episódio deixou a sensação de que poderia ter entregado um pouco mais. Mesmo nos momentos em que se atropelou no ritmo, Ligações Perigosas sempre aproveitou ao máximo o tempo em tela para desenvolver o enredo, e dessa vez as coisas parecem ter freado além da conta. Espero que os últimos dois episódios retomem o fôlego necessário para encerrar a trama da forma que ela merece.

Algumas observações:

– Augusto enganou a Cecília mais fácil que a Isabel até. Abre o olho, garota!

– Qual é a das baleias, heim? Conseguiram captar imagens legais das bichinhas na praia e agora usam todo dia pra mostrar que tem?

– Meio sem propósito a cena de Sofia e Cecília. Queria vê-las mais parceiras nisso tudo.

– E a empregada super revolts atendendo a porta? “Parece que vai tirar a mãe da forca” ahahah

– Tadinho do Felipe, jurando que a Cecília era virgem porque chorou transando. Queridinho, tenho péssimas notícias…

Expectativas para os últimos episódios? Impressões sobre o oitavo? Já sabe, deixe seu comentário e até amanhã!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×