Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ligações Perigosas – Episódio 9

Por: em 15 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Episódio 9

Por: em

Augusto pode ter aprendido, em seus últimos dias de vida, o que é amor, mas nunca conseguiu compreender o significado de lealdade.

augusto

O penúltimo episódio de Ligações Perigosas selou o destino dos improváveis amantes Augusto e Mariana. Ela definhou durante quatro dias (só?) trancafiada no convento, flertando o tempo inteiro com a morte e a loucura enquanto seu corpo insistia em se agarrar à vida e a alguns instantes de lucidez. Ele caiu em si aos poucos, mas no fim percebeu que não poderia viver sem Mariana, muito menos sabendo do mal que ele fez para a única mulher que amou. Os dois desistiram de viver, quase que ao mesmo tempo, mas a forma como fizeram isso foi bem diferente. Enquanto Mariana se foi com generosidade e altruísmo, Augusto morreu atirando e arruinando todos ao seu redor, o que é, aliás, a única coisa que ele fez durante toda a vida.

Quando, em seu leito de morte, Mariana pede a seu deus para que ele jogue sobre ela os pecados de Augusto, ela prova que o verdadeiro amor só faz sentido quando traz consigo a lealdade. Diferente de nós, espectadores oniscientes, a última informação que ela tinha de Augusto era que ele a tinha abandonado, que a traiu e que estava morto por causa de um duelo, ou seja, por causa de outra mulher. Nada disso fez com que ela desistisse de tentar salvar a alma dele, dentro daquilo que a sua fé dizia ser possível. É claro que é lamentável pensar em uma mulher cheia de vida definhando e morrendo por causa de uma paixão, mas dentro da poesia que a obra propõe, o gesto final da devota foi bonito e tornou ainda mais desprezível a vida de Augusto.

Pois se ele não se achava digno de viver depois do que fez, se a dor era insuportável, havia outras formas de partir sem desgraçar as vidas de Felipe, Cecília e Isabel também. Quando aceitou o duelo e perdeu de propósito, Augusto transformou Felipe em assassino, expôs a perdição de Cecília e traiu aquela que, apesar de tudo, foi a sua companheira mais fiel durante toda a vida. Não defendo que Isabel devesse ficar impune por tudo o que fez, mas se Augusto tivesse algum resquício da lealdade de Mariana, não seria ele a entregar as cartas da madame, não seria ele a trair, nos últimos minutos de vida, a única pessoa que o conhecia e o aceitava inteiramente, com todos os seus demônios.

isabel-augusto

Existem muitas formas de amor, e, embora a sociedade não aceite bem as que não envolvem necessariamente fidelidade carnal, o sentimento de Augusto seria absolutamente legítimo se ao menos fosse leal. Mas jamais foi… basta lembrar que no dia anterior ele estava menosprezando Mariana e inventando mentiras sobre ela para massagear o ego de Cecília. Augusto não foi leal ao amigo que confiou tudo a ele, não foi leal a Cecília, que se entregou e agora carrega um bastardo, não foi leal a Isabel, que sempre o amou, e tampouco foi leal a Mariana, a quem ele jurava amar. De que vale um amor tão fraco, covarde e desleal no fim das contas?

Felipe e Cecília foram as maiores vítimas sobreviventes da rede de intrigas armada por Augusto e Isabel, e da mesma forma que a moça foi corrompida através do desejo, Felipe também foi, através da fúria. O rapaz das cartas inocentes experimentou a dor de ser traído, o ódio, a sede de sangue e só voltou a si quando ultrapassou a linha que nunca deveria ter cruzado. Felipe só voltou a si quando já era um assassino, e isso não é algo que pode ser desfeito. Augusto o manipulou para que ele o matasse, pois só assim ele perderia definitivamente a sua inocência e poderia ser um adversário à altura de Isabel.  Desta forma, o último episódio deve girar em torno do castigo da madame, da exposição de seus crimes e do encerramento da história de Felipe, Cecília e Heitor.

Algumas observações:

– Dona Consuelo, que era louca pelo sobrinho, não pareceu se importar tanto assim com a sua morte.

– Considerando o delay de três dias, acho que o marido da Mariana deve ser tatataravô do Rubinho.

– Patrícia Pillar esteve espetacular nesse episódio. Acho que a atuação dela é o que vai fazer mais falta quando a série acabar.

– Agora a baleia não tem mais pra quem dar pulinhos.

Vai sentir saudade de Augusto? O que acha que Felipe vai fazer com as cartas de Isabel? Deixe seu comentário e até amanhã!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×