
Desde 2012, quando a Lei do Audiovisual entrou em vigor, a produção de séries brasileiras aumentou consideravelmente. E se tem um canal do qual sempre pudemos esperar produções de qualidade, é o GNT. E com Lili, a Ex, não é diferente. A série estreia hoje e já conferimos os dois primeiros episódios. Quer saber se vale a pena assistir? A gente te conta!
A comédia é baseada nos quadrinhos de Caco Galhardo (cartunista brasileiro cuja obra você encontra aqui) e segue a linha de uma produção que fez um relativo sucesso na Globo há alguns anos: Aline. Provavelmente por serem baseadas em HQs, as duas séries tem um compromisso menor com a realidade, não tanto pela ação de seus personagens – mas sim pelo tom das histórias contadas.
Vivida por Maria Casadevall (mais conhecida pelo público pelo seu papel na novela Amor à Vida), a personagem título é obcecada pelo seu ex-marido, Reginaldo (Felipe Rocha). E por obcecada entenda-se completamente maluca, mas não necessariamente apaixonada. A série começa com os dois já separados e, ao longo dos primeiros 10 minutos, somos apresentados a outros personagens como sua mãe (Rosi Campos), sua melhor amiga (Dani Fontan), Seu Anselmo (Milton Gonçalves) e o irmão de Reginaldo (João Vicente de Castro, da Porta dos Fundos). Mas quem ganha maior destaque é mesmo Lili e sua loucura.
Quem não conhece a Lili dos quadrinhos, deve estranhar a Lili da TV. O seu maior objetivo parece ser patrulhar e infernizar a vida do ex-marido, o que para mulheres mais independentes e com a auto-estima no lugar é, pra dizer o mínimo, estranho. A interpretação de Maria Casavedall também não ajuda. A atriz não encontrou o tom certo para a loucura de Lili e, ao invés de simpatizarmos com suas maluquices, o movimento natural acaba sendo repudiá-las.
Já o resto do elenco está ótimo e, depois que somos apresentados a todos e a história central do episódio efetivamente começa, tudo flui. É o tipo de piloto com o qual você precisa ter um pouco de paciência para a trama andar e só então será recompensado.
O texto é leve, rápido, e com gags curtas, típicas de quadrinhos, e que, se bem trabalhadas, podem cair como uma luva em séries de comédia.
– Quê que você fez, Reginaldo?
– Amor.
– Amor não, Reginaldo, você fez sexo, caralho. Não é possível que você seja tão ruim de cama assim.
– Eu achei que ela tinha gostado.
– Reginaldo, como é que você transa com uma mulher, ela sai da sua casa, desaparece… E você achou que ela tinha gostado?
Quer conhecer um pouco mais sobre a série? Confira o vídeo com o perfil dos personagens:
Então já sabe, pra assistir a estreia de Lili, a Ex, sintonize hoje, no GNT, às 22:30. Depois conta pra gente o que você achou!