Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

MacGyver – 1×08 Corkscrew

Por: em 15 de novembro de 2016

MacGyver – 1×08 Corkscrew

Por: em

O passado sempre foi o grande foco de MacGyver, sempre nos mostrando que as respostas de todos os nossos problemas estão em tudo que vivenciamos antes. Mas, deixando o costume de lado, fomos apresentados a uma visão do futuro. Ainda, seguindo a fórmula de apresentar diferentes temas por semana, acabamos nos deparando com o mais difícil de todos. Afinal, quão bem conhecemos aqueles que estão do nosso lado?

David Dastmalchian - MacGyver

É sabido que Bozer sempre foi considerado o melhor amigo de Mac. E, desde os episódios inicias, já era possível se perguntar o que aconteceria quando ele descobrisse a verdade sobre o amigo. Nesse episódio, nossa dúvida foi sanada e, de quebra, nos levantou a seguinte questão: Quem é Angus MacGyver? Até o momento, nós só tínhamos conhecido o agente secreto do governo, aquele que conseguia lidar com qualquer tipo de situação. Dessa vez, nós conhecemos o lado mais humano de nosso herói. Bozer sempre esteve ao lado dele, desde o início. E, acreditando ou não, é nítido que Mac só queria protegê-lo. Mas, mesmo em um caso como esse, as mentiras nunca são bem aceitas. Ele tentou proteger o amigo, mas é impossível fugir da verdade. Era questão de tempo até alguém tentar atacá-lo pelas pessoas que o cercam. Agora, Bozer terá que lidar com uma nova realidade.

Todos nós já nos deparamos com uma situação similar. Muitas vezes achávamos conhecer alguém, mas estávamos enganados. Assim como todos já passaram, Bozer se tornou mais uma vítima dessa situação. A reação dele foi completamente bem aceita, mas, se analisarmos, será que a série não acabou correndo um pouco com o desenvolvimento dessa história? Mesmo sendo procedural, é possível perceber que alguns temas explorados não podem se desenvolver em apenas um episódio. A descoberta de Bozer, por exemplo, acabou sendo uma situação normal. Ele passou uma vida inteira ao lado de Mac e, de uma hora para outra, descobriu que tudo era mentira. Será mesmo que é tão fácil aceitar uma realidade como essa? É triste ver que, mesmo com um grande esforço por parte do ator, a série ainda pretende usá-lo como alívio cômico. Mesmo assim, ele conseguiu mostrar uma ótima habilidade ao desenhar o rosto. Será que futuramente ele conseguirá uma chance na Fundação Fênix?

Se pararmos para analisar, chega a ser difícil ver o garoto como personagem ativo nas missões. Apesar de ser intitulado como melhor amigo, a série nunca se deu ao trabalho de desenvolver esse relacionamento. Mesmo com a revelação de que Bozer esteve junto dele desde o começo, ainda não é possível sentir uma ligação maior entre os dois. Desde o começo, sempre vimos Jack como o braço direito de Mac. Então, vendo a situação, será mesmo que o personagem se encaixaria? Apesar de ter sido uma boa jogada revelar a verdade logo cedo, será que isso não irá acabar enfraquecendo ainda mais o personagem? Ele sabe da verdade. É certo que uma pequena aparição com algumas piadas já não está mais a altura dele. Mac disse que a vida dele irá mudar completamente, mas será que veremos essa mudança acontecendo?

Tristin Mays e Justin Hires - MacGyver

Mas, seguindo com a história, fomos presenteados com a aparição de um famigerado personagem da série original. Depois do Fantasma, era difícil acreditar que outro vilão em potencial apareceria na história, mas o roteiro parece estar arriscando cada vez mais. Murdoc (David Dastmalchian) sempre foi um grande vilão e, nessa nova história, conseguiu cumprir seu papel. Claro, houve algumas diferenças comparando ao original, mas isso já era de se esperar. O problema de verdade foi a fácil resolução do problema. Para um vilão tão competente e temível, ser preso não teria sido fácil demais? Em suas aparições, Murdoc sempre conseguiu fugir de maneiras inacreditáveis. Será que foi uma boa decisão jogar um vilão com tanto potencial para o lado? Apesar disso, é interessante ver como algumas características foram mantidas. A cena com a máscara acaba sendo, de longe, uma das melhores do episódio.

De todo modo, é impossível não concordar com a qualidade das cenas apresentadas, desde a fuga de Mac até a perseguição no ferro velho. É interessante ver como Thornton está sendo encaixada não apenas como chefe, mas sim como membro ativo da equipe. Riley, por sua vez, acabou não ganhando tanto destaque. Depois de Mac, era de se esperar que ela e Bozer conseguissem um momento para se resolver, mas parece que o roteiro não viu necessidade em desenvolver essa parte. Talvez a relação dos dois acabe não sendo algo tão grande, como a própria série já fez questão de apontar em alguns episódios. Riley é alguém independente agora e, para ficar com alguém, ela precisa terminar de ajudar a si mesma. Ela sempre comenta sobre a prisão, mas será que algum dia conseguiremos descobrir o que a levou até aquele lugar?

Já Jack acabou se mostrando um ótimo amigo, como já vimos diversas vezes nos episódios anteriores. Ainda, conseguimos ver uma nova realidade. Ele sempre protegeu Mac, mas nada garante que ele estará lá para sempre. Nesse semana, conseguimos ver Angus agindo sozinho diversas vezes, precisando se superar a cada momento. E, apesar de todos formarem um bom time, é nítido que as coisas acabam se tornando bem mais interessantes e emocionantes quando o mesmo precisa agir sozinho. Não ter alguém para ajudá-lo abre uma porta para diversas oportunidades que a série poderia explorar, passando uma verdadeira sensação de perigo pela vida do protagonista.

E, continuando com seu foco no futuro, nos deparamos com o inesperado retorno de Nikki. Ainda não é possível saber o que é, mas algo incrível está prestes a acontecer. Murdoc não será o último e todos ainda correm perigo. Após ver o que Bozer passou, será que Mac realmente conhece aqueles que estão do seu lado? Nikki disse para não confiar em tudo que Thornton diz, mas será que ele deveria acreditar? Ainda, será que Burkoff será o próximo grande vilão? Pode ser cedo para tentar descobrir, mas parece que a série está tentando abrir espaço para um desenvolvimento maior da história e, quem sabe, de alguns personagens ainda superficiais.

Tracy Spiridakos - MacGyver

No geral, MacGyver continua surpreendendo a cada semana. Os problemas apresentados acabam sendo comuns em séries do gênero, sendo fácil relevar cada um deles. Resta saber se a série conseguirá manter o ritmo. Pelos episódios apresentados, é fácil criar expectativas, mas como conseguimos ver nesse episódio, nada é como parece ser. As coisas mudam de uma hora para outra e é impossível controlar. Isso é a vida.

Observações:

Sempre que vou ao museu eu fico como o Jack.

O que foi esse encontro do Mac? Bem melhor que um jantar romântico.

Os vilões de MacGyver parecem os Stormtroopers. Conseguem acertar qualquer coisa, menos o alvo.

Não faço a menor ideia da utilidade daquela chave. Alguém tem alguma teoria?

Peço desculpas pela demora em postar a review, mas houve alguns contratempos pessoais durante o processo de escrita.

 


E você? O que achou do episódio? Não se esqueça de deixar sua opinião e continuar acompanhando as reviews aqui, no Apaixonados por Séries.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×