Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

MacGyver – 1×09 Chisel

Por: em 24 de novembro de 2016

MacGyver – 1×09 Chisel

Por: em

Estamos quase na metade da primeira temporada de MacGyver, mas apenas agora alguns personagens tiveram seu desenvolvimento iniciado. Em um episódio cheio de ação e inserido em um contexto parecido com o da atualidade, a série consegue nos apresentar mais um caso da semana satisfatório, mas acaba falhando em mover sua trama principal.

Lucas Till - MacGyver

Dando continuidade aos eventos passados, nos deparamos com uma situação frágil. Bozer sempre foi o melhor amigo de Mac, mas nunca desconfiou do segredo do amigo. Por acidente, o mesmo acabou descobrindo tudo, mas precisará arcar com as consequências. Claro, no final, tudo pode se resolver, mas isso não apaga a quebra de expectativas dessa semana. Desde o começo nos questionamos o que aconteceria quando ele descobrisse, afinal, como agir com uma pessoa que mentiu para você a vida inteira? Mesmo com uma grande história para trabalhar, a série preferiu não focar em sua trama principal. Com uma aparição no início e outra no final – assim como nos outros episódios -, Bozer acabou perdoando o amigo e entrando para a Fundação. Claro, sendo um dos personagens mais subutilizados, era grande a esperança de que esse grande momento fosse usado para desenvolvê-lo, mas parece que o mesmo terá que aguardar outra oportunidade.

Claro, sendo novo membro da equipe, talvez iremos ver mais de suas habilidades sendo desenvolvidas. Ele já mostrou diversas utilidades, mas em que tudo isso poderia beneficiar a equipe? Já existe uma equipe em laboratório, mas qual o diferencial de Bozer? Isso nos faz pensar o que teria acontecido se ele não tivesse uma habilidade útil. Afinal, muitas pessoas irão descobrir o segredo, já que é algo impossível de se esconder para sempre, mas será que todas estarão aptas a se tornarem agentes do governo? Apesar da boa saída, fica perceptível a relutância do roteiro em desenvolver esse assunto no momento, deixando para ser trabalhado mais no futuro.

Ainda não foi possível ver a relação de Bozer e Riley após a descoberta, mas as chances dela ser trabalhada apenas no futuro são grandes. Riley, apesar de ser um membro ativo da equipe, precisa de um momento só seu para demonstrar sua própria força. A prisão sempre está em sua mente, relacionando vários acontecimentos com ela, mas qual o passado dela? O que a motiva a fazer tudo isso? Mesmo tendo confiança na personagem, é nítida a falta de conhecimento que temos sobre a mesma. Mesmo sendo o protagonista, Mac não necessita ser o principal em todos os episódios. Em um episódio onde poderíamos ver tudo pelo ponto de vista de um civil, acabamos vendo como Mac entrou em conflito consigo mesmo por estar nessa situação. Mas, apesar de ter sido uma oportunidade desperdiçada, o questionamento dele sobre o que acontecerá quando outras pessoas descobrirem pode, sutilmente, indicar que veremos esse assunto sendo abordado novamente em uma temporada futura.

Justin Hires - MacGyver

Mac, por sua vez, continua sendo o personagem com mais profundidade na história. A cada semana conseguimos entender um pouco mais o personagem e, desse modo, nos tornamos mais íntimos dele. Ele nunca quis magoar o amigo, algo que já deixou bem claro na semana anterior. O problema é que, mesmo não querendo, ele foi o culpado de tudo isso. Não apenas por ter sido o alvo, mas sim por ter deixado Bozer desprotegido. Mesmo sendo para a própria proteção do amigo, é claro que uma mentira tão grande como essa teria seu preço. O bom é que, já que Thornton aceitou Bozer na Fundação, Mac conseguirá vigiá-lo mais de perto. Não vimos mais nada sobre a revelação da Nikki, mas agora o mais importante é cuidar daqueles que estão junto dele. Eles não são apenas amigos, mas sim a família de Mac. E, pela família, ele faz tudo o que puder. Será interessante vê-lo trabalhar com o amigo em uma situação completamente diferente, algo que pode acabar gerando conflitos ou, quem sabe, uma parceria mais forte.

E, falando em parceria, Mac e Jack estão se saindo cada vez melhor. Mesmo sendo forte e inteligente, Angus ainda precisa de cobertura. Até o momento, Jack é a única pessoa capaz de se colocar nessa situação. Ele sabe o quão perigosos são os planos do amigo, mas ele está sempre junto para mostrar a confiança que tem nele. Claro, seria interessante ver o personagem agindo sem tanta ajuda, mas nesse momento ele já conseguiu se tornar um personagem importante. Thornton, por sua vez, continua na mesma posição. A líder que parece não ter tanto poder ainda não teve uma trama mais elaborada, mas tudo indica que esse é o momento para isso começar a acontecer.

Já o caso da semana, como sempre, continua sendo bem escrito e apresentado. Foi interessante ver um assunto tão atual e, de quebra, um perigo bem maior que nos episódios anteriores. Isso mostra que, sobretudo, a série está tentando abrir seu leque de possibilidades. Esse evento aparenta ser um dos vários grandes acontecimentos que virão. É ótimo ver como os casos se relacionam com a vida dos personagens e até mesmo com a nossa. Hoje, por exemplo, pode ser nosso último dia de vida. Você está satisfeito com a vida que viveu? Para os funcionários da embaixada, tudo iria ocorrer normalmente. Quem poderia imaginar que aconteceria um ataque terrorista? Mas, vendo a história, é bom percebermos que a vida não segue roteiro. Não adiantar planejarmos algo, pois é impossível adivinhar o que irá acontecer. Temos que estar preparados para tudo, pois assim como foi para os funcionários, nós também podemos acabar entrando em uma situação completamente inesperada.

Sandrine Holt - MacGyver

No geral, MacGyver continua mantendo sua qualidade. Por ser uma temporada completa, é importante notar que as tramas mais interessantes estão sendo deixadas para serem trabalhadas mais ao final. No momento, teremos que nos contentar com as situações diárias e as subtramas, que parecem ganhar mais destaque a cada episódio.

Observações:

Confesso que fiquei com vontade de fazer o balãozinho.

Jack, você ganha bem. Vai mesmo se preocupar com um smartphone de geração antiga?

É possível ver a vontade do Justin Hires em demonstrar uma boa atuação, mas não é isso que conseguimos receber.

A audiência da série aumentou significativamente essa semana. Espero que isso continue para conseguirmos uma renovação.

O próximo episódio será exibido apenas no dia 9/12.

 


E você? O que achou do episódio? Não se esqueça de deixar sua opinião e continuar acompanhando as reviews aqui, no Apaixonados por Séries.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×