Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mad Men – 7×10 The Forecast

Por: em 20 de abril de 2015

Mad Men – 7×10 The Forecast

Por: em

Todos vocês conhecem a história de Peter Pan, certo? Aquele menino que se recusou a crescer e decidiu viver na Terra do Nunca com sua melhor amiga, Tinker Bell? Bem, ele é o cliente da SC&P e de certa forma, o personagem principal de Mad Men neste episódio.

Afinal, quem nunca teve medo de crescer? E quem, já ‘crescido’, não quis ser uma criança novamente? Mathis, por exemplo, percebeu ônus da vida adulta da pior forma em The Forecast. Depois de ter feito uma ‘ceninha’ em uma reunião em que o cliente não gostou do layout, o copywriter decide perguntar à Don o que ele deveria fazer para resolver essa situação na próxima reunião. Afinal, quem melhor que Don para resolver uma situação desconfortável como essa?

Don conta como ele resolveria o problema e Mathis decide contar a brilhante piada: “I can’t believe you two have the balls to walk into this place after you embarassed yourselves”. É claro que a frase não funciona e só serve para deixar todo mundo na reunião espantado e resultar na demissão do próprio Mathis, que desconta sua falha nas orientações de seu mentor.

Mathis percebe, um pouco tarde, que frases como essa só funcionam para homens como Don Draper, que preferem buscar alternativas que beiram a canastrice a se desculpar com um cliente ou qualquer outra pessoa.

Mas pedir desculpas é algo raro em Mad Men, tanto que elas são revervadas para dois casos bem específicos nesse episódio: Richard, novo affair de Joan, e Sally Draper.

mad-men-the-forecast-joan

Richard (Bruce Greenwood) surge na vida de Joan por acaso, quando ela acredita que ele é um cliente da SC&P em Los Angeles. Mas rapidamente, ele conquista um espaço dramático na vida dela. Depois de dois encontros, um em LA e outro em Nova York, Richard descobre que Joan tem um filho de 4 anos e decide que esse romance pode não ser uma boa ideia, já que Joan não pode ir às pirâmides e à nenhum outro lugar.

Para provar que desculpas podem ser um bom negócio, Richard volta atrás e diz à Joan que ele quer ser parte da vida dela e do filho mesmo ela pontuando que ainda vive com a mãe e que já está no seu segundo divórcio.

É um alívio ver Richard arrependido e abraçando todas as complexidades da vida de Joan. Ainda é difícil afirmar para onde esse romance pode ir, mas, como estamos lidando com raridades, é animador ver alguém assumir seus erros.

mad-men-the-forecast-betty-glenn

Para Sally, o pedido de desculpa não foi algo esperançoso. Em lágrimas, ela pede para alguém dizer à Glenn que ela está arrependida pelo que disse e que ela gostaria de se despedir, e logo depois pede desculpas à essa pessoa por fazê-la chorar no outro lado do telefone.

Sally e Glenn tentam nesse episódio afirmar sua maturidade, mas escolhem caminhos diferentes para fazer isso. Sally quer se afastar da sombra dos pais, que não perdem chances de flertar e alimentar seu próprio ego, e se tornar uma pessoa melhor do eles são. Glenn decide impressionar Betty com todas atitudes “adultas” para tirar algo de bom de ir para guerra para agradar seu pai.

De qualquer forma, os dois caminhos não parecem agradáveis para nenhum dos dois. Até porque, nenhum caminho parece o correto quando já somos adultos ou quando tentamos ser um, não é mesmo?

mad-men-the-forecast-peggy

Peggy, talvez, poderia explicar como é ser um adulto bem sucedido e satisfeito com os caminhos tomados na vida, mas até ela precisa da aprovação de uma figura paterna, assim como percebemos quando ela pede para Don avaliar seu trabalho, mesmo que não seja necessário.

Quando ele pergunta sobre o que ela quer no futuro, ela já tem tudo formatado: I want to be the first woman creative director at the agency, land a big account, and create a catchphrase. E enquanto ela fala tudo isso, os olhos brilham como se tudo já estivesse resolvido. Mas ela também tem outro desejo: create something of lasting value. Mas esse último, também poderia ser aplicado a sua vida pessoal, que como sabemos não está como ela deseja, e quando Don levanta essa questão, ela se irrita e diz: why don’t you write down all of your dreams so I can shit on them?

mad-men-don-draper-the-forecast

O engraçado aqui é que Don não tem mais nenhum sonho para escrever, nem sobre sua vida pessoal e nem sobre o seu trabalho. Ele tem uma missão neste episódio, que é escrever um discurso para Roger sobre a SC&P, e ele não sabe por onde começar e chega a recorrer à um press release de 7 anos atrás.

Quando a corretora de imóveis fala que eles precisam encontrar um lugar novo, ela não fala só sobre um novo apartamento, mas um lugar novo em que Don Draper possa se sentir feliz, ou no mínimo, útil.

E assim, como nos últimos dois episódios, Mad Men termina com seu protagonista no vazio da própria solidão, mas desta vez fora da sua própria casa e com a câmera se afastando lentamente.

Outros comentários:

    • Eu não tenho irmãos, mas acredito que quando irmãos brigam, eles se parecem como Pete e Peggy nesse episódio.
    • Don não teve nenhuma refeição de ‘gente grande’. Ele comeu donuts e chocolate de máquina.
    • Joan diz para à babá, “You ruined my life”. Mas ela gostaria de ter dito para seu filho.
    • Don diz à Sally, “You are like your mother and me. You’re going to find out.”. Era para ser encorajador, mas parece uma ameaça.
    • Lou está negociando com Hanna-Barbera para transformar os seus quadrinhos em cartoons. Parece que Lou está realizando o sonho de toda criança!

E vocês? O que acharam de The Forecast? Deixe seu comentário!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×